Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/15935 |
Resumo: | O presente estudo insere-se no campo de pesquisa relativo à integração e inclusão escolar da etnia cigana no sistema de ensino português num contexto de política legislativa e educação inclusiva e intercultural. Pretendemos identificar o conhecimento dos docentes sobre educação inclusiva e intercultural, quais as práticas pedagógicas interculturais desenvolvidas com alunos de etnia cigana e compreender se as dificuldades linguísticas destes alunos são avaliadas num contexto de educação inclusiva e intercultural. Tivemos, similarmente, como intuito auscultar a existência de estereótipos dos docentes, relativos aos alunos de etnia e cultura ciganas, e sua influência na inclusão escolar e no processo de aprendizagem da linguagem portuguesa. |
id |
RCAP_f92806bd5b8e8a347a9c8c26ceff3da5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/15935 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do portuguêsHistóriaCultura e língua ciganasEstereótiposPolíticas legislativas interculturaisInclusão escolarEducação interculturalHistoryCulture and Roma languageStereotypesIntercultural legislative policiesSchool inclusionIntercultural educationO presente estudo insere-se no campo de pesquisa relativo à integração e inclusão escolar da etnia cigana no sistema de ensino português num contexto de política legislativa e educação inclusiva e intercultural. Pretendemos identificar o conhecimento dos docentes sobre educação inclusiva e intercultural, quais as práticas pedagógicas interculturais desenvolvidas com alunos de etnia cigana e compreender se as dificuldades linguísticas destes alunos são avaliadas num contexto de educação inclusiva e intercultural. Tivemos, similarmente, como intuito auscultar a existência de estereótipos dos docentes, relativos aos alunos de etnia e cultura ciganas, e sua influência na inclusão escolar e no processo de aprendizagem da linguagem portuguesa.RUNCarvalho, Maria Cristina Pereira Teles de2015-11-23T15:05:27Z2015-062015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/15935TID:201045737porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:52:22Zoai:run.unl.pt:10362/15935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:22:54.010372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português |
title |
Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português |
spellingShingle |
Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português Carvalho, Maria Cristina Pereira Teles de História Cultura e língua ciganas Estereótipos Políticas legislativas interculturais Inclusão escolar Educação intercultural History Culture and Roma language Stereotypes Intercultural legislative policies School inclusion Intercultural education |
title_short |
Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português |
title_full |
Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português |
title_fullStr |
Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português |
title_full_unstemmed |
Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português |
title_sort |
Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português |
author |
Carvalho, Maria Cristina Pereira Teles de |
author_facet |
Carvalho, Maria Cristina Pereira Teles de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Maria Cristina Pereira Teles de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Cultura e língua ciganas Estereótipos Políticas legislativas interculturais Inclusão escolar Educação intercultural History Culture and Roma language Stereotypes Intercultural legislative policies School inclusion Intercultural education |
topic |
História Cultura e língua ciganas Estereótipos Políticas legislativas interculturais Inclusão escolar Educação intercultural History Culture and Roma language Stereotypes Intercultural legislative policies School inclusion Intercultural education |
description |
O presente estudo insere-se no campo de pesquisa relativo à integração e inclusão escolar da etnia cigana no sistema de ensino português num contexto de política legislativa e educação inclusiva e intercultural. Pretendemos identificar o conhecimento dos docentes sobre educação inclusiva e intercultural, quais as práticas pedagógicas interculturais desenvolvidas com alunos de etnia cigana e compreender se as dificuldades linguísticas destes alunos são avaliadas num contexto de educação inclusiva e intercultural. Tivemos, similarmente, como intuito auscultar a existência de estereótipos dos docentes, relativos aos alunos de etnia e cultura ciganas, e sua influência na inclusão escolar e no processo de aprendizagem da linguagem portuguesa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-23T15:05:27Z 2015-06 2015-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/15935 TID:201045737 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/15935 |
identifier_str_mv |
TID:201045737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137866558734336 |