Matriz de posicionamendo estratégico de materiais (MPEM) : uma categorização estratégica para o setor de compras de uma empresa comercial do ramo agrícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Jeferson Pedro Reêdel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4750
Resumo: Este trabalho acadêmico apresenta inicialmente o diagnóstico realizado em uma empresa comercial do ramo agrícola, localizada na cidade de Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul. Para o estudo, algumas etapas foram desenvolvidas: revisão bibliográfica específica sobre o tema escolhido, o método de pesquisa, baseado em estudo de caso e apresentação do problema e recomendações. Constatou-se, portanto, a oportunidade de realizar uma categorização de grupos de produtos utilizando a Matriz de Posicionamento Estratégico de Materiais (MPEM) para o setor de compras, visando a utilização de novas estratégias e, consequentemente, a melhoria dos processos, tendo em vista a tomada de decisão em compras. A aplicação da MPEM foi realizada somente para os grupos de produtos classificados como “A”, que representam 80% do valor de compra total da empresa. Essa classificação envolveu estratégias como a busca por redução nos custos de compras, aumento na escala de compras, construção de contratos de longo prazo, entre outras. Com o resultado da análise dos recursos necessários para a aplicabilidade da proposta, nota-se a viabilidade da implementação da MPEM, levando em consideração que o valor de investimento representa um percentual mínimo quando comparado ao valor total das compras dos grupos de produtos da empresa classificados como “A”, não gerando prejuízo financeiro para a organização. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_39b1eca9686e87dd7db028ff88e64217
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4750
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Alves, Jeferson Pedro ReêdelReis, Zaida Cristiane dosBassanesi, Magda Medianeira ReginatoBorella, Margareth Rodrigues de Carvalho2019-06-15T13:32:30Z2019-06-15T13:32:30Z2019-06-152018https://repositorio.ucs.br/11338/4750Este trabalho acadêmico apresenta inicialmente o diagnóstico realizado em uma empresa comercial do ramo agrícola, localizada na cidade de Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul. Para o estudo, algumas etapas foram desenvolvidas: revisão bibliográfica específica sobre o tema escolhido, o método de pesquisa, baseado em estudo de caso e apresentação do problema e recomendações. Constatou-se, portanto, a oportunidade de realizar uma categorização de grupos de produtos utilizando a Matriz de Posicionamento Estratégico de Materiais (MPEM) para o setor de compras, visando a utilização de novas estratégias e, consequentemente, a melhoria dos processos, tendo em vista a tomada de decisão em compras. A aplicação da MPEM foi realizada somente para os grupos de produtos classificados como “A”, que representam 80% do valor de compra total da empresa. Essa classificação envolveu estratégias como a busca por redução nos custos de compras, aumento na escala de compras, construção de contratos de longo prazo, entre outras. Com o resultado da análise dos recursos necessários para a aplicabilidade da proposta, nota-se a viabilidade da implementação da MPEM, levando em consideração que o valor de investimento representa um percentual mínimo quando comparado ao valor total das compras dos grupos de produtos da empresa classificados como “A”, não gerando prejuízo financeiro para a organização. [resumo fornecido pelo autor]Compras - AdministraçãoPlanejamento estratégicoMatriz de posicionamendo estratégico de materiais (MPEM) : uma categorização estratégica para o setor de compras de uma empresa comercial do ramo agrícolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoORIGINALTCC Jeferson Pedro Reedel Alves.pdfTCC Jeferson Pedro Reedel Alves.pdfapplication/pdf1553160https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4750/1/TCC%20Jeferson%20Pedro%20Reedel%20Alves.pdf388d2363bd27fe4e4e3ebce472b2391aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4750/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52TEXTTCC Jeferson Pedro Reedel Alves.pdf.txtTCC Jeferson Pedro Reedel Alves.pdf.txtExtracted texttext/plain285276https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4750/3/TCC%20Jeferson%20Pedro%20Reedel%20Alves.pdf.txt58137cb7d336a80475e0e5d3e13ff260MD53THUMBNAILTCC Jeferson Pedro Reedel Alves.pdf.jpgTCC Jeferson Pedro Reedel Alves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4750/4/TCC%20Jeferson%20Pedro%20Reedel%20Alves.pdf.jpg5053a2aea0674d22b6bc9de5524cc519MD5411338/47502022-01-26 17:06:09.84oai:repositorio.ucs.br:11338/4750Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-01-26T17:06:09Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matriz de posicionamendo estratégico de materiais (MPEM) : uma categorização estratégica para o setor de compras de uma empresa comercial do ramo agrícola
