Práticas educativas nas fortalezas catarinenses: possibilidades de um diálogo plural e intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Mülbersted
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Paim, Elison Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6688
Resumo: O presente artigo analisa práticas educativas que têm sido desenvolvidas por professores da rede municipal de ensino de Florianópolis, nas fortalezas catarinenses tuteladas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a fim de apontar possibilidades de um diálogo intercultural, em torno do patrimônio. Objetiva relacionar estas práticas educativas com as configurações do campo do patrimônio no Brasil, a partir do referencial teórico de Walter Benjamin (2012), no diálogo com autores que lidam com a relação entre patrimônio e ensino de História, por meio de três entrevistas realizadas com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis. Apontamos a possibilidade de estas fortalezas serem espaço de diálogo plural e intercultural, garantindo, assim, a efetiva democratização destes bens culturais.
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