A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Miguel Ângelo Gouveia da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10921
Resumo: Este relatório de estágio apresenta o trabalho realizado no âmbito do estágio pedagógico que foi desenvolvido na Escola Secundária Frei Heitor Pinto no ano letivo 2019/2020. Neste documento apresenta-se a intervenção pormenorizada realizada nas turmas de 11º e 9º ano, abordando o planeamento, a condução do ensino e a avaliação. Para além da intervenção pode observar-se neste documento uma contextualização da Escola, Núcleo de estágio e a minha autobiografia enquanto professor estagiário. Serão abordadas também as áreas da participação na escola e relação na comunidade de forma a referir o trabalho realizado no desporto escolar, neste caso a Natação e o acompanhamento da direção de turma do 11ºA. Para além disso também as atividades desenvolvidas na escola relacionadas com a Educação Física, tais como o Corta-Mato, torneio de voleibol, entre outras. Na segunda parte deste documento é apresentado um trabalho de investigação, com o tema ‘Estudo da motivação dos alunos nas modalidades individuais e coletivas’. Foram questionados alunos de duas turmas, com o objetivo de perceber quais as modalidades em que se sentem mais motivados na sua prática e as razões. Neste documento vou apresentar os resultados, análise, discussão e conclusão desse estudo.
id RCAP_f8082cc02152a302664d1f5f0593307d
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10921
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação FísicaRelatório de Estágio PedagógicoAvaliaçãoEducação FísicaEstágio PedagógicoInvestigaçãoPlaneamentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoEste relatório de estágio apresenta o trabalho realizado no âmbito do estágio pedagógico que foi desenvolvido na Escola Secundária Frei Heitor Pinto no ano letivo 2019/2020. Neste documento apresenta-se a intervenção pormenorizada realizada nas turmas de 11º e 9º ano, abordando o planeamento, a condução do ensino e a avaliação. Para além da intervenção pode observar-se neste documento uma contextualização da Escola, Núcleo de estágio e a minha autobiografia enquanto professor estagiário. Serão abordadas também as áreas da participação na escola e relação na comunidade de forma a referir o trabalho realizado no desporto escolar, neste caso a Natação e o acompanhamento da direção de turma do 11ºA. Para além disso também as atividades desenvolvidas na escola relacionadas com a Educação Física, tais como o Corta-Mato, torneio de voleibol, entre outras. Na segunda parte deste documento é apresentado um trabalho de investigação, com o tema ‘Estudo da motivação dos alunos nas modalidades individuais e coletivas’. Foram questionados alunos de duas turmas, com o objetivo de perceber quais as modalidades em que se sentem mais motivados na sua prática e as razões. Neste documento vou apresentar os resultados, análise, discussão e conclusão desse estudo.This report presents the work done in the educational internship that was developed at the Frei Heitor Pinto secondary School in the academic year 2019/2020. This document presents the detailed intervention made in the 11th and 9th grade classes, addressing the planning and conducting of teaching such as the evaluation of it. In addition to the intervention made, we can observe in this document a contextualization of the School, Internship Center and my autobiography as a trainee teacher. The areas of participation in the school and community relations will also be addressed in order to mention the work done in school sports like swimming and the monitoring of the class direction of the 11th Grade. In addition, the activities developed in the school related to Physical Education, such as The Cross-Bush, volleyball tournaments, among others will also be addressed. In the second part of this document is presented a research project, with the theme 'The Study of the motivation of students in individual and collective modalities', where students from two classes are questioned, in order to understand which modalities they feel most motivated to practice along with their reasons. To finish i will present the results, analysis, discussion and conclusion of this study.Ferraz, Ricardo Manuel PiresuBibliorumSilva, Miguel Ângelo Gouveia da2020-12-28T16:20:03Z2020-10-222020-09-182020-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10921TID:202567524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:48.386039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física
Relatório de Estágio Pedagógico
title A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física
spellingShingle A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física
Silva, Miguel Ângelo Gouveia da
Avaliação
Educação Física
Estágio Pedagógico
Investigação
Planeamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física
title_full A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física
title_fullStr A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física
title_full_unstemmed A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física
title_sort A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física
author Silva, Miguel Ângelo Gouveia da
author_facet Silva, Miguel Ângelo Gouveia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Ricardo Manuel Pires
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Miguel Ângelo Gouveia da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Educação Física
Estágio Pedagógico
Investigação
Planeamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Avaliação
Educação Física
Estágio Pedagógico
Investigação
Planeamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description Este relatório de estágio apresenta o trabalho realizado no âmbito do estágio pedagógico que foi desenvolvido na Escola Secundária Frei Heitor Pinto no ano letivo 2019/2020. Neste documento apresenta-se a intervenção pormenorizada realizada nas turmas de 11º e 9º ano, abordando o planeamento, a condução do ensino e a avaliação. Para além da intervenção pode observar-se neste documento uma contextualização da Escola, Núcleo de estágio e a minha autobiografia enquanto professor estagiário. Serão abordadas também as áreas da participação na escola e relação na comunidade de forma a referir o trabalho realizado no desporto escolar, neste caso a Natação e o acompanhamento da direção de turma do 11ºA. Para além disso também as atividades desenvolvidas na escola relacionadas com a Educação Física, tais como o Corta-Mato, torneio de voleibol, entre outras. Na segunda parte deste documento é apresentado um trabalho de investigação, com o tema ‘Estudo da motivação dos alunos nas modalidades individuais e coletivas’. Foram questionados alunos de duas turmas, com o objetivo de perceber quais as modalidades em que se sentem mais motivados na sua prática e as razões. Neste documento vou apresentar os resultados, análise, discussão e conclusão desse estudo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28T16:20:03Z
2020-10-22
2020-09-18
2020-10-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10921
TID:202567524
url http://hdl.handle.net/10400.6/10921
identifier_str_mv TID:202567524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136398079426560