Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14560 |
Resumo: | Resumo: Este estudo de cunho interpretativo descreve e analisa a elaboração de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) com a intenção de conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidam com ela As informações foram coletadas a partir da Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, uma das ações do Projeto Universal 483266/212-4, com 16 professores que faziam parte do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Para este estudo, acompanhou-se uma dupla desses professores A THA, elaborada a partir do modelo de Simon (1995), foi tomada como uma oportunidade de aprendizagem sob a luz do Princípio da Orientação, um dos princípios da Educação Matemática Realística (RME) De modo geral, os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica Acompanhar a elaboração da THA viabilizou identificar elementos que diferenciam a THA na direção de uma sua ampliação: a Trajetória de Ensino e Aprendizagem (TEA) |
id |
UEL_250dfd7e51cff9964f305d04c9d3e9cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14560 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realísticoMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaProfessoresFormaçãoMathematicsMathematics educationTeacher trainingStudy and teachingResumo: Este estudo de cunho interpretativo descreve e analisa a elaboração de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) com a intenção de conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidam com ela As informações foram coletadas a partir da Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, uma das ações do Projeto Universal 483266/212-4, com 16 professores que faziam parte do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Para este estudo, acompanhou-se uma dupla desses professores A THA, elaborada a partir do modelo de Simon (1995), foi tomada como uma oportunidade de aprendizagem sob a luz do Princípio da Orientação, um dos princípios da Educação Matemática Realística (RME) De modo geral, os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica Acompanhar a elaboração da THA viabilizou identificar elementos que diferenciam a THA na direção de uma sua ampliação: a Trajetória de Ensino e Aprendizagem (TEA)Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This interpretative study describes and analyzes the development of a Hypothetical Learning Trajectory (THA) with the intention to know how Math teachers of Basic education deal with it All the information was taken from the Writing Production Analysis in Mathematics Tasks Workshop, one of the actions of Universal Project 483266 / 212-4, of 16 teachers who were part of the Educational Development Program - PDE For this study were observed two of them The THA, elaborated based on the Simon model (1995) was taken as a learning opportunity under the Guidance Principle, one of the principles of Realistic Mathematics Education (RME) In general, the teachers presented school mathematics strategies and procedures commonly crafted in Basic Education Monitoring the development of THA enabled to identify elements that differentiate the THA in the direction of one possible expansion: the Teaching and Learning Trajectory (TEA)Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Pires, Celia Maria CarolinoSantos, Edilaine Regina dosFerreira, Pamela Emanueli AlvesBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires2024-05-01T14:32:51Z2024-05-01T14:32:51Z2016.0022.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14560porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14560Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico |
title |
Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico |
spellingShingle |
Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires Matemática Estudo e ensino Educação matemática Professores Formação Mathematics Mathematics education Teacher training Study and teaching |
title_short |
Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico |
title_full |
Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico |
title_fullStr |
Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico |
title_full_unstemmed |
Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico |
title_sort |
Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico |
author |
Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires |
author_facet |
Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Pires, Celia Maria Carolino Santos, Edilaine Regina dos Ferreira, Pamela Emanueli Alves Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Educação matemática Professores Formação Mathematics Mathematics education Teacher training Study and teaching |
topic |
Matemática Estudo e ensino Educação matemática Professores Formação Mathematics Mathematics education Teacher training Study and teaching |
description |
Resumo: Este estudo de cunho interpretativo descreve e analisa a elaboração de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) com a intenção de conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidam com ela As informações foram coletadas a partir da Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, uma das ações do Projeto Universal 483266/212-4, com 16 professores que faziam parte do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Para este estudo, acompanhou-se uma dupla desses professores A THA, elaborada a partir do modelo de Simon (1995), foi tomada como uma oportunidade de aprendizagem sob a luz do Princípio da Orientação, um dos princípios da Educação Matemática Realística (RME) De modo geral, os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica Acompanhar a elaboração da THA viabilizou identificar elementos que diferenciam a THA na direção de uma sua ampliação: a Trajetória de Ensino e Aprendizagem (TEA) |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016.00 2024-05-01T14:32:51Z 2024-05-01T14:32:51Z 22.02.2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14560 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823265532674048 |