A inter-relação entre o processamento auditivo e a competência leitora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/748 |
Resumo: | Este estudo tem por finalidade indagar acerca de um conjunto de capacidades que integram um bloco perceptivo - Processamento auditivo, Consciência fonológica - e da influência do mesmo na competência leitora. O que se sugere é uma reflexão sobre práticas e estratégias que permitam uma melhoria atempada das capacidades de leitura em indivíduos com défices nessa competência, por muitos autores, designados de indivíduos com dislexia. O estudo ilustra o desempenho de sete indivíduos, ao abrigo do Decreto - Lei nº 3/2008, no domínio da Linguagem, em tarefas de processamento fonológico, Processamento auditivo e em Leitura oral. Inicialmente, realizou-se uma prova de leitura oral para reforçar o handicap já atestado em leitura e procedeu-se à realização de treze provas baseadas no PALPA-P elaborado por S. L. Castro, S. Caló & M. Coltheart a fim de se atestar dificuldades de Processamento auditivo e Consciência fonológica. A partir da análise desses instrumentos, criou-se o perfil intra-individual de cada sujeito, tendo-se verificado maior comprometimento em termos de Consciência fonémica, inclusive a nível de reconstrução e segmentação fonémica e algumas dificuldades de Processamento auditivo, particularmente, na memória sequencial auditiva. Após essa avaliação, delineou-se um plano de intervenção composto por várias actividades para treino das habilidades em que se verificara mais dificuldades, sobretudo com maior incidência no nível mais complexo de Consciência fonológica: a Consciência fonémica. Após a operacionalização do mesmo, avaliou-se os progressos dos indivíduos e realizou-se nova prova de leitura oral. Verificou-se uma evolução concomitante em ambas as competências e uma diminuição de processos fonológicos, nomeadamente omissões, substituições, epênteses, metáteses, inversões e dessonorizações, nas duas realizações. Constatou-se, assim, que a implementação de estratégias específicas de Processamento auditivo e de Consciência fonológica contribuem para melhorar significativamente a competência leitora. |
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