EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarina de Oliveira Sillig
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Claudio Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/84
Resumo: O Transtorno do Espectro Autismo (TEA), é um tema que tem gerado inúmeras discussões. A amplitude de intervenções que são possíveis para o tratamento de indivíduos com TEA apresentam inúmeras possibilidades de se viver com qualidade objetivando o bem-estar deste indivíduo. A intervenção na área educacional é necessária, mas para tanto, se faz necessário à reestruturação nas Políticas Públicas principalmente do campo educacional. Menciona-se que a inserção do autista na escola de Ensino Regular é garantida por Lei. As Políticas Nacionais de Inclusão trazem uma abordagem muito interessante sobre este tema, Para que existam escolas preparadas para receber pessoas com TEA é preciso de ações políticas no âmbito social, cultural e pedagógico, que logicamente envolve a mediação do Poder Público. Trabalhar nesta perspectiva também é exercer a cidadania, é garantir acesso a aprendizados indispensáveis conforme nos rege a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as leis brasileiras. A inclusão não se permeia apenas de modo físico, mas traz benfeitorias a saúde. Este artigo tem como objetivo sobre políticas as públicas, seu surgimento e os mecanismos que favorecem a inclusão de indivíduos com TEA. Os meios para realização da pesquisa e fundamentação foram a pesquisa retiradas de livros, textos, teses, dissertações e artigos científicos de bases eletrônicas, que constam autores como Klin (2006), Plaisance (2005), Mittler (2003), entre outros.
id RCE_2ce230bd79dbb009b289f45f947f1a0b
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/84
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Políticas Públicas.O Transtorno do Espectro Autismo (TEA), é um tema que tem gerado inúmeras discussões. A amplitude de intervenções que são possíveis para o tratamento de indivíduos com TEA apresentam inúmeras possibilidades de se viver com qualidade objetivando o bem-estar deste indivíduo. A intervenção na área educacional é necessária, mas para tanto, se faz necessário à reestruturação nas Políticas Públicas principalmente do campo educacional. Menciona-se que a inserção do autista na escola de Ensino Regular é garantida por Lei. As Políticas Nacionais de Inclusão trazem uma abordagem muito interessante sobre este tema, Para que existam escolas preparadas para receber pessoas com TEA é preciso de ações políticas no âmbito social, cultural e pedagógico, que logicamente envolve a mediação do Poder Público. Trabalhar nesta perspectiva também é exercer a cidadania, é garantir acesso a aprendizados indispensáveis conforme nos rege a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as leis brasileiras. A inclusão não se permeia apenas de modo físico, mas traz benfeitorias a saúde. Este artigo tem como objetivo sobre políticas as públicas, seu surgimento e os mecanismos que favorecem a inclusão de indivíduos com TEA. Os meios para realização da pesquisa e fundamentação foram a pesquisa retiradas de livros, textos, teses, dissertações e artigos científicos de bases eletrônicas, que constam autores como Klin (2006), Plaisance (2005), Mittler (2003), entre outros.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/8410.46616/rce.v3i6.84Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 728-739Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 728-739Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 728-7392526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/84/82Catarina de Oliveira SilligLopes, Claudio Neves info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-21T09:36:52ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
title EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
spellingShingle EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
Catarina de Oliveira Sillig
Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Políticas Públicas.
title_short EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
title_full EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
title_fullStr EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
title_sort EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
author Catarina de Oliveira Sillig
author_facet Catarina de Oliveira Sillig
Lopes, Claudio Neves
author_role author
author2 Lopes, Claudio Neves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catarina de Oliveira Sillig
Lopes, Claudio Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Políticas Públicas.
topic Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Políticas Públicas.
description O Transtorno do Espectro Autismo (TEA), é um tema que tem gerado inúmeras discussões. A amplitude de intervenções que são possíveis para o tratamento de indivíduos com TEA apresentam inúmeras possibilidades de se viver com qualidade objetivando o bem-estar deste indivíduo. A intervenção na área educacional é necessária, mas para tanto, se faz necessário à reestruturação nas Políticas Públicas principalmente do campo educacional. Menciona-se que a inserção do autista na escola de Ensino Regular é garantida por Lei. As Políticas Nacionais de Inclusão trazem uma abordagem muito interessante sobre este tema, Para que existam escolas preparadas para receber pessoas com TEA é preciso de ações políticas no âmbito social, cultural e pedagógico, que logicamente envolve a mediação do Poder Público. Trabalhar nesta perspectiva também é exercer a cidadania, é garantir acesso a aprendizados indispensáveis conforme nos rege a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as leis brasileiras. A inclusão não se permeia apenas de modo físico, mas traz benfeitorias a saúde. Este artigo tem como objetivo sobre políticas as públicas, seu surgimento e os mecanismos que favorecem a inclusão de indivíduos com TEA. Os meios para realização da pesquisa e fundamentação foram a pesquisa retiradas de livros, textos, teses, dissertações e artigos científicos de bases eletrônicas, que constam autores como Klin (2006), Plaisance (2005), Mittler (2003), entre outros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/84
10.46616/rce.v3i6.84
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/84
identifier_str_mv 10.46616/rce.v3i6.84
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/84/82
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 728-739
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 728-739
Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 728-739
2526-8716
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502314385408