Ensino de língua portuguesa e memes de internet: outros textos, outras leituras
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2054 |
Resumo: | Neste artigo, discutimos sobre a importância do trabalho com textos multimodais e multissemióticos, a exemplo dos memes de intenet, no ensino de Língua Portuguesa, na educação básica. Tem por objetivo discutir as possibilidades de ações discursivas geradas a partir da leitura desses memes que circulam em novas esferas públicas, a exemplo do gênero discursivo blog. Como referencial teórico, ancora-se nos estudos sobre racionalidade comunicativa e a ação discursiva (HABERMAS, 2012); esfera pública (HABERMAS, 1984; 1997) e memes de internet (RECUERO, 2009). Enfatizamos que a esfera pública é um espaço para debate, formação de opinião, a partir do melhor argumento, e, nesse sentido, torna-se importante criar oportunidades na educação básica para os estudantes atuarem, de forma mais autônoma, sobre as mídias digitais, sustentando suas opiniões e desenvolvendo argumentos nesses espaços emergentes, possibilitando a ampliação de ações discursivas com vista a uma racionalidade comunicativa. |
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Ensino de língua portuguesa e memes de internet: outros textos, outras leiturasNeste artigo, discutimos sobre a importância do trabalho com textos multimodais e multissemióticos, a exemplo dos memes de intenet, no ensino de Língua Portuguesa, na educação básica. Tem por objetivo discutir as possibilidades de ações discursivas geradas a partir da leitura desses memes que circulam em novas esferas públicas, a exemplo do gênero discursivo blog. Como referencial teórico, ancora-se nos estudos sobre racionalidade comunicativa e a ação discursiva (HABERMAS, 2012); esfera pública (HABERMAS, 1984; 1997) e memes de internet (RECUERO, 2009). Enfatizamos que a esfera pública é um espaço para debate, formação de opinião, a partir do melhor argumento, e, nesse sentido, torna-se importante criar oportunidades na educação básica para os estudantes atuarem, de forma mais autônoma, sobre as mídias digitais, sustentando suas opiniões e desenvolvendo argumentos nesses espaços emergentes, possibilitando a ampliação de ações discursivas com vista a uma racionalidade comunicativa. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/205410.13102/cl.v18i3.2054A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 43-532594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2054/pdfCopyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessBerger, IsnaldaAnecleto, Úrsula Cunha2018-03-16T05:24:15Zoai:ojs3.uefs.br:article/2054Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-03-16T05:24:15A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
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Neste artigo, discutimos sobre a importância do trabalho com textos multimodais e multissemióticos, a exemplo dos memes de intenet, no ensino de Língua Portuguesa, na educação básica. Tem por objetivo discutir as possibilidades de ações discursivas geradas a partir da leitura desses memes que circulam em novas esferas públicas, a exemplo do gênero discursivo blog. Como referencial teórico, ancora-se nos estudos sobre racionalidade comunicativa e a ação discursiva (HABERMAS, 2012); esfera pública (HABERMAS, 1984; 1997) e memes de internet (RECUERO, 2009). Enfatizamos que a esfera pública é um espaço para debate, formação de opinião, a partir do melhor argumento, e, nesse sentido, torna-se importante criar oportunidades na educação básica para os estudantes atuarem, de forma mais autônoma, sobre as mídias digitais, sustentando suas opiniões e desenvolvendo argumentos nesses espaços emergentes, possibilitando a ampliação de ações discursivas com vista a uma racionalidade comunicativa. |
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