Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) |
DOI: | 10.5712/rbmfc6(18)158 |
Texto Completo: | https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/158 |
Resumo: | Introdução: a satisfação do usuário é um importante desfecho em saúde e item relevante no processo de avaliação e planejamento de Serviços de Saúde. No Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC), a avaliação baseia-se nos indicadores de saúde das suas doze Unidades. A Unidade de Saúde Jardim Itu (USJI) integra o SSC/GHC e pretende incorporar no seu processo avaliativo a satisfação do usuário. Objetivos: conhecer o grau de satisfação dos usuários da USJI com o acesso, a longitudinalidade, a relação médico-pessoa e a integralidade dos serviços oferecidos e verificar se há associação entre o grau de satisfação geral dos usuários e diversos aspectos. Materiais e Métodos: estudo transversal, com usuários da USJI, maiores de 18 anos, que consultaram na semana anterior à amostragem e no período entre 3 e 12 meses antecedentes. São selecionados 20 usuários, por semana, do total de consultas médicas realizadas. A satisfação é medida em escala de Likert por um questionário validado no Brasil composto de questões referentes à última consulta. É excluído do estudo o usuário que não possui capacidade de responder ao questionário, que mora fora da área de abrangência da USJI ou cujo atendimento foi realizado em visita domiciliar. Resultados: foram selecionados até o momento 58 usuários, com 8 exclusões e 31 questionários respondidos. A coleta de dados primários se dará até a terceira semana de dezembro. O banco de dados está sendo construído no software Epi-Info. Em janeiro serão realizadas a digitação e análise dos dados. |
id |
SBMFC-1_7c9cd1da68ba0d0882fb4a2cdef16ec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbmfc.org.br:article/158 |
network_acronym_str |
SBMFC-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) |
spelling |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim ItuSatisfação do PacienteAtenção Primária à SaúdeAvaliação em SaúdeIntrodução: a satisfação do usuário é um importante desfecho em saúde e item relevante no processo de avaliação e planejamento de Serviços de Saúde. No Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC), a avaliação baseia-se nos indicadores de saúde das suas doze Unidades. A Unidade de Saúde Jardim Itu (USJI) integra o SSC/GHC e pretende incorporar no seu processo avaliativo a satisfação do usuário. Objetivos: conhecer o grau de satisfação dos usuários da USJI com o acesso, a longitudinalidade, a relação médico-pessoa e a integralidade dos serviços oferecidos e verificar se há associação entre o grau de satisfação geral dos usuários e diversos aspectos. Materiais e Métodos: estudo transversal, com usuários da USJI, maiores de 18 anos, que consultaram na semana anterior à amostragem e no período entre 3 e 12 meses antecedentes. São selecionados 20 usuários, por semana, do total de consultas médicas realizadas. A satisfação é medida em escala de Likert por um questionário validado no Brasil composto de questões referentes à última consulta. É excluído do estudo o usuário que não possui capacidade de responder ao questionário, que mora fora da área de abrangência da USJI ou cujo atendimento foi realizado em visita domiciliar. Resultados: foram selecionados até o momento 58 usuários, com 8 exclusões e 31 questionários respondidos. A coleta de dados primários se dará até a terceira semana de dezembro. O banco de dados está sendo construído no software Epi-Info. Em janeiro serão realizadas a digitação e análise dos dados.Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)2011-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumos de Congressos; Conference Abstractsapplication/pdfhttps://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/15810.5712/rbmfc6(18)158Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Vol. 6 No. 18 (2011); 81Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Vol. 6 Núm. 18 (2011); 81Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; v. 6 n. 18 (2011); 812179-79941809-5909reponame:Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)instacron:SBMFCporhttps://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/158/pdfCopyright (c) 2011 Pablo de Lannoy Stürmer, Thiago Frank, Tiago Barra Vidal, Rudi Roman, Diogo Luis Scalco, Rodrigo Caprio Leite de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessStürmer, Pablo de LannoyFrank, ThiagoVidal, Tiago BarraRoman, RudiScalco, Diogo LuisCastro, Rodrigo Caprio Leite de2020-05-21T21:16:12Zoai:ojs.rbmfc.org.br:article/158Revistahttp://www.rbmfc.org.br/index.php/rbmfcPRIhttps://www.rbmfc.org.br/rbmfc/oairbmfc@rbmfc.org.br||david@sbmfc.org.br2179-79941809-5909opendoar:2020-05-21T21:16:12Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu |
