Práticas educativas nas fortalezas catarinenses: possibilidades de um diálogo plural e intercultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6688 |
Resumo: | O presente artigo analisa práticas educativas que têm sido desenvolvidas por professores da rede municipal de ensino de Florianópolis, nas fortalezas catarinenses tuteladas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a fim de apontar possibilidades de um diálogo intercultural, em torno do patrimônio. Objetiva relacionar estas práticas educativas com as configurações do campo do patrimônio no Brasil, a partir do referencial teórico de Walter Benjamin (2012), no diálogo com autores que lidam com a relação entre patrimônio e ensino de História, por meio de três entrevistas realizadas com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis. Apontamos a possibilidade de estas fortalezas serem espaço de diálogo plural e intercultural, garantindo, assim, a efetiva democratização destes bens culturais. |
id |
UCS-7_af1f2092f947777c3c872d9104aa7b46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/6688 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas educativas nas fortalezas catarinenses: possibilidades de um diálogo plural e interculturalEnsino de História. Interculturalidade. Patrimônio Cultural.O presente artigo analisa práticas educativas que têm sido desenvolvidas por professores da rede municipal de ensino de Florianópolis, nas fortalezas catarinenses tuteladas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a fim de apontar possibilidades de um diálogo intercultural, em torno do patrimônio. Objetiva relacionar estas práticas educativas com as configurações do campo do patrimônio no Brasil, a partir do referencial teórico de Walter Benjamin (2012), no diálogo com autores que lidam com a relação entre patrimônio e ensino de História, por meio de três entrevistas realizadas com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis. Apontamos a possibilidade de estas fortalezas serem espaço de diálogo plural e intercultural, garantindo, assim, a efetiva democratização destes bens culturais.Universidade de Caxias do SulPereira, Pedro MülberstedPaim, Elison Antonio2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6688Métis: história & cultura; v. 17, n. 33 (2018): MÉTIS - HISTÓRIA & CULTURA2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6688/3467Direitos autorais 2018 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-21T12:18:27Zoai:vkali30.ucs.br:article/6688Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2019-05-21T12:18:27Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas nas fortalezas catarinenses: possibilidades de um diálogo plural e intercultural |
title |
Práticas educativas nas fortalezas catarinenses: possibilidades de um diálogo plural e intercultural |
spellingShingle |
Práticas educativas nas fortalezas catarinenses: possibilidades de um diálogo plural e intercultural Pereira, Pedro Mülbersted Ensino de História. Interculturalidade. Patrimônio Cultural. |
title_short |
Práticas educativas nas fortalezas catarinenses: possibilidades de um diálogo plural e intercultural |
title_full |
Práticas educativas nas fortalezas catarinenses: possibilidades de um diálogo plural e intercultural |
title_fullStr |
Práticas educativas nas fortalezas catarinenses: possibilidades de um diálogo plural e intercultural |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas nas fortalezas catarinenses: possibilidades de um diálogo plural e intercultural |
title_sort |
Práticas educativas nas fortalezas catarinenses: possibilidades de um diálogo plural e intercultural |
author |
Pereira, Pedro Mülbersted |
author_facet |
Pereira, Pedro Mülbersted Paim, Elison Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Paim, Elison Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Pedro Mülbersted Paim, Elison Antonio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História. Interculturalidade. Patrimônio Cultural. |
topic |
Ensino de História. Interculturalidade. Patrimônio Cultural. |
description |
O presente artigo analisa práticas educativas que têm sido desenvolvidas por professores da rede municipal de ensino de Florianópolis, nas fortalezas catarinenses tuteladas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a fim de apontar possibilidades de um diálogo intercultural, em torno do patrimônio. Objetiva relacionar estas práticas educativas com as configurações do campo do patrimônio no Brasil, a partir do referencial teórico de Walter Benjamin (2012), no diálogo com autores que lidam com a relação entre patrimônio e ensino de História, por meio de três entrevistas realizadas com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis. Apontamos a possibilidade de estas fortalezas serem espaço de diálogo plural e intercultural, garantindo, assim, a efetiva democratização destes bens culturais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6688 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6688/3467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Métis: história & cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Métis: história & cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 17, n. 33 (2018): MÉTIS - HISTÓRIA & CULTURA 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1799306151138951168 |