Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balsa, Marlene Clara de Sousa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5974
Resumo: No âmbito do curso de Mestrado de Educação Visual e Tecnológica, na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, foram realizados estágios no Ensino Básico nas disciplinas de EVT, nas Escolas EB1 de Arrabães e EB2,3 Nadir Afonso em Chaves, nos anos de 3º, 4º, 8º e 9º. Neste contexto, é feita uma reflexão crítica da minha actividade na PES. São ainda feitas algumas reflexões sobre diferentes temáticas como a educação, função de professora, papel do aluno, a finalidades educativas, a avaliação, a comunicação, a motivação e a selecção dos materiais didácticos, em função da minha PES. Na minha prática lectiva pude constatar a pertinência destes temas no estudo que aqui apresento. Isto leva-nos para a reflexão da importância de escolha dos materiais didácticos, passando pelo manual escolar à utilização das tecnologias educativas. Neste sentido, foi elaborado um estudo comparativo, entre dois grupos de trabalho, que consistiu na aplicação de duas unidades de trabalho distintas. No primeiro grupo, foram utilizadas tecnologias educativas como o vídeo e apresentações digitais; no segundo recorreu-se ao manual escolar adoptado pela escola onde decorreu a prática pedagógica. Será, ainda, apresentada uma reflexão sobre o uso manual escolar como recurso didáctico, a sua importância e a relevância das tecnologias educativas.As part of the Master of Visual and Technological Education in the curricular unit of Supervised Teaching Practice, Basic Education traineeships were conducted in the subjects of EVT, in the School EB1 of Arrabães and EB2, 3 Nadir Afonso Chaves, in 3rd , 4th, 8th and 9th grade. This is a critical reflection, in this context, of my activities in the PES. There are also made some reflections on different topics like: education, teacher’s role, the student’s role, the educational purposes, evaluation, communication, motivation and the selection of teaching materials, according to my supervised practice teaching. In my teaching practice I could see the relevance of these subjects in the study presented here. This brings us to the reflection of the importance of the materials teaching choice, the use of textbook and educational technologies. Therefore, it was made a comparative study between two working groups, which consisted of applying two different work units. In the first group were used educational technologies such as video and digital presentations, in the second we used the textbook adopted by the school where the teaching practice took place. It will, also, be presented a reflection on the use of the textbook as a teaching resource, its importance, as well as the relevance of the educational technologies.
id RCAP_fe100ca63911111e9d2a9f1f99fc54de
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5974
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básicoNo âmbito do curso de Mestrado de Educação Visual e Tecnológica, na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, foram realizados estágios no Ensino Básico nas disciplinas de EVT, nas Escolas EB1 de Arrabães e EB2,3 Nadir Afonso em Chaves, nos anos de 3º, 4º, 8º e 9º. Neste contexto, é feita uma reflexão crítica da minha actividade na PES. São ainda feitas algumas reflexões sobre diferentes temáticas como a educação, função de professora, papel do aluno, a finalidades educativas, a avaliação, a comunicação, a motivação e a selecção dos materiais didácticos, em função da minha PES. Na minha prática lectiva pude constatar a pertinência destes temas no estudo que aqui apresento. Isto leva-nos para a reflexão da importância de escolha dos materiais didácticos, passando pelo manual escolar à utilização das tecnologias educativas. Neste sentido, foi elaborado um estudo comparativo, entre dois grupos de trabalho, que consistiu na aplicação de duas unidades de trabalho distintas. No primeiro grupo, foram utilizadas tecnologias educativas como o vídeo e apresentações digitais; no segundo recorreu-se ao manual escolar adoptado pela escola onde decorreu a prática pedagógica. Será, ainda, apresentada uma reflexão sobre o uso manual escolar como recurso didáctico, a sua importância e a relevância das tecnologias educativas.As part of the Master of Visual and Technological Education in the curricular unit of Supervised Teaching Practice, Basic Education traineeships were conducted in the subjects of EVT, in the School EB1 of Arrabães and EB2, 3 Nadir Afonso Chaves, in 3rd , 4th, 8th and 9th grade. This is a critical reflection, in this context, of my activities in the PES. There are also made some reflections on different topics like: education, teacher’s role, the student’s role, the educational purposes, evaluation, communication, motivation and the selection of teaching materials, according to my supervised practice teaching. In my teaching practice I could see the relevance of these subjects in the study presented here. This brings us to the reflection of the importance of the materials teaching choice, the use of textbook and educational technologies. Therefore, it was made a comparative study between two working groups, which consisted of applying two different work units. In the first group were used educational technologies such as video and digital presentations, in the second we used the textbook adopted by the school where the teaching practice took place. It will, also, be presented a reflection on the use of the textbook as a teaching resource, its importance, as well as the relevance of the educational technologies.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoCanotilho, Luís Manuel LeitãoBiblioteca Digital do IPBBalsa, Marlene Clara de Sousa2011-07-28T12:23:18Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5974porBalsa, Marlene Clara de Sousa (2010). Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:20Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:10.151858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
Balsa, Marlene Clara de Sousa
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
author Balsa, Marlene Clara de Sousa
author_facet Balsa, Marlene Clara de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canotilho, Luís Manuel Leitão
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Balsa, Marlene Clara de Sousa
description No âmbito do curso de Mestrado de Educação Visual e Tecnológica, na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, foram realizados estágios no Ensino Básico nas disciplinas de EVT, nas Escolas EB1 de Arrabães e EB2,3 Nadir Afonso em Chaves, nos anos de 3º, 4º, 8º e 9º. Neste contexto, é feita uma reflexão crítica da minha actividade na PES. São ainda feitas algumas reflexões sobre diferentes temáticas como a educação, função de professora, papel do aluno, a finalidades educativas, a avaliação, a comunicação, a motivação e a selecção dos materiais didácticos, em função da minha PES. Na minha prática lectiva pude constatar a pertinência destes temas no estudo que aqui apresento. Isto leva-nos para a reflexão da importância de escolha dos materiais didácticos, passando pelo manual escolar à utilização das tecnologias educativas. Neste sentido, foi elaborado um estudo comparativo, entre dois grupos de trabalho, que consistiu na aplicação de duas unidades de trabalho distintas. No primeiro grupo, foram utilizadas tecnologias educativas como o vídeo e apresentações digitais; no segundo recorreu-se ao manual escolar adoptado pela escola onde decorreu a prática pedagógica. Será, ainda, apresentada uma reflexão sobre o uso manual escolar como recurso didáctico, a sua importância e a relevância das tecnologias educativas.As part of the Master of Visual and Technological Education in the curricular unit of Supervised Teaching Practice, Basic Education traineeships were conducted in the subjects of EVT, in the School EB1 of Arrabães and EB2, 3 Nadir Afonso Chaves, in 3rd , 4th, 8th and 9th grade. This is a critical reflection, in this context, of my activities in the PES. There are also made some reflections on different topics like: education, teacher’s role, the student’s role, the educational purposes, evaluation, communication, motivation and the selection of teaching materials, according to my supervised practice teaching. In my teaching practice I could see the relevance of these subjects in the study presented here. This brings us to the reflection of the importance of the materials teaching choice, the use of textbook and educational technologies. Therefore, it was made a comparative study between two working groups, which consisted of applying two different work units. In the first group were used educational technologies such as video and digital presentations, in the second we used the textbook adopted by the school where the teaching practice took place. It will, also, be presented a reflection on the use of the textbook as a teaching resource, its importance, as well as the relevance of the educational technologies.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-07-28T12:23:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5974
url http://hdl.handle.net/10198/5974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Balsa, Marlene Clara de Sousa (2010). Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135199767822336