Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braúna, Jorge Ricardo Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Morais, Marcelo Bezerra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12110
Resumo: Tematizando a educação matemática como meio para a construção de uma cultura de paz, temos o objetivo de compreender como a educação matemática escolar pode influenciar a constituição de uma cultura de paz, a partir do que é vivenciado nos processos de escolarização. Para isso, lançamos mão de alguns conceitos de Skovsmose (2015; 2008) e Freire (1987; 1996) e, ainda, analisamos dados de uma pesquisa que lança mão da Sociopoética (Gauthier, 2015) como metodologia de investigação. Elaboramos compreensões de como o ensino de matemática pode atuar reproduzindo uma violência difusa, à medida que fragiliza foregrounds e gera situações de autodesvalia, favorecendo a percepção da matemática como inimiga, frustração, alheamento, vergonha e engano.
id UFGD-9_872fbb049bb86e06d67396f22b4bbcc1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12110
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de pazForegroundEducação Matemática CríticaEnsino de Matemática.Educação Matemática CríticaTematizando a educação matemática como meio para a construção de uma cultura de paz, temos o objetivo de compreender como a educação matemática escolar pode influenciar a constituição de uma cultura de paz, a partir do que é vivenciado nos processos de escolarização. Para isso, lançamos mão de alguns conceitos de Skovsmose (2015; 2008) e Freire (1987; 1996) e, ainda, analisamos dados de uma pesquisa que lança mão da Sociopoética (Gauthier, 2015) como metodologia de investigação. Elaboramos compreensões de como o ensino de matemática pode atuar reproduzindo uma violência difusa, à medida que fragiliza foregrounds e gera situações de autodesvalia, favorecendo a percepção da matemática como inimiga, frustração, alheamento, vergonha e engano.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1211010.30612/tangram.v4i1.12110TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2021); 46-702595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12110/7613Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBraúna, Jorge Ricardo FerreiraMorais, Marcelo Bezerra de2021-03-29T12:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12110Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-03-29T12:18:58Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz
title Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz
spellingShingle Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz
Braúna, Jorge Ricardo Ferreira
Foreground
Educação Matemática Crítica
Ensino de Matemática.
Educação Matemática Crítica
title_short Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz
title_full Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz
title_fullStr Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz
title_full_unstemmed Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz
title_sort Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz
author Braúna, Jorge Ricardo Ferreira
author_facet Braúna, Jorge Ricardo Ferreira
Morais, Marcelo Bezerra de
author_role author
author2 Morais, Marcelo Bezerra de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braúna, Jorge Ricardo Ferreira
Morais, Marcelo Bezerra de
dc.subject.por.fl_str_mv Foreground
Educação Matemática Crítica
Ensino de Matemática.
Educação Matemática Crítica
topic Foreground
Educação Matemática Crítica
Ensino de Matemática.
Educação Matemática Crítica
description Tematizando a educação matemática como meio para a construção de uma cultura de paz, temos o objetivo de compreender como a educação matemática escolar pode influenciar a constituição de uma cultura de paz, a partir do que é vivenciado nos processos de escolarização. Para isso, lançamos mão de alguns conceitos de Skovsmose (2015; 2008) e Freire (1987; 1996) e, ainda, analisamos dados de uma pesquisa que lança mão da Sociopoética (Gauthier, 2015) como metodologia de investigação. Elaboramos compreensões de como o ensino de matemática pode atuar reproduzindo uma violência difusa, à medida que fragiliza foregrounds e gera situações de autodesvalia, favorecendo a percepção da matemática como inimiga, frustração, alheamento, vergonha e engano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12110
10.30612/tangram.v4i1.12110
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12110
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v4i1.12110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12110/7613
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2021); 46-70
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479624282112