REFLEXÕES DOCENTES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE GEOGRAFIA E A REALIDADE SOCIAL E ESCOLAR DOS ALUNOS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Anderson Weber
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Spironello, Rosangela Lurdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
Texto Completo: https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3834
Resumo: Este artigo objetiva discutir e refletir sobre a inserção dos indivíduos de nossa sociedade no ritmo desgastante do sistema capitalista em diversos aspectos a partir de reflexões geradas por uma atividade didático-pedagógica em sala de aula. Porém, aqui se vestiu as lentes do segmento Ensino de Geografia e, para tal, adotando a metodologia da Pesquisa-ação conforme Thiollent (2011), a referida atividade se desenvolveu com uma turma de nono ano da Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, localizada em Pedro Osório/RS. Os resultados permitiram não só os alunos refletirem sobre a sua posição na sociedade atual, mas discutir a respeito do conteúdo programático do assunto abordado e ter a possibilidade de pensar de modo alternativo práxis cooperadas e inclusivas que possam auxiliar a turma a angariar fundos para a confraternização de formatura ao fim do ano letivo. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e refletir sobre a Economia Solidária como uma alternativa aos pressupostos capitalistas enraizados em nossa sociedade.
id SEPLAGRS1_672235ea2a43b536c7325ee7a5448b61
oai_identifier_str oai:ojs.fee:article/3834
network_acronym_str SEPLAGRS1
network_name_str Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES DOCENTES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE GEOGRAFIA E A REALIDADE SOCIAL E ESCOLAR DOS ALUNOS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL?Geografia; Ensino de GeografiaEste artigo objetiva discutir e refletir sobre a inserção dos indivíduos de nossa sociedade no ritmo desgastante do sistema capitalista em diversos aspectos a partir de reflexões geradas por uma atividade didático-pedagógica em sala de aula. Porém, aqui se vestiu as lentes do segmento Ensino de Geografia e, para tal, adotando a metodologia da Pesquisa-ação conforme Thiollent (2011), a referida atividade se desenvolveu com uma turma de nono ano da Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, localizada em Pedro Osório/RS. Os resultados permitiram não só os alunos refletirem sobre a sua posição na sociedade atual, mas discutir a respeito do conteúdo programático do assunto abordado e ter a possibilidade de pensar de modo alternativo práxis cooperadas e inclusivas que possam auxiliar a turma a angariar fundos para a confraternização de formatura ao fim do ano letivo. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e refletir sobre a Economia Solidária como uma alternativa aos pressupostos capitalistas enraizados em nossa sociedade.Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RSPereira, Anderson WeberSpironello, Rosangela Lurdes2017-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3834Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 29 (2017): Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul; 30-502446-72510520-4062reponame:Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)instname:Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS)instacron:SEPLAGRSporhttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3834/3814http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T20:04:41Zoai:ojs.fee:article/3834Revistahttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rsPUBhttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/oaiboletimgeograficors@gmail.com || boletim-geografico@planejamento.rs.gov.br2446-72510520-4062opendoar:2021-12-21T20:04:41Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES DOCENTES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE GEOGRAFIA E A REALIDADE SOCIAL E ESCOLAR DOS ALUNOS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL?
title REFLEXÕES DOCENTES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE GEOGRAFIA E A REALIDADE SOCIAL E ESCOLAR DOS ALUNOS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL?
spellingShingle REFLEXÕES DOCENTES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE GEOGRAFIA E A REALIDADE SOCIAL E ESCOLAR DOS ALUNOS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL?
Pereira, Anderson Weber
Geografia; Ensino de Geografia
title_short REFLEXÕES DOCENTES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE GEOGRAFIA E A REALIDADE SOCIAL E ESCOLAR DOS ALUNOS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL?
title_full REFLEXÕES DOCENTES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE GEOGRAFIA E A REALIDADE SOCIAL E ESCOLAR DOS ALUNOS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL?
title_fullStr REFLEXÕES DOCENTES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE GEOGRAFIA E A REALIDADE SOCIAL E ESCOLAR DOS ALUNOS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL?
title_full_unstemmed REFLEXÕES DOCENTES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE GEOGRAFIA E A REALIDADE SOCIAL E ESCOLAR DOS ALUNOS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL?
title_sort REFLEXÕES DOCENTES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE GEOGRAFIA E A REALIDADE SOCIAL E ESCOLAR DOS ALUNOS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL?
author Pereira, Anderson Weber
author_facet Pereira, Anderson Weber
Spironello, Rosangela Lurdes
author_role author
author2 Spironello, Rosangela Lurdes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Anderson Weber
Spironello, Rosangela Lurdes
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Ensino de Geografia
topic Geografia; Ensino de Geografia
description Este artigo objetiva discutir e refletir sobre a inserção dos indivíduos de nossa sociedade no ritmo desgastante do sistema capitalista em diversos aspectos a partir de reflexões geradas por uma atividade didático-pedagógica em sala de aula. Porém, aqui se vestiu as lentes do segmento Ensino de Geografia e, para tal, adotando a metodologia da Pesquisa-ação conforme Thiollent (2011), a referida atividade se desenvolveu com uma turma de nono ano da Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, localizada em Pedro Osório/RS. Os resultados permitiram não só os alunos refletirem sobre a sua posição na sociedade atual, mas discutir a respeito do conteúdo programático do assunto abordado e ter a possibilidade de pensar de modo alternativo práxis cooperadas e inclusivas que possam auxiliar a turma a angariar fundos para a confraternização de formatura ao fim do ano letivo. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e refletir sobre a Economia Solidária como uma alternativa aos pressupostos capitalistas enraizados em nossa sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3834
url https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3834/3814
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS
publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 29 (2017): Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul; 30-50
2446-7251
0520-4062
reponame:Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
instname:Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS)
instacron:SEPLAGRS
instname_str Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS)
instacron_str SEPLAGRS
institution SEPLAGRS
reponame_str Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
collection Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS)
repository.mail.fl_str_mv boletimgeograficors@gmail.com || boletim-geografico@planejamento.rs.gov.br
_version_ 1757994518791061504