A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8026 |
Resumo: | Objetiva-se neste artigo identificar como a história da matemática está presente em livros didáticos de matemática do Novo Ensino Médio. Para tanto, o estudo desenvolve-se à luz de uma pesquisa qualitativa documental, a qual é realizada em todos os seis volumes da coleção “Prisma Matemática” organizada pela editora FTD, e que tem sua primeira edição em 2020. O que se pode observar é que os livros trazem apenas informações pontuais por meio de anedotas, por vezes, mesmo que de forma esporádica também aparece menção às principais contribuições de alguns matemáticos, em grande parte daqueles que são costumeiramente reconhecidos em livros de história da matemática como descobridores ou inventores de técnicas e fórmulas. Visto isso, conclui-se que os livros da coleção analisada do Novo Ensino Médio exploram apenas aspectos relacionados às ideias matemáticas de autores vencedores. Contudo, salienta-se que é importante que o professor de matemática não se restrinja a destacar apenas essas informações pontuais, visto que um dos grandes potenciais da história da matemática para o processo de ensino e aprendizagem está em revelar elementos do contexto e do processo de construção do conhecimento matemático. |
id |
UECE-4_0b28a301d7d27b91394869acc86920fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/8026 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médioHistória da matemáticaLivro didático de matemáticaNovo Ensino MédioObjetiva-se neste artigo identificar como a história da matemática está presente em livros didáticos de matemática do Novo Ensino Médio. Para tanto, o estudo desenvolve-se à luz de uma pesquisa qualitativa documental, a qual é realizada em todos os seis volumes da coleção “Prisma Matemática” organizada pela editora FTD, e que tem sua primeira edição em 2020. O que se pode observar é que os livros trazem apenas informações pontuais por meio de anedotas, por vezes, mesmo que de forma esporádica também aparece menção às principais contribuições de alguns matemáticos, em grande parte daqueles que são costumeiramente reconhecidos em livros de história da matemática como descobridores ou inventores de técnicas e fórmulas. Visto isso, conclui-se que os livros da coleção analisada do Novo Ensino Médio exploram apenas aspectos relacionados às ideias matemáticas de autores vencedores. Contudo, salienta-se que é importante que o professor de matemática não se restrinja a destacar apenas essas informações pontuais, visto que um dos grandes potenciais da história da matemática para o processo de ensino e aprendizagem está em revelar elementos do contexto e do processo de construção do conhecimento matemático.EdUECE2022-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/802610.30938/bocehm.v9i26.8026Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 76-882447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8026/6812Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Francisco Wagner SoaresNogueira, Raniele Sampaio2022-05-11T12:27:11Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8026Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:53.133136Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio |
title |
A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio |
spellingShingle |
A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio Oliveira, Francisco Wagner Soares História da matemática Livro didático de matemática Novo Ensino Médio |
title_short |
A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio |
title_full |
A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio |
title_fullStr |
A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio |
title_full_unstemmed |
A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio |
title_sort |
A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio |
author |
Oliveira, Francisco Wagner Soares |
author_facet |
Oliveira, Francisco Wagner Soares Nogueira, Raniele Sampaio |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Raniele Sampaio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francisco Wagner Soares Nogueira, Raniele Sampaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da matemática Livro didático de matemática Novo Ensino Médio |
topic |
História da matemática Livro didático de matemática Novo Ensino Médio |
description |
Objetiva-se neste artigo identificar como a história da matemática está presente em livros didáticos de matemática do Novo Ensino Médio. Para tanto, o estudo desenvolve-se à luz de uma pesquisa qualitativa documental, a qual é realizada em todos os seis volumes da coleção “Prisma Matemática” organizada pela editora FTD, e que tem sua primeira edição em 2020. O que se pode observar é que os livros trazem apenas informações pontuais por meio de anedotas, por vezes, mesmo que de forma esporádica também aparece menção às principais contribuições de alguns matemáticos, em grande parte daqueles que são costumeiramente reconhecidos em livros de história da matemática como descobridores ou inventores de técnicas e fórmulas. Visto isso, conclui-se que os livros da coleção analisada do Novo Ensino Médio exploram apenas aspectos relacionados às ideias matemáticas de autores vencedores. Contudo, salienta-se que é importante que o professor de matemática não se restrinja a destacar apenas essas informações pontuais, visto que um dos grandes potenciais da história da matemática para o processo de ensino e aprendizagem está em revelar elementos do contexto e do processo de construção do conhecimento matemático. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8026 10.30938/bocehm.v9i26.8026 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8026 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v9i26.8026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8026/6812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 76-88 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998486781952 |