Contexts of language teacher training: Crossings

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4956
Resumo: The present study aims to propose a reflection of different contexts of language teacher training and their crossings in the construction of teaching identities, through actions that promote an inseparability between theory and practice. The data were collected during the orientation and supervision processes of teachers in training, students of a Language course, who participate in networked projects, such as Programa Residência Pedagógica (CAPES / MEC) and Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / CAPES / MEC), as well as projects maintained by Unesp itself, such as Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores and Programa Núcleos de Ensino. To this end, we assume a dialogical perspective, based on the discussions proposed by the Bakhtinian circle and studies on the processes of construction of teaching identities. The results point to the significant contributions of the insertion of teachers in training in these contexts and discuss the needs of maintaining these programs.
id UECE-3_9dfb521da8e7b329a7f2755975156634
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4956
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling Contexts of language teacher training: CrossingsContextos de formación de profesores de lenguas: CrucesContextos de formação de professores de línguas: AtravessamentosFormação de professores de línguaResidência pedagógicaPIBIDCentro de línguasNúcleo de ensinoformación de profesores de lenguasPIBIDCentro de línguasResidência pedagógicaNúcleo de ensinoLanguage teacher educationPedagogical residencePIBIDLanguage centersTeaching Centers ProgramThe present study aims to propose a reflection of different contexts of language teacher training and their crossings in the construction of teaching identities, through actions that promote an inseparability between theory and practice. The data were collected during the orientation and supervision processes of teachers in training, students of a Language course, who participate in networked projects, such as Programa Residência Pedagógica (CAPES / MEC) and Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / CAPES / MEC), as well as projects maintained by Unesp itself, such as Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores and Programa Núcleos de Ensino. To this end, we assume a dialogical perspective, based on the discussions proposed by the Bakhtinian circle and studies on the processes of construction of teaching identities. The results point to the significant contributions of the insertion of teachers in training in these contexts and discuss the needs of maintaining these programs.El presente estudio tiene como objetivo proponer una reflexión sobre diferentes contextos de formación de profesores de idiomas y sus cruces en la construcción de identidades docentes, a través de acciones que promueven una inseparabilidad entre teoría y práctica. Los datos fueron recolectados a través de los procesos de orientación y supervisión de docentes en formación, estudiantes de un curso de la carrera de Letras, que participan en proyectos en red, como el Programa de Residência Pedagógica (CAPES / MEC) y el Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / CAPES / MEC), así como proyectos mantenidos por la propia Unesp, como el Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores y el Núcleo de Ensino. Para ello, asumimos una perspectiva dialógica, basada en las discusiones propuestas por el círculo bakhtiniano y sus seguidores, así como estudios sobre los procesos de construcción de identidades docentes. Los resultados apuntan a los importantes aportes de la inserción de los docentes en formación en estos contextos y discuten las necesidades de mantener esos programas.O presente estudo tem como objetivo propor uma reflexão de contextos variados de formação de professores de línguas e seus atravessamentos na construção de identidades docentes, por meio de ações que promovem uma indissociabilidade entre a teoria e a prática. Os dados foram coletados por meio dos processos de orientação e supervisão de professores em formação, alunos de um curso de Letras, que participam de projetos em rede, tais como o Programa Residência Pedagógica (CAPES/MEC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/MEC), bem como de projetos mantidos pela própria Unesp, como o Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores e o Programa Núcleos de Ensino. Para tanto, assumimos uma perspectiva dialógica, com base nas discussões propostas pelo círculo bakhtiniano e seus seguidores, bem como nos estudos a respeito dos processos de construção de identidades docentes. Os resultados apontam as significativas contribuições da inserção dos professores em formação nesses contextos e discutem as necessidades de manutenção desses programas.EdUECE2021-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/495610.46230/2674-8266-13-4956Revista Linguagem em Foco; Vol. 13 No. 1 (2021): Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho; 221-236Revista Linguagem em Foco; v. 13 n. 1 (2021): Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho; 221-2362674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4956/4301https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4956/4302Copyright (c) 1969 Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Karin Adriane Henschel PobbeCarvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de2021-06-14T18:09:53Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4956Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-06-14T18:09:53Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Contexts of language teacher training: Crossings
Contextos de formación de profesores de lenguas: Cruces
Contextos de formação de professores de línguas: Atravessamentos
title Contexts of language teacher training: Crossings
spellingShingle Contexts of language teacher training: Crossings
Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe
Formação de professores de língua
Residência pedagógica
PIBID
Centro de línguas
Núcleo de ensino
formación de profesores de lenguas
PIBID
Centro de línguas
Residência pedagógica
Núcleo de ensino
Language teacher education
Pedagogical residence
PIBID
Language centers
Teaching Centers Program
title_short Contexts of language teacher training: Crossings
title_full Contexts of language teacher training: Crossings
title_fullStr Contexts of language teacher training: Crossings
title_full_unstemmed Contexts of language teacher training: Crossings
title_sort Contexts of language teacher training: Crossings
author Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe
author_facet Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe
Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
author_role author
author2 Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe
Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores de língua
Residência pedagógica
PIBID
Centro de línguas
Núcleo de ensino
formación de profesores de lenguas
PIBID
Centro de línguas
Residência pedagógica
Núcleo de ensino
Language teacher education
Pedagogical residence
PIBID
Language centers
Teaching Centers Program
topic Formação de professores de língua
Residência pedagógica
PIBID
Centro de línguas
Núcleo de ensino
formación de profesores de lenguas
PIBID
Centro de línguas
Residência pedagógica
Núcleo de ensino
Language teacher education
Pedagogical residence
PIBID
Language centers
Teaching Centers Program
description The present study aims to propose a reflection of different contexts of language teacher training and their crossings in the construction of teaching identities, through actions that promote an inseparability between theory and practice. The data were collected during the orientation and supervision processes of teachers in training, students of a Language course, who participate in networked projects, such as Programa Residência Pedagógica (CAPES / MEC) and Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / CAPES / MEC), as well as projects maintained by Unesp itself, such as Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores and Programa Núcleos de Ensino. To this end, we assume a dialogical perspective, based on the discussions proposed by the Bakhtinian circle and studies on the processes of construction of teaching identities. The results point to the significant contributions of the insertion of teachers in training in these contexts and discuss the needs of maintaining these programs.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4956
10.46230/2674-8266-13-4956
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4956
identifier_str_mv 10.46230/2674-8266-13-4956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4956/4301
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4956/4302
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 13 No. 1 (2021): Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho; 221-236
Revista Linguagem em Foco; v. 13 n. 1 (2021): Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho; 221-236
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068889049268224