Ensino de língua portuguesa e memes de internet: outros textos, outras leituras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berger, Isnalda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Anecleto, Úrsula Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2054
Resumo: Neste artigo, discutimos sobre a importância do trabalho com textos multimodais e multissemióticos, a exemplo dos memes de intenet, no ensino de Língua Portuguesa, na educação básica. Tem por objetivo discutir as possibilidades de ações discursivas geradas a partir da leitura desses memes que circulam em novas esferas públicas, a exemplo do gênero discursivo blog. Como referencial teórico, ancora-se nos estudos sobre racionalidade comunicativa e a ação discursiva (HABERMAS, 2012); esfera pública (HABERMAS, 1984; 1997) e memes de internet (RECUERO, 2009). Enfatizamos que a esfera pública é um espaço para debate, formação de opinião, a partir do melhor argumento, e, nesse sentido, torna-se importante criar oportunidades na educação básica para os estudantes atuarem, de forma mais autônoma, sobre as mídias digitais, sustentando suas opiniões e desenvolvendo argumentos nesses espaços emergentes, possibilitando a ampliação de ações discursivas com vista a uma racionalidade comunicativa. 
id UEFS-1_77a2cc114cb5f63e22e61da19d7da262
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/2054
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling Ensino de língua portuguesa e memes de internet: outros textos, outras leiturasNeste artigo, discutimos sobre a importância do trabalho com textos multimodais e multissemióticos, a exemplo dos memes de intenet, no ensino de Língua Portuguesa, na educação básica. Tem por objetivo discutir as possibilidades de ações discursivas geradas a partir da leitura desses memes que circulam em novas esferas públicas, a exemplo do gênero discursivo blog. Como referencial teórico, ancora-se nos estudos sobre racionalidade comunicativa e a ação discursiva (HABERMAS, 2012); esfera pública (HABERMAS, 1984; 1997) e memes de internet (RECUERO, 2009). Enfatizamos que a esfera pública é um espaço para debate, formação de opinião, a partir do melhor argumento, e, nesse sentido, torna-se importante criar oportunidades na educação básica para os estudantes atuarem, de forma mais autônoma, sobre as mídias digitais, sustentando suas opiniões e desenvolvendo argumentos nesses espaços emergentes, possibilitando a ampliação de ações discursivas com vista a uma racionalidade comunicativa. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/205410.13102/cl.v18i3.2054A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 43-532594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2054/pdfCopyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessBerger, IsnaldaAnecleto, Úrsula Cunha2018-03-16T05:24:15Zoai:ojs3.uefs.br:article/2054Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-03-16T05:24:15A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa e memes de internet: outros textos, outras leituras
title Ensino de língua portuguesa e memes de internet: outros textos, outras leituras
spellingShingle Ensino de língua portuguesa e memes de internet: outros textos, outras leituras
Berger, Isnalda
title_short Ensino de língua portuguesa e memes de internet: outros textos, outras leituras
title_full Ensino de língua portuguesa e memes de internet: outros textos, outras leituras
title_fullStr Ensino de língua portuguesa e memes de internet: outros textos, outras leituras
title_full_unstemmed Ensino de língua portuguesa e memes de internet: outros textos, outras leituras
title_sort Ensino de língua portuguesa e memes de internet: outros textos, outras leituras
author Berger, Isnalda
author_facet Berger, Isnalda
Anecleto, Úrsula Cunha
author_role author
author2 Anecleto, Úrsula Cunha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berger, Isnalda
Anecleto, Úrsula Cunha
description Neste artigo, discutimos sobre a importância do trabalho com textos multimodais e multissemióticos, a exemplo dos memes de intenet, no ensino de Língua Portuguesa, na educação básica. Tem por objetivo discutir as possibilidades de ações discursivas geradas a partir da leitura desses memes que circulam em novas esferas públicas, a exemplo do gênero discursivo blog. Como referencial teórico, ancora-se nos estudos sobre racionalidade comunicativa e a ação discursiva (HABERMAS, 2012); esfera pública (HABERMAS, 1984; 1997) e memes de internet (RECUERO, 2009). Enfatizamos que a esfera pública é um espaço para debate, formação de opinião, a partir do melhor argumento, e, nesse sentido, torna-se importante criar oportunidades na educação básica para os estudantes atuarem, de forma mais autônoma, sobre as mídias digitais, sustentando suas opiniões e desenvolvendo argumentos nesses espaços emergentes, possibilitando a ampliação de ações discursivas com vista a uma racionalidade comunicativa. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2054
10.13102/cl.v18i3.2054
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2054
identifier_str_mv 10.13102/cl.v18i3.2054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2054/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 43-53
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321160536981504