As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2184 |
Resumo: | O presente documento contempla as várias dimensões do processo de estágio nas valências de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Pretende demonstrar a construção da profissionalidade evidenciando as intervenções realizadas ao longo dos dois períodos. É o resultado de uma investigação realizada através de uma metodologia de carácter qualitativo, baseada numa análise e intervenção no contexto educativo. Nela estão contempladas as fundamentações teóricas que suportam as intervenções, assim como os instrumentos que permitiram uma melhor intervenção. As intervenções focaram-se numa pedagogia centrada nos alunos tentando ir ao encontro de uma diferenciação pedagógica. Ao longo do relatório, verificam-se diferentes estratégias aplicadas em contexto de estágio de forma a conseguir levar o ensino a cada aluno na sua individualidade. |
id |
RCAP_fd025fd60d2f6bb6b85f8953c09bde3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2184 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprenderEnsino Básico1º-2º CicloDiferenciação pedagógicaO presente documento contempla as várias dimensões do processo de estágio nas valências de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Pretende demonstrar a construção da profissionalidade evidenciando as intervenções realizadas ao longo dos dois períodos. É o resultado de uma investigação realizada através de uma metodologia de carácter qualitativo, baseada numa análise e intervenção no contexto educativo. Nela estão contempladas as fundamentações teóricas que suportam as intervenções, assim como os instrumentos que permitiram uma melhor intervenção. As intervenções focaram-se numa pedagogia centrada nos alunos tentando ir ao encontro de uma diferenciação pedagógica. Ao longo do relatório, verificam-se diferentes estratégias aplicadas em contexto de estágio de forma a conseguir levar o ensino a cada aluno na sua individualidade.The following report addresses some dimensions of the internship in elementary and middle school. It aims to show the construction of professionalism, highlighting the interventions carried out over the two periods. It is the result of an investigations conducted by a qualitative methodology, based on analysis and intervention in the educational context. It contemplates the theoretical foundations that support the intervention, as well as the instruments that allowed a better intervention. The interventions have focused on a pedagogy towards the students, trying to meet a pedagogical differentiation. Throughout the report, there are different strategies applied in the education context in order to be able to take teaching to each student as an individual.2015-07-07T14:59:55Z2015-07-07T00:00:00Z2015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2184TID:201465280porVieira, Joshuainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:02.810727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender |
title |
As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender |
spellingShingle |
As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender Vieira, Joshua Ensino Básico 1º-2º Ciclo Diferenciação pedagógica |
title_short |
As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender |
title_full |
As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender |
title_fullStr |
As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender |
title_full_unstemmed |
As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender |
title_sort |
As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender |
author |
Vieira, Joshua |
author_facet |
Vieira, Joshua |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Joshua |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico 1º-2º Ciclo Diferenciação pedagógica |
topic |
Ensino Básico 1º-2º Ciclo Diferenciação pedagógica |
description |
O presente documento contempla as várias dimensões do processo de estágio nas valências de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Pretende demonstrar a construção da profissionalidade evidenciando as intervenções realizadas ao longo dos dois períodos. É o resultado de uma investigação realizada através de uma metodologia de carácter qualitativo, baseada numa análise e intervenção no contexto educativo. Nela estão contempladas as fundamentações teóricas que suportam as intervenções, assim como os instrumentos que permitiram uma melhor intervenção. As intervenções focaram-se numa pedagogia centrada nos alunos tentando ir ao encontro de uma diferenciação pedagógica. Ao longo do relatório, verificam-se diferentes estratégias aplicadas em contexto de estágio de forma a conseguir levar o ensino a cada aluno na sua individualidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-07T14:59:55Z 2015-07-07T00:00:00Z 2015-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2184 TID:201465280 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2184 |
identifier_str_mv |
TID:201465280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131624191819776 |