Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Cristina Pereira Teles de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/15935
Resumo: O presente estudo insere-se no campo de pesquisa relativo à integração e inclusão escolar da etnia cigana no sistema de ensino português num contexto de política legislativa e educação inclusiva e intercultural. Pretendemos identificar o conhecimento dos docentes sobre educação inclusiva e intercultural, quais as práticas pedagógicas interculturais desenvolvidas com alunos de etnia cigana e compreender se as dificuldades linguísticas destes alunos são avaliadas num contexto de educação inclusiva e intercultural. Tivemos, similarmente, como intuito auscultar a existência de estereótipos dos docentes, relativos aos alunos de etnia e cultura ciganas, e sua influência na inclusão escolar e no processo de aprendizagem da linguagem portuguesa.
id RCAP_f92806bd5b8e8a347a9c8c26ceff3da5
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/15935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do portuguêsHistóriaCultura e língua ciganasEstereótiposPolíticas legislativas interculturaisInclusão escolarEducação interculturalHistoryCulture and Roma languageStereotypesIntercultural legislative policiesSchool inclusionIntercultural educationO presente estudo insere-se no campo de pesquisa relativo à integração e inclusão escolar da etnia cigana no sistema de ensino português num contexto de política legislativa e educação inclusiva e intercultural. Pretendemos identificar o conhecimento dos docentes sobre educação inclusiva e intercultural, quais as práticas pedagógicas interculturais desenvolvidas com alunos de etnia cigana e compreender se as dificuldades linguísticas destes alunos são avaliadas num contexto de educação inclusiva e intercultural. Tivemos, similarmente, como intuito auscultar a existência de estereótipos dos docentes, relativos aos alunos de etnia e cultura ciganas, e sua influência na inclusão escolar e no processo de aprendizagem da linguagem portuguesa.RUNCarvalho, Maria Cristina Pereira Teles de2015-11-23T15:05:27Z2015-062015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/15935TID:201045737porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:52:22Zoai:run.unl.pt:10362/15935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:22:54.010372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português
title Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português
spellingShingle Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português
Carvalho, Maria Cristina Pereira Teles de
História
Cultura e língua ciganas
Estereótipos
Políticas legislativas interculturais
Inclusão escolar
Educação intercultural
History
Culture and Roma language
Stereotypes
Intercultural legislative policies
School inclusion
Intercultural education
title_short Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português
title_full Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português
title_fullStr Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português
title_full_unstemmed Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português
title_sort Estereótipos do aluno cigano no sistema escolar e a sua influência na aprendizagem do português
author Carvalho, Maria Cristina Pereira Teles de
author_facet Carvalho, Maria Cristina Pereira Teles de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Cristina Pereira Teles de
dc.subject.por.fl_str_mv História
Cultura e língua ciganas
Estereótipos
Políticas legislativas interculturais
Inclusão escolar
Educação intercultural
History
Culture and Roma language
Stereotypes
Intercultural legislative policies
School inclusion
Intercultural education
topic História
Cultura e língua ciganas
Estereótipos
Políticas legislativas interculturais
Inclusão escolar
Educação intercultural
History
Culture and Roma language
Stereotypes
Intercultural legislative policies
School inclusion
Intercultural education
description O presente estudo insere-se no campo de pesquisa relativo à integração e inclusão escolar da etnia cigana no sistema de ensino português num contexto de política legislativa e educação inclusiva e intercultural. Pretendemos identificar o conhecimento dos docentes sobre educação inclusiva e intercultural, quais as práticas pedagógicas interculturais desenvolvidas com alunos de etnia cigana e compreender se as dificuldades linguísticas destes alunos são avaliadas num contexto de educação inclusiva e intercultural. Tivemos, similarmente, como intuito auscultar a existência de estereótipos dos docentes, relativos aos alunos de etnia e cultura ciganas, e sua influência na inclusão escolar e no processo de aprendizagem da linguagem portuguesa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-23T15:05:27Z
2015-06
2015-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/15935
TID:201045737
url http://hdl.handle.net/10362/15935
identifier_str_mv TID:201045737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137866558734336