title Matriz de posicionamendo estratégico de materiais (MPEM) : uma categorização estratégica para o setor de compras de uma empresa comercial do ramo agrícola
spellingShingle Matriz de posicionamendo estratégico de materiais (MPEM) : uma categorização estratégica para o setor de compras de uma empresa comercial do ramo agrícola
Alves, Jeferson Pedro Reêdel
Compras - Administração
Planejamento estratégico
title_short Matriz de posicionamendo estratégico de materiais (MPEM) : uma categorização estratégica para o setor de compras de uma empresa comercial do ramo agrícola
title_full Matriz de posicionamendo estratégico de materiais (MPEM) : uma categorização estratégica para o setor de compras de uma empresa comercial do ramo agrícola
title_fullStr Matriz de posicionamendo estratégico de materiais (MPEM) : uma categorização estratégica para o setor de compras de uma empresa comercial do ramo agrícola
title_full_unstemmed Matriz de posicionamendo estratégico de materiais (MPEM) : uma categorização estratégica para o setor de compras de uma empresa comercial do ramo agrícola
title_sort Matriz de posicionamendo estratégico de materiais (MPEM) : uma categorização estratégica para o setor de compras de uma empresa comercial do ramo agrícola
author Alves, Jeferson Pedro Reêdel
author_facet Alves, Jeferson Pedro Reêdel
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Reis, Zaida Cristiane dos
Bassanesi, Magda Medianeira Reginato
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Jeferson Pedro Reêdel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
contributor_str_mv Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Compras - Administração
Planejamento estratégico
topic Compras - Administração
Planejamento estratégico
description Este trabalho acadêmico apresenta inicialmente o diagnóstico realizado em uma empresa comercial do ramo agrícola, localizada na cidade de Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul. Para o estudo, algumas etapas foram desenvolvidas: revisão bibliográfica específica sobre o tema escolhido, o método de pesquisa, baseado em estudo de caso e apresentação do problema e recomendações. Constatou-se, portanto, a oportunidade de realizar uma categorização de grupos de produtos utilizando a Matriz de Posicionamento Estratégico de Materiais (MPEM) para o setor de compras, visando a utilização de novas estratégias e, consequentemente, a melhoria dos processos, tendo em vista a tomada de decisão em compras. A aplicação da MPEM foi realizada somente para os grupos de produtos classificados como “A”, que representam 80% do valor de compra total da empresa. Essa classificação envolveu estratégias como a busca por redução nos custos de compras, aumento na escala de compras, construção de contratos de longo prazo, entre outras. Com o resultado da análise dos recursos necessários para a aplicabilidade da proposta, nota-se a viabilidade da implementação da MPEM, levando em consideração que o valor de investimento representa um percentual mínimo quando comparado ao valor total das compras dos grupos de produtos da empresa classificados como “A”, não gerando prejuízo financeiro para a organização. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-15T13:32:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-15T13:32:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4750
url https://repositorio.ucs.br/11338/4750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4750/1/TCC%20Jeferson%20Pedro%20Reedel%20Alves.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4750/2/license.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4750/3/TCC%20Jeferson%20Pedro%20Reedel%20Alves.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4750/4/TCC%20Jeferson%20Pedro%20Reedel%20Alves.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 388d2363bd27fe4e4e3ebce472b2391a
0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40
58137cb7d336a80475e0e5d3e13ff260
5053a2aea0674d22b6bc9de5524cc519
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308892467265536