A questão da multiparentalidade no direito de família contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Flávia Toledo
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8883
Resumo: O presente documentário tem por fim, expor a questão da multiparentalidade, ainda desconhecida por muitos, mas que está em voga. O objetivo basilar é trazer à tona assuntos que ainda não tem nenhum tipo de amparo específico meio aos códigos brasileiros, mas que institutos como o da socioafetividade, constante no direito de família, presente tanto na constituição federal quanto no código civil bem como autores renomados, juristas e até mesmo jurisprudências fazem menções ao instituto da multiparentalidade. A peculiaridade desta nova modalidade de reconhecimento de filiação é a possibilidade de se ter ao menos três pessoas constantes no registro de nascimento. Tal procedimento já é uma realidade meio aos tribunais brasileiros, onde estes estão dando primazia ao interesse de pessoas que desejam englobar, em seu sistema hereditário, a presença de outras pessoas não biológicas, mas sim socioafetivas, ou seja, que não sequer um vínculo biológico, mas existe um laço afetivo capaz de suprir a questão genética. Neste sentido, há princípios que estão em harmonia com este novo instituto, que prezam pelo melhor interesse da família e deixam a visão romana de que o real conceito de família era a constituição somente através do casamento, onde aquele que não se enquadrava nesse perfil era denominado como família ilegítima. O direito, visando acompanhar as necessidades das pessoas que se viam desamparadas no aspecto de vinculo paterno e/ou materno, entendeu que não mais se prevalece a ideia romana sobre constituição de família e o que dela suceder, mas sim dando ênfase às relações decorrentes do afeto.
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A peculiaridade desta nova modalidade de reconhecimento de filiação é a possibilidade de se ter ao menos três pessoas constantes no registro de nascimento. Tal procedimento já é uma realidade meio aos tribunais brasileiros, onde estes estão dando primazia ao interesse de pessoas que desejam englobar, em seu sistema hereditário, a presença de outras pessoas não biológicas, mas sim socioafetivas, ou seja, que não sequer um vínculo biológico, mas existe um laço afetivo capaz de suprir a questão genética. Neste sentido, há princípios que estão em harmonia com este novo instituto, que prezam pelo melhor interesse da família e deixam a visão romana de que o real conceito de família era a constituição somente através do casamento, onde aquele que não se enquadrava nesse perfil era denominado como família ilegítima. O direito, visando acompanhar as necessidades das pessoas que se viam desamparadas no aspecto de vinculo paterno e/ou materno, entendeu que não mais se prevalece a ideia romana sobre constituição de família e o que dela suceder, mas sim dando ênfase às relações decorrentes do afeto.The current documentary has as purpose, show the matter about multiparentalidade that is in vogue. The main purpose is bringing up issues that still don’t have any specific legal support, but some institutes like the institute of socioafetividade, as present in the Family law as in The Civil Code, as well as renowed authors, jurists and also jurisprudence mention the multiparentalidade. The peculiarity of this new membership recognition mode is the possibility of having at least three of the people in the birth registry. This prodecure is already a reality among Brazilian courts, where they prioritize those who want to add to their inheriting, the presence of not biologic people, but socioafetiva, that is, that even a biological link, but there is an emotional bond capable of supplying the genetic question. In this sense There are principles which are in harmony with this new kind of institute, that value for the best interest of the Family and disregard the Roman standard of Family that was based on the marriage, where one that doesn’t fit this profile was termed as illegitimate family. The law aimed follow the needs of people who found themselves helpless in the aspect of paternal bond and / or mother, understood that no longer prevails the Roman idea of starting a family and what it succeed, but with an emphasis on relationships resulting from affection.Submitted by Erick Vinicius (erick.assis@ucb.br) on 2017-07-07T14:19:11Z No. of bitstreams: 1 FláviaToledoMendesTCCGraduacao2016.pdf.pdf: 2988480 bytes, checksum: dd40d2bf18e3c7046b245095926e80cb (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-10T11:25:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FláviaToledoMendesTCCGraduacao2016.pdf.pdf: 2988480 bytes, checksum: dd40d2bf18e3c7046b245095926e80cb (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-10T11:25:43Z (GMT). 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The current documentary has as purpose, show the matter about multiparentalidade that is in vogue. The main purpose is bringing up issues that still don’t have any specific legal support, but some institutes like the institute of socioafetividade, as present in the Family law as in The Civil Code, as well as renowed authors, jurists and also jurisprudence mention the multiparentalidade. The peculiarity of this new membership recognition mode is the possibility of having at least three of the people in the birth registry. This prodecure is already a reality among Brazilian courts, where they prioritize those who want to add to their inheriting, the presence of not biologic people, but socioafetiva, that is, that even a biological link, but there is an emotional bond capable of supplying the genetic question. In this sense There are principles which are in harmony with this new kind of institute, that value for the best interest of the Family and disregard the Roman standard of Family that was based on the marriage, where one that doesn’t fit this profile was termed as illegitimate family. The law aimed follow the needs of people who found themselves helpless in the aspect of paternal bond and / or mother, understood that no longer prevails the Roman idea of starting a family and what it succeed, but with an emphasis on relationships resulting from affection.
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