title |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu |
spellingShingle |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu Stürmer, Pablo de Lannoy Satisfação do Paciente Atenção Primária à Saúde Avaliação em Saúde Stürmer, Pablo de Lannoy Satisfação do Paciente Atenção Primária à Saúde Avaliação em Saúde |
title_short |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu |
title_full |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu |
title_fullStr |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu |
title_full_unstemmed |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu |
title_sort |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu |
author |
Stürmer, Pablo de Lannoy |
author_facet |
Stürmer, Pablo de Lannoy Stürmer, Pablo de Lannoy Frank, Thiago Vidal, Tiago Barra Roman, Rudi Scalco, Diogo Luis Castro, Rodrigo Caprio Leite de Frank, Thiago Vidal, Tiago Barra Roman, Rudi Scalco, Diogo Luis Castro, Rodrigo Caprio Leite de |
author_role |
author |
author2 |
Frank, Thiago Vidal, Tiago Barra Roman, Rudi Scalco, Diogo Luis Castro, Rodrigo Caprio Leite de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stürmer, Pablo de Lannoy Frank, Thiago Vidal, Tiago Barra Roman, Rudi Scalco, Diogo Luis Castro, Rodrigo Caprio Leite de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do Paciente Atenção Primária à Saúde Avaliação em Saúde |
topic |
Satisfação do Paciente Atenção Primária à Saúde Avaliação em Saúde |
description |
Introdução: a satisfação do usuário é um importante desfecho em saúde e item relevante no processo de avaliação e planejamento de Serviços de Saúde. No Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC), a avaliação baseia-se nos indicadores de saúde das suas doze Unidades. A Unidade de Saúde Jardim Itu (USJI) integra o SSC/GHC e pretende incorporar no seu processo avaliativo a satisfação do usuário. Objetivos: conhecer o grau de satisfação dos usuários da USJI com o acesso, a longitudinalidade, a relação médico-pessoa e a integralidade dos serviços oferecidos e verificar se há associação entre o grau de satisfação geral dos usuários e diversos aspectos. Materiais e Métodos: estudo transversal, com usuários da USJI, maiores de 18 anos, que consultaram na semana anterior à amostragem e no período entre 3 e 12 meses antecedentes. São selecionados 20 usuários, por semana, do total de consultas médicas realizadas. A satisfação é medida em escala de Likert por um questionário validado no Brasil composto de questões referentes à última consulta. É excluído do estudo o usuário que não possui capacidade de responder ao questionário, que mora fora da área de abrangência da USJI ou cujo atendimento foi realizado em visita domiciliar. Resultados: foram selecionados até o momento 58 usuários, com 8 exclusões e 31 questionários respondidos. A coleta de dados primários se dará até a terceira semana de dezembro. O banco de dados está sendo construído no software Epi-Info. Em janeiro serão realizadas a digitação e análise dos dados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Resumos de Congressos; Conference Abstracts |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/158 10.5712/rbmfc6(18)158 |
url |
https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/158 |
identifier_str_mv |
10.5712/rbmfc6(18)158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/158/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Vol. 6 No. 18 (2011); 81 Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Vol. 6 Núm. 18 (2011); 81 Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; v. 6 n. 18 (2011); 81 2179-7994 1809-5909 reponame:Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) instname:Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) instacron:SBMFC |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) |
instacron_str |
SBMFC |
institution |
SBMFC |
reponame_str |
Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbmfc@rbmfc.org.br||david@sbmfc.org.br |
_version_ |
1822176250541637632 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5712/rbmfc6(18)158 |