Aplicação do método QDF na avaliação do perfil do consumidor de melão amarelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrahão,Camila
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Miguel,Ana Carolina Almeida, Dias,João Ricardo Pecini Stein, Spoto,Marta Helena Fillet, Silva,Paula Porrelli Moreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Food Science and Technology (Campinas)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000400003
Resumo: A busca pela longevidade e a procura por alimentos mais saudáveis fizeram com que os consumidores se tornassem cada vez mais exigentes. Diante disso, procurou-se estabelecer o comportamento de compra dos consumidores de melão no Mercado Municipal de Piracicaba (SP) através do método de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) e, com base nas respostas obtidas nos questionários aplicados, traçou-se o perfil dos consumidores, destacando-se suas preferências, costumes, reclamações e exigências. Verificou-se que é a mulher que realiza as compras do melão, com preferência pelo consumo na forma in natura. Encontrou-se insatisfação de 42,8% dos entrevistados quanto à qualidade do melão, sendo o sabor aguado a principal causa de descontentamento. Logo, a qualidade do melão não correspondia àquela indicada pelos consumidores (casca sem defeitos, coloração amarela característica da variedade, textura firme, suculento, de preço acessível, garantia de qualidade e gosto doce). Diante da insatisfação dos consumidores e considerando-se que o melão é consumido preferencialmente in natura, deve-se atentar para a preservação da sua aparência e qualidade sensorial. A opinião dos consumidores deve ser considerada na tentativa de identificar os pontos que devem ser melhorados dentro da cadeia de comercialização a fim de minimizar as perdas e promover a melhoria e a manutenção da qualidade do produto final.
id SBCTA-1_54368d599df796486494d321d470d3fd
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-20612009000400003
network_acronym_str SBCTA-1
network_name_str Food Science and Technology (Campinas)
repository_id_str
spelling Aplicação do método QDF na avaliação do perfil do consumidor de melão amareloCucumis melopadrões de qualidadeconsumo in naturaA busca pela longevidade e a procura por alimentos mais saudáveis fizeram com que os consumidores se tornassem cada vez mais exigentes. Diante disso, procurou-se estabelecer o comportamento de compra dos consumidores de melão no Mercado Municipal de Piracicaba (SP) através do método de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) e, com base nas respostas obtidas nos questionários aplicados, traçou-se o perfil dos consumidores, destacando-se suas preferências, costumes, reclamações e exigências. Verificou-se que é a mulher que realiza as compras do melão, com preferência pelo consumo na forma in natura. Encontrou-se insatisfação de 42,8% dos entrevistados quanto à qualidade do melão, sendo o sabor aguado a principal causa de descontentamento. Logo, a qualidade do melão não correspondia àquela indicada pelos consumidores (casca sem defeitos, coloração amarela característica da variedade, textura firme, suculento, de preço acessível, garantia de qualidade e gosto doce). Diante da insatisfação dos consumidores e considerando-se que o melão é consumido preferencialmente in natura, deve-se atentar para a preservação da sua aparência e qualidade sensorial. A opinião dos consumidores deve ser considerada na tentativa de identificar os pontos que devem ser melhorados dentro da cadeia de comercialização a fim de minimizar as perdas e promover a melhoria e a manutenção da qualidade do produto final.Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000400003Food Science and Technology v.29 n.4 2009reponame:Food Science and Technology (Campinas)instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)instacron:SBCTA10.1590/S0101-20612009000400003info:eu-repo/semantics/openAccessAbrahão,CamilaMiguel,Ana Carolina AlmeidaDias,João Ricardo Pecini SteinSpoto,Marta Helena FilletSilva,Paula Porrelli Moreira dapor2010-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-20612009000400003Revistahttp://www.scielo.br/ctaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbcta.org.br1678-457X0101-2061opendoar:2010-01-22T00:00Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do método QDF na avaliação do perfil do consumidor de melão amarelo
title Aplicação do método QDF na avaliação do perfil do consumidor de melão amarelo
spellingShingle Aplicação do método QDF na avaliação do perfil do consumidor de melão amarelo
Abrahão,Camila
Cucumis melo
padrões de qualidade
consumo in natura
title_short Aplicação do método QDF na avaliação do perfil do consumidor de melão amarelo
title_full Aplicação do método QDF na avaliação do perfil do consumidor de melão amarelo
title_fullStr Aplicação do método QDF na avaliação do perfil do consumidor de melão amarelo
title_full_unstemmed Aplicação do método QDF na avaliação do perfil do consumidor de melão amarelo
title_sort Aplicação do método QDF na avaliação do perfil do consumidor de melão amarelo
author Abrahão,Camila
author_facet Abrahão,Camila
Miguel,Ana Carolina Almeida
Dias,João Ricardo Pecini Stein
Spoto,Marta Helena Fillet
Silva,Paula Porrelli Moreira da
author_role author
author2 Miguel,Ana Carolina Almeida
Dias,João Ricardo Pecini Stein
Spoto,Marta Helena Fillet
Silva,Paula Porrelli Moreira da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrahão,Camila
Miguel,Ana Carolina Almeida
Dias,João Ricardo Pecini Stein
Spoto,Marta Helena Fillet
Silva,Paula Porrelli Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Cucumis melo
padrões de qualidade
consumo in natura
topic Cucumis melo
padrões de qualidade
consumo in natura
description A busca pela longevidade e a procura por alimentos mais saudáveis fizeram com que os consumidores se tornassem cada vez mais exigentes. Diante disso, procurou-se estabelecer o comportamento de compra dos consumidores de melão no Mercado Municipal de Piracicaba (SP) através do método de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) e, com base nas respostas obtidas nos questionários aplicados, traçou-se o perfil dos consumidores, destacando-se suas preferências, costumes, reclamações e exigências. Verificou-se que é a mulher que realiza as compras do melão, com preferência pelo consumo na forma in natura. Encontrou-se insatisfação de 42,8% dos entrevistados quanto à qualidade do melão, sendo o sabor aguado a principal causa de descontentamento. Logo, a qualidade do melão não correspondia àquela indicada pelos consumidores (casca sem defeitos, coloração amarela característica da variedade, textura firme, suculento, de preço acessível, garantia de qualidade e gosto doce). Diante da insatisfação dos consumidores e considerando-se que o melão é consumido preferencialmente in natura, deve-se atentar para a preservação da sua aparência e qualidade sensorial. A opinião dos consumidores deve ser considerada na tentativa de identificar os pontos que devem ser melhorados dentro da cadeia de comercialização a fim de minimizar as perdas e promover a melhoria e a manutenção da qualidade do produto final.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612009000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-20612009000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
dc.source.none.fl_str_mv Food Science and Technology v.29 n.4 2009
reponame:Food Science and Technology (Campinas)
instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron:SBCTA
instname_str Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron_str SBCTA
institution SBCTA
reponame_str Food Science and Technology (Campinas)
collection Food Science and Technology (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbcta.org.br
_version_ 1752126314890919936