O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Mark
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44874
Resumo: O presente Relatório de Estágio insere-se na unidade curricular de Estágio Pedagógico referente ao segundo ano de Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget. Para a sua realização, foram essenciais os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica até ao respetivo estágio, para que as atividades fossem executadas de forma coerente e precisa, nomeadamente na lecionação da disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar. Este relatório pretende expor, examinar e compreender o procedimento pedagógico ao longo do ano letivo. Tem como finalidade dar a conhecer e demonstrar as ocorrências vividas e assinalar o contexto envolvente da ação. O estágio pedagógico foi realizado no ano letivo 2021/2022 e ainda o acompanhamento do Desporto Escolar, tendo como local de estágio a Escola Secundária de Pinhal Novo, junto a uma turmas de 7º e outra de 10º ano. O primeiro capítulo faz referência à contextualização da prática desenvolvida, onde é feito um enquadramento pessoal, expostas as expetativas iniciais e apresentada a caraterização do contexto. O segundo é dedicado à análise reflexiva da prática pedagógica, onde constam o planeamento, realização, procedimentos de avaliação, organização e gestão escolar, projetos e parcerias, questões dilemáticas e atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo retrata o aprofundamento de um tema/problema contextualizado, intitulado “O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pandemia covid-19”. A escolha deste estudo prendeu-se com o facto de estarmos num período de pandemia, o que veio prejudicar ainda mais os hábitos desportivos dos jovens e, nesse sentido, quisemos perceber o efeito das aulas de Educação Física na aptidão aeróbia dos alunos. As variáveis de aptidão física avaliadas foram a aptidão cardiorrespiratória (teste de vaivém), a força superior (flexões dos membros superiores), força média (abdominais), e a força inferior (salto horizontal). O presente estudo integrou 20 estudantes do 7º ano e 21 estudantes do 10º ano de escolaridade, de ambos os sexos. Os resultados obtidos demonstraram ganhos na força ao nível superior, i.e. flexões de braços, dos participantes no estudo. O estágio pedagógico é o fim desta etapa escolar, que nos abre portas para o mundo profissional, mundo este onde vamos poder pôr em prática tudo o que aprendemos durantes estes dois anos e neste caso, o sentimento com que fico é o de dever cumprido.
id RCAP_fb4b4db7e95dd408b38d27c9a23ceba1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19Estágio pedagógicoPrática pedagógicaEducação físicaAptidão físicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio insere-se na unidade curricular de Estágio Pedagógico referente ao segundo ano de Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget. Para a sua realização, foram essenciais os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica até ao respetivo estágio, para que as atividades fossem executadas de forma coerente e precisa, nomeadamente na lecionação da disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar. Este relatório pretende expor, examinar e compreender o procedimento pedagógico ao longo do ano letivo. Tem como finalidade dar a conhecer e demonstrar as ocorrências vividas e assinalar o contexto envolvente da ação. O estágio pedagógico foi realizado no ano letivo 2021/2022 e ainda o acompanhamento do Desporto Escolar, tendo como local de estágio a Escola Secundária de Pinhal Novo, junto a uma turmas de 7º e outra de 10º ano. O primeiro capítulo faz referência à contextualização da prática desenvolvida, onde é feito um enquadramento pessoal, expostas as expetativas iniciais e apresentada a caraterização do contexto. O segundo é dedicado à análise reflexiva da prática pedagógica, onde constam o planeamento, realização, procedimentos de avaliação, organização e gestão escolar, projetos e parcerias, questões dilemáticas e atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo retrata o aprofundamento de um tema/problema contextualizado, intitulado “O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pandemia covid-19”. A escolha deste estudo prendeu-se com o facto de estarmos num período de pandemia, o que veio prejudicar ainda mais os hábitos desportivos dos jovens e, nesse sentido, quisemos perceber o efeito das aulas de Educação Física na aptidão aeróbia dos alunos. As variáveis de aptidão física avaliadas foram a aptidão cardiorrespiratória (teste de vaivém), a força superior (flexões dos membros superiores), força média (abdominais), e a força inferior (salto horizontal). O presente estudo integrou 20 estudantes do 7º ano e 21 estudantes do 10º ano de escolaridade, de ambos os sexos. Os resultados obtidos demonstraram ganhos na força ao nível superior, i.e. flexões de braços, dos participantes no estudo. O estágio pedagógico é o fim desta etapa escolar, que nos abre portas para o mundo profissional, mundo este onde vamos poder pôr em prática tudo o que aprendemos durantes estes dois anos e neste caso, o sentimento com que fico é o de dever cumprido.Rebolo, Maria AmáliaRepositório ComumRibeiro, Mark2023-05-25T11:34:09Z2023-03-142023-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44874TID:203303148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:27.961115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19
title O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19
spellingShingle O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19
Ribeiro, Mark
Estágio pedagógico
Prática pedagógica
Educação física
Aptidão física
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19
title_full O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19
title_fullStr O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19
title_full_unstemmed O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19
title_sort O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19
author Ribeiro, Mark
author_facet Ribeiro, Mark
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebolo, Maria Amália
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Mark
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Prática pedagógica
Educação física
Aptidão física
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Prática pedagógica
Educação física
Aptidão física
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio insere-se na unidade curricular de Estágio Pedagógico referente ao segundo ano de Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget. Para a sua realização, foram essenciais os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica até ao respetivo estágio, para que as atividades fossem executadas de forma coerente e precisa, nomeadamente na lecionação da disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar. Este relatório pretende expor, examinar e compreender o procedimento pedagógico ao longo do ano letivo. Tem como finalidade dar a conhecer e demonstrar as ocorrências vividas e assinalar o contexto envolvente da ação. O estágio pedagógico foi realizado no ano letivo 2021/2022 e ainda o acompanhamento do Desporto Escolar, tendo como local de estágio a Escola Secundária de Pinhal Novo, junto a uma turmas de 7º e outra de 10º ano. O primeiro capítulo faz referência à contextualização da prática desenvolvida, onde é feito um enquadramento pessoal, expostas as expetativas iniciais e apresentada a caraterização do contexto. O segundo é dedicado à análise reflexiva da prática pedagógica, onde constam o planeamento, realização, procedimentos de avaliação, organização e gestão escolar, projetos e parcerias, questões dilemáticas e atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo retrata o aprofundamento de um tema/problema contextualizado, intitulado “O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pandemia covid-19”. A escolha deste estudo prendeu-se com o facto de estarmos num período de pandemia, o que veio prejudicar ainda mais os hábitos desportivos dos jovens e, nesse sentido, quisemos perceber o efeito das aulas de Educação Física na aptidão aeróbia dos alunos. As variáveis de aptidão física avaliadas foram a aptidão cardiorrespiratória (teste de vaivém), a força superior (flexões dos membros superiores), força média (abdominais), e a força inferior (salto horizontal). O presente estudo integrou 20 estudantes do 7º ano e 21 estudantes do 10º ano de escolaridade, de ambos os sexos. Os resultados obtidos demonstraram ganhos na força ao nível superior, i.e. flexões de braços, dos participantes no estudo. O estágio pedagógico é o fim desta etapa escolar, que nos abre portas para o mundo profissional, mundo este onde vamos poder pôr em prática tudo o que aprendemos durantes estes dois anos e neste caso, o sentimento com que fico é o de dever cumprido.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-25T11:34:09Z
2023-03-14
2023-03-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44874
TID:203303148
url http://hdl.handle.net/10400.26/44874
identifier_str_mv TID:203303148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918763085824