Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9637 |
Resumo: | A estatística está proposta para ser trabalhada durante toda a Educação Básica, havendo, então, a necessidade da potencialização da discussão de seu ensino em processos de formação continuada. O presente texto tem por objetivo relatar a experiência de uma professora acerca do desenvolvimento de uma sequência de ensino referente à inserção de conceitos estatísticos nos anos finais do ensino fundamental, a partir de sua participação em um processo formativo. As aulas foram desenvolvidas em duas turmas, sendo do 8º ano e do 9 º ano, no turno vespertino, de uma escola pública da Bahia. A sequência de ensino partiu de uma proposta realizada no Curso de Formação para Professores de Matemática, oferecido pela Secretária de Educação do Município e sendo uma ação extensionista do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC). Como resultado do processo formativo, a proposta desenvolvida pela professora buscou abordar conceitos estatísticos a partir do Ciclo Investigativo PPDAC. Nota-se com a realização dessa sequência de ensino que é possível desenvolver o trabalho com conceitos estatísticos de tal forma que haja a participação ativa dos estudantes, dentre eles, estudantes com deficiência, o que reforça a necessidade de processos formativos em parceria Universidade-Escola. |
id |
UECE-4_b47a3657dd9ec35e9f44e70ddb2b2196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/9637 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDACSequência de ensinoCiclo investigativo PPDACEstatísticaA estatística está proposta para ser trabalhada durante toda a Educação Básica, havendo, então, a necessidade da potencialização da discussão de seu ensino em processos de formação continuada. O presente texto tem por objetivo relatar a experiência de uma professora acerca do desenvolvimento de uma sequência de ensino referente à inserção de conceitos estatísticos nos anos finais do ensino fundamental, a partir de sua participação em um processo formativo. As aulas foram desenvolvidas em duas turmas, sendo do 8º ano e do 9 º ano, no turno vespertino, de uma escola pública da Bahia. A sequência de ensino partiu de uma proposta realizada no Curso de Formação para Professores de Matemática, oferecido pela Secretária de Educação do Município e sendo uma ação extensionista do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC). Como resultado do processo formativo, a proposta desenvolvida pela professora buscou abordar conceitos estatísticos a partir do Ciclo Investigativo PPDAC. Nota-se com a realização dessa sequência de ensino que é possível desenvolver o trabalho com conceitos estatísticos de tal forma que haja a participação ativa dos estudantes, dentre eles, estudantes com deficiência, o que reforça a necessidade de processos formativos em parceria Universidade-Escola.EdUECE2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/963710.30938/bocehm.v10i29.9637Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 29 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Mai/Ago; 01-142447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9637/9173Copyright (c) 2023 Clarice da Silva Nascimento, Luana Cerqueira de Almeida, Henrique Luis da Silva Santos, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santanahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Nascimento, Clarice da SilvaAlmeida, Luana Cerqueira deSantos, Henrique Luis da SilvaRibeiro dos Santos Santana, Eurivalda2023-07-31T21:48:21Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/9637Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-07-31T21:48:21Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC |
title |
Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC |
spellingShingle |
Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC Nascimento, Clarice da Silva Sequência de ensino Ciclo investigativo PPDAC Estatística |
title_short |
Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC |
title_full |
Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC |
title_fullStr |
Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC |
title_sort |
Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC |
author |
Nascimento, Clarice da Silva |
author_facet |
Nascimento, Clarice da Silva Almeida, Luana Cerqueira de Santos, Henrique Luis da Silva Ribeiro dos Santos Santana, Eurivalda |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Luana Cerqueira de Santos, Henrique Luis da Silva Ribeiro dos Santos Santana, Eurivalda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Clarice da Silva Almeida, Luana Cerqueira de Santos, Henrique Luis da Silva Ribeiro dos Santos Santana, Eurivalda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência de ensino Ciclo investigativo PPDAC Estatística |
topic |
Sequência de ensino Ciclo investigativo PPDAC Estatística |
description |
A estatística está proposta para ser trabalhada durante toda a Educação Básica, havendo, então, a necessidade da potencialização da discussão de seu ensino em processos de formação continuada. O presente texto tem por objetivo relatar a experiência de uma professora acerca do desenvolvimento de uma sequência de ensino referente à inserção de conceitos estatísticos nos anos finais do ensino fundamental, a partir de sua participação em um processo formativo. As aulas foram desenvolvidas em duas turmas, sendo do 8º ano e do 9 º ano, no turno vespertino, de uma escola pública da Bahia. A sequência de ensino partiu de uma proposta realizada no Curso de Formação para Professores de Matemática, oferecido pela Secretária de Educação do Município e sendo uma ação extensionista do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC). Como resultado do processo formativo, a proposta desenvolvida pela professora buscou abordar conceitos estatísticos a partir do Ciclo Investigativo PPDAC. Nota-se com a realização dessa sequência de ensino que é possível desenvolver o trabalho com conceitos estatísticos de tal forma que haja a participação ativa dos estudantes, dentre eles, estudantes com deficiência, o que reforça a necessidade de processos formativos em parceria Universidade-Escola. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9637 10.30938/bocehm.v10i29.9637 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9637 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v10i29.9637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9637/9173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 29 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Mai/Ago; 01-14 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997012484096 |