Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/6853 |
Resumo: | A investigação baseia-se no conceito de higiene e segurança em espaços escolares. O ponto de partida do trabalho baseou-se na disciplina de Educação Tecnológica de acordo com o bloco de conteúdos – conceitos, princípios e operadores tecnológicos e o conteúdo de segurança e higiene no trabalho. O problema que se propõe estudar é o facto do conceito de higiene e segurança em espaços escolares ser bastante desconhecido pela grande maioria dos utilizadores dos espaços escolares no seu dia-a-dia. Para analisar o problema foi feita uma cuidada revisão da literatura, em relação à investigação optou-se por um estudo descritivo e transversal uma vez que não se pretende manipular dados, pretende-se sim – observar, registar, analisar e relacionar os factos. De seguida são apresentados os resultados, recorrendo a tabelas e gráficos para conseguirmos ser claros e concisos nas informações, são ainda apresentados e realçados alguns resultados relevantes. Por fim apresentamos as considerações finais, onde tentamos relacionar algumas premissas e onde apresentamos algumas soluções que nos parecem plausíveis para a implementação do conceito de higiene e segurança em espaços escolares. The research is based on the concept of hygiene and safety in school. The starting point of the study was based on the discipline of technical education in accordance with the block of content - concepts, principles and technological operators and content of health and safety at work. The problem we are proposing to study is that the concept of hygiene and safety in school is largely unknown by the vast majority of users of school places in their day-to-day. To analyze the problem was made a careful review of the literature regarding the research we chose a descriptive and transversal study since it is not intended to manipulate data, we intend to do - observe, record, analyze and relate the facts. Below are the results, using charts and graphs to succeed in being clear and concise information, are also presented and highlighted some relevant results. Finally we present the final considerations, where we try and list some assumptions which we provide some solutions that seem plausible for the implementation of the concept of hygiene and safety in school. |
id |
RCAP_fb4ebf755c21071730f77abc32e4c02b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6853 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básicoA investigação baseia-se no conceito de higiene e segurança em espaços escolares. O ponto de partida do trabalho baseou-se na disciplina de Educação Tecnológica de acordo com o bloco de conteúdos – conceitos, princípios e operadores tecnológicos e o conteúdo de segurança e higiene no trabalho. O problema que se propõe estudar é o facto do conceito de higiene e segurança em espaços escolares ser bastante desconhecido pela grande maioria dos utilizadores dos espaços escolares no seu dia-a-dia. Para analisar o problema foi feita uma cuidada revisão da literatura, em relação à investigação optou-se por um estudo descritivo e transversal uma vez que não se pretende manipular dados, pretende-se sim – observar, registar, analisar e relacionar os factos. De seguida são apresentados os resultados, recorrendo a tabelas e gráficos para conseguirmos ser claros e concisos nas informações, são ainda apresentados e realçados alguns resultados relevantes. Por fim apresentamos as considerações finais, onde tentamos relacionar algumas premissas e onde apresentamos algumas soluções que nos parecem plausíveis para a implementação do conceito de higiene e segurança em espaços escolares. The research is based on the concept of hygiene and safety in school. The starting point of the study was based on the discipline of technical education in accordance with the block of content - concepts, principles and technological operators and content of health and safety at work. The problem we are proposing to study is that the concept of hygiene and safety in school is largely unknown by the vast majority of users of school places in their day-to-day. To analyze the problem was made a careful review of the literature regarding the research we chose a descriptive and transversal study since it is not intended to manipulate data, we intend to do - observe, record, analyze and relate the facts. Below are the results, using charts and graphs to succeed in being clear and concise information, are also presented and highlighted some relevant results. Finally we present the final considerations, where we try and list some assumptions which we provide some solutions that seem plausible for the implementation of the concept of hygiene and safety in school.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoCanotilho, Luís Manuel LeitãoBiblioteca Digital do IPBEsménio, Óscar Manuel Carneiro2012-05-07T13:21:22Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6853porEsménio, Óscar Manuel Carneiro (2011) – Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:17:11Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:48.603194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico Esménio, Óscar Manuel Carneiro |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico |
author |
Esménio, Óscar Manuel Carneiro |
author_facet |
Esménio, Óscar Manuel Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Canotilho, Luís Manuel Leitão Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esménio, Óscar Manuel Carneiro |
description |
A investigação baseia-se no conceito de higiene e segurança em espaços escolares. O ponto de partida do trabalho baseou-se na disciplina de Educação Tecnológica de acordo com o bloco de conteúdos – conceitos, princípios e operadores tecnológicos e o conteúdo de segurança e higiene no trabalho. O problema que se propõe estudar é o facto do conceito de higiene e segurança em espaços escolares ser bastante desconhecido pela grande maioria dos utilizadores dos espaços escolares no seu dia-a-dia. Para analisar o problema foi feita uma cuidada revisão da literatura, em relação à investigação optou-se por um estudo descritivo e transversal uma vez que não se pretende manipular dados, pretende-se sim – observar, registar, analisar e relacionar os factos. De seguida são apresentados os resultados, recorrendo a tabelas e gráficos para conseguirmos ser claros e concisos nas informações, são ainda apresentados e realçados alguns resultados relevantes. Por fim apresentamos as considerações finais, onde tentamos relacionar algumas premissas e onde apresentamos algumas soluções que nos parecem plausíveis para a implementação do conceito de higiene e segurança em espaços escolares. The research is based on the concept of hygiene and safety in school. The starting point of the study was based on the discipline of technical education in accordance with the block of content - concepts, principles and technological operators and content of health and safety at work. The problem we are proposing to study is that the concept of hygiene and safety in school is largely unknown by the vast majority of users of school places in their day-to-day. To analyze the problem was made a careful review of the literature regarding the research we chose a descriptive and transversal study since it is not intended to manipulate data, we intend to do - observe, record, analyze and relate the facts. Below are the results, using charts and graphs to succeed in being clear and concise information, are also presented and highlighted some relevant results. Finally we present the final considerations, where we try and list some assumptions which we provide some solutions that seem plausible for the implementation of the concept of hygiene and safety in school. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-05-07T13:21:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/6853 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/6853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esménio, Óscar Manuel Carneiro (2011) – Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135208436400128 |