Desenvolvimento de embutido fermentado por Lactobacillus probióticos: características de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo,Renata Ernlund Freitas de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pflanzer Jr.,Sérgio Bertelli, Terra,Nelcindo Nascimento, Freitas,Renato João Sossela de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Food Science and Technology (Campinas)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000300002
Resumo: Os probióticos têm sido largamente utilizados em produtos lácteos. Recentemente, seu uso em produtos cárneos tem despertado interesse, principalmente em embutidos fermentados consumidos na forma crua e sem aquecimento prévio. Verificou-se a influência da utilização de Lactobacillus casei, L. paracasei e L. rhamnosus sobre as características físico-químicas e sensoriais de embutido fermentado, bem como o desenvolvimento e a viabilidade das culturas no produto cárneo. Os embutidos foram processados em quatro tratamentos, sendo o primeiro tratamento usado como controle, enquanto os demais receberam a adição de uma espécie de Lactobacillus probiótico, seguindo procedimento de fabricação descrito para salame italiano por um período de 25 dias. A presença das culturas probióticas promoveu redução mais rápida do pH dos embutidos em relação ao tratamento controle, proporcionando gosto ácido mais intenso na avaliação sensorial, principalmente para cepa de L. rhamnosus. O crescimento de Staphylococcus xylosus da cultura starter sofreu redução com a adição dos probióticos, porém o desenvolvimento de Pediococcus pentosaceus não foi afetado. Os probióticos testados mostraram crescimento durante o processamento e permaneceram viáveis no produto final. Ficou demonstrada a viabilidade da utilização das culturas probióticas em embutido cárneo fermentado, principalmente L. casei e L. paracasei, preservando suas propriedades tecnológicas e sensoriais.
id SBCTA-1_1da8f7013531edaeb1e2df71a81e8594
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-20612008000300002
network_acronym_str SBCTA-1
network_name_str Food Science and Technology (Campinas)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de embutido fermentado por Lactobacillus probióticos: características de qualidadeprobióticosLactobacillus caseiLactobacillus paracaseiLactobacillus rhamnosussalameOs probióticos têm sido largamente utilizados em produtos lácteos. Recentemente, seu uso em produtos cárneos tem despertado interesse, principalmente em embutidos fermentados consumidos na forma crua e sem aquecimento prévio. Verificou-se a influência da utilização de Lactobacillus casei, L. paracasei e L. rhamnosus sobre as características físico-químicas e sensoriais de embutido fermentado, bem como o desenvolvimento e a viabilidade das culturas no produto cárneo. Os embutidos foram processados em quatro tratamentos, sendo o primeiro tratamento usado como controle, enquanto os demais receberam a adição de uma espécie de Lactobacillus probiótico, seguindo procedimento de fabricação descrito para salame italiano por um período de 25 dias. A presença das culturas probióticas promoveu redução mais rápida do pH dos embutidos em relação ao tratamento controle, proporcionando gosto ácido mais intenso na avaliação sensorial, principalmente para cepa de L. rhamnosus. O crescimento de Staphylococcus xylosus da cultura starter sofreu redução com a adição dos probióticos, porém o desenvolvimento de Pediococcus pentosaceus não foi afetado. Os probióticos testados mostraram crescimento durante o processamento e permaneceram viáveis no produto final. Ficou demonstrada a viabilidade da utilização das culturas probióticas em embutido cárneo fermentado, principalmente L. casei e L. paracasei, preservando suas propriedades tecnológicas e sensoriais.Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000300002Food Science and Technology v.28 n.3 2008reponame:Food Science and Technology (Campinas)instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)instacron:SBCTA10.1590/S0101-20612008000300002info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo,Renata Ernlund Freitas dePflanzer Jr.,Sérgio BertelliTerra,Nelcindo NascimentoFreitas,Renato João Sossela depor2008-10-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-20612008000300002Revistahttp://www.scielo.br/ctaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbcta.org.br1678-457X0101-2061opendoar:2008-10-29T00:00Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de embutido fermentado por Lactobacillus probióticos: características de qualidade
title Desenvolvimento de embutido fermentado por Lactobacillus probióticos: características de qualidade
spellingShingle Desenvolvimento de embutido fermentado por Lactobacillus probióticos: características de qualidade
Macedo,Renata Ernlund Freitas de
probióticos
Lactobacillus casei
Lactobacillus paracasei
Lactobacillus rhamnosus
salame
title_short Desenvolvimento de embutido fermentado por Lactobacillus probióticos: características de qualidade
title_full Desenvolvimento de embutido fermentado por Lactobacillus probióticos: características de qualidade
title_fullStr Desenvolvimento de embutido fermentado por Lactobacillus probióticos: características de qualidade
title_full_unstemmed Desenvolvimento de embutido fermentado por Lactobacillus probióticos: características de qualidade
title_sort Desenvolvimento de embutido fermentado por Lactobacillus probióticos: características de qualidade
author Macedo,Renata Ernlund Freitas de
author_facet Macedo,Renata Ernlund Freitas de
Pflanzer Jr.,Sérgio Bertelli
Terra,Nelcindo Nascimento
Freitas,Renato João Sossela de
author_role author
author2 Pflanzer Jr.,Sérgio Bertelli
Terra,Nelcindo Nascimento
Freitas,Renato João Sossela de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo,Renata Ernlund Freitas de
Pflanzer Jr.,Sérgio Bertelli
Terra,Nelcindo Nascimento
Freitas,Renato João Sossela de
dc.subject.por.fl_str_mv probióticos
Lactobacillus casei
Lactobacillus paracasei
Lactobacillus rhamnosus
salame
topic probióticos
Lactobacillus casei
Lactobacillus paracasei
Lactobacillus rhamnosus
salame
description Os probióticos têm sido largamente utilizados em produtos lácteos. Recentemente, seu uso em produtos cárneos tem despertado interesse, principalmente em embutidos fermentados consumidos na forma crua e sem aquecimento prévio. Verificou-se a influência da utilização de Lactobacillus casei, L. paracasei e L. rhamnosus sobre as características físico-químicas e sensoriais de embutido fermentado, bem como o desenvolvimento e a viabilidade das culturas no produto cárneo. Os embutidos foram processados em quatro tratamentos, sendo o primeiro tratamento usado como controle, enquanto os demais receberam a adição de uma espécie de Lactobacillus probiótico, seguindo procedimento de fabricação descrito para salame italiano por um período de 25 dias. A presença das culturas probióticas promoveu redução mais rápida do pH dos embutidos em relação ao tratamento controle, proporcionando gosto ácido mais intenso na avaliação sensorial, principalmente para cepa de L. rhamnosus. O crescimento de Staphylococcus xylosus da cultura starter sofreu redução com a adição dos probióticos, porém o desenvolvimento de Pediococcus pentosaceus não foi afetado. Os probióticos testados mostraram crescimento durante o processamento e permaneceram viáveis no produto final. Ficou demonstrada a viabilidade da utilização das culturas probióticas em embutido cárneo fermentado, principalmente L. casei e L. paracasei, preservando suas propriedades tecnológicas e sensoriais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-20612008000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
dc.source.none.fl_str_mv Food Science and Technology v.28 n.3 2008
reponame:Food Science and Technology (Campinas)
instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron:SBCTA
instname_str Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron_str SBCTA
institution SBCTA
reponame_str Food Science and Technology (Campinas)
collection Food Science and Technology (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbcta.org.br
_version_ 1752126314018504704