O "realístico" em questões não-rotineiras de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciani, Andréia Büttner
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13335
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta duas propostas de intervenção como subsídio operacional para a constituição de oportunidade de aprendizagem, por meio da análise da produção escrita, como prática de investigação Essas propostas foram elaboradas a partir dos contextos indicados por estudantes que participaram de três estudos realizados no interior do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação – GEPEMA, nos quais foi investigado como estudantes lidaram com questões discursivas não-rotineiras de matemática em situação de avaliação A análise da análise presente nos três estudos foi realizada pelo viés da identificação das maneiras de lidar dos estudantes Essas maneiras de lidar indicaram contextos a partir dos quais foi possível indicar caminhos, na perspectiva da reinvenção guiada, para oportunidades de Matematização Esta investigação, predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, foi realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação, com a utilização de orientações presentes na Análise de Conteúdo, tomada a Educação Matemática Realística (EMR) como aporte teórico norteador A construção das duas propostas de intervenção gerou indícios de que, por meio da análise da produção escrita, sustentada teoricamente pela EMR, pode-se praticar a avaliação da aprendizagem em sala de aula como oportunidade de aprendizagem
id UEL_5164d45c342daa1cf1d770d457674e15
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13335
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O "realístico" em questões não-rotineiras de matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaProdução escrita em matemáticaRendimento escolarMathematicsMathematics educationMathematicsAcademic achievement - Tests and measurements in educationEvaluationStudy and teachingWritten prodResumo: Este trabalho apresenta duas propostas de intervenção como subsídio operacional para a constituição de oportunidade de aprendizagem, por meio da análise da produção escrita, como prática de investigação Essas propostas foram elaboradas a partir dos contextos indicados por estudantes que participaram de três estudos realizados no interior do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação – GEPEMA, nos quais foi investigado como estudantes lidaram com questões discursivas não-rotineiras de matemática em situação de avaliação A análise da análise presente nos três estudos foi realizada pelo viés da identificação das maneiras de lidar dos estudantes Essas maneiras de lidar indicaram contextos a partir dos quais foi possível indicar caminhos, na perspectiva da reinvenção guiada, para oportunidades de Matematização Esta investigação, predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, foi realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação, com a utilização de orientações presentes na Análise de Conteúdo, tomada a Educação Matemática Realística (EMR) como aporte teórico norteador A construção das duas propostas de intervenção gerou indícios de que, por meio da análise da produção escrita, sustentada teoricamente pela EMR, pode-se praticar a avaliação da aprendizagem em sala de aula como oportunidade de aprendizagemTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This paper presents two proposals for operating assistance as an operating subsidy for the provision of learning opportunities through the analysis of written production as a practice of research These proposals were prepared from the indicated contexts by students who participated in the three studies conducted within the Group for Study and Research in Mathematics Education and Evaluation – GEPEMA in which was investigated how the students dealt with non-routine math discursive issues in an assessment situation The analysis of the analysis presented in the three studies was performed by the bias of identifying the students’ ways of dealing with the problems These ways showed contexts from which it was possible to indicate ways in view of guided reinvention for mathematization opportunities This research, which was highly qualitative nature of interpretation, was held under the light of the assessment as a practical research with the use of these guidelines in the content analysis making the Realistic Mathematics Education (RME) as a theoretical guideline The construction of the two proposed interventions has generated signs that, through the analysis of written production theoretically supported by the RME, the assessment of learning in the classroom can be practiced as a learning opportunityBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Garnica, Antônio Vicente MarafiotiSoares, Maria Teresa CarneiroTrindade, Márcia Cristina de CostaSavioli, Angela Marta Pereira das DoresBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Ciani, Andréia Büttner2024-05-01T14:12:41Z2024-05-01T14:12:41Z2012.0019.03.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13335porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13335Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O "realístico" em questões não-rotineiras de matemática
title O "realístico" em questões não-rotineiras de matemática
spellingShingle O "realístico" em questões não-rotineiras de matemática
Ciani, Andréia Büttner
Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Produção escrita em matemática
Rendimento escolar
Mathematics
Mathematics education
Mathematics
Academic achievement - Tests and measurements in education
Evaluation
Study and teaching
Written prod
title_short O "realístico" em questões não-rotineiras de matemática
title_full O "realístico" em questões não-rotineiras de matemática
title_fullStr O "realístico" em questões não-rotineiras de matemática
title_full_unstemmed O "realístico" em questões não-rotineiras de matemática
title_sort O "realístico" em questões não-rotineiras de matemática
author Ciani, Andréia Büttner
author_facet Ciani, Andréia Büttner
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Garnica, Antônio Vicente Marafioti
Soares, Maria Teresa Carneiro
Trindade, Márcia Cristina de Costa
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciani, Andréia Büttner
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Produção escrita em matemática
Rendimento escolar
Mathematics
Mathematics education
Mathematics
Academic achievement - Tests and measurements in education
Evaluation
Study and teaching
Written prod
topic Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Produção escrita em matemática
Rendimento escolar
Mathematics
Mathematics education
Mathematics
Academic achievement - Tests and measurements in education
Evaluation
Study and teaching
Written prod
description Resumo: Este trabalho apresenta duas propostas de intervenção como subsídio operacional para a constituição de oportunidade de aprendizagem, por meio da análise da produção escrita, como prática de investigação Essas propostas foram elaboradas a partir dos contextos indicados por estudantes que participaram de três estudos realizados no interior do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação – GEPEMA, nos quais foi investigado como estudantes lidaram com questões discursivas não-rotineiras de matemática em situação de avaliação A análise da análise presente nos três estudos foi realizada pelo viés da identificação das maneiras de lidar dos estudantes Essas maneiras