A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique, Cátia Alexandra Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15731
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_f87e3dc7e54a9647672834505c75e053
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15731
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEBCompetência ortográficaDesvios ortográficosDescobertaLaboratório gramatical1.º Ciclo do Ensino BásicoSpelling competenceSpelling deviationsDiscoveryGrammar lab1st cycle of basic educationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, encontra-se dividido em duas partes. A primeira consiste na descrição e análise das práticas decorridas em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Já a segunda recai no estudo empírico desenvolvido no contexto de 1.º Ciclo. O estudo empírico, subordinado ao tema A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB, resulta da identificação de fragilidades e potencialidades do grupo que levou à definição de um plano de intervenção que incidia, entre outros aspetos, no desenvolvimento de competências ortográficas. Assim, aliou-se, à necessidade de potenciar a descoberta de regras ortográficas, a aprendizagem com recurso a laboratórios gramaticais. Definiu-se, então, como eixos orientadores os seguintes objetivos específicos: I) criar laboratórios gramaticais tendo em vista o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º ano; II) analisar o efeito da utilização dos laboratórios gramaticais no desenvolvimento de competências ortográficas em alunos do 1.º ano. Para a realização do estudo, recorreu-se aos princípios metodológicos da investigação-ação e adotou-se uma abordagem qualitativa. Com efeito, as técnicas e instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e participante (com recurso a notas de campo), a análise documental e as entrevistas (três das quais na modalidade de focus group). A análise dos dados recolhidos permitiu chegar às seguintes conclusões: (i) os recursos criados possibilitam a descoberta de regras ortográficas de base fonológica, por parte dos alunos, responsabilizando-os pela sua aprendizagem; (ii) a utilização de LG revela-se pertinente para a aprendizagem da ortografia, uma vez que potencia a atitude reflexiva e investigativa sobre a língua, dando origem a aprendizagens mais significativas.ABSTRACT This report, carried out within the scope of Supervised Teaching Practice II, is divided into two parts. The first consists of the description and analysis of the practices carried out in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The second is based on the empirical study developed in the context of the 1st cycle. The empirical study, under the theme Learning spelling through discovery in the 1st cycle, results from the identification of weaknesses and strengths of the group that led to the definition of an intervention plan that focused, among other aspects, on the development of spelling skills. Thus, the need to enhance the discovery of orthographic rules was combined with learning using grammatical laboratories. The following specific objectives were then defined as guiding axes: I) create grammatical laboratories with a view to developing orthographic skills in the 1st year; II) analyze the effect of using grammar labs on the development of spelling skills in 1st year students. To conduct the study, we used the methodological principles of action research and adopted a qualitative approach. In fact, the techniques and instruments for data collection were direct and participant observation (using field notes), document analysis, and interviews (three of which were focus group interviews). The analysis of the collected data allowed the following conclusions to be reached: (i) the resources created make it possible for students to discover phonologically based orthographic rules, making them responsible for their learning; (ii) the use of grammar labs proves to be relevant for learning orthography, as it enhances a reflective and investigative attitude about the language, giving rise to more meaningful learning.Cardoso, AdrianaRCIPLHenrique, Cátia Alexandra Rodrigues2023-03-01T10:46:39Z2022-09-262022-09-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15731TID:203194667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:36Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:21.242426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB
title A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB
spellingShingle A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB
Henrique, Cátia Alexandra Rodrigues
Competência ortográfica
Desvios ortográficos
Descoberta
Laboratório gramatical
1.º Ciclo do Ensino Básico
Spelling competence
Spelling deviations
Discovery
Grammar lab
1st cycle of basic education
title_short A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB
title_full A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB
title_fullStr A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB
title_full_unstemmed A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB
title_sort A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB
author Henrique, Cátia Alexandra Rodrigues
author_facet Henrique, Cátia Alexandra Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Adriana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique, Cátia Alexandra Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Competência ortográfica
Desvios ortográficos
Descoberta
Laboratório gramatical
1.º Ciclo do Ensino Básico
Spelling competence
Spelling deviations
Discovery
Grammar lab
1st cycle of basic education
topic Competência ortográfica
Desvios ortográficos
Descoberta
Laboratório gramatical
1.º Ciclo do Ensino Básico
Spelling competence
Spelling deviations
Discovery
Grammar lab
1st cycle of basic education
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26
2022-09-26T00:00:00Z
2023-03-01T10:46:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15731
TID:203194667
url http://hdl.handle.net/10400.21/15731
identifier_str_mv TID:203194667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506078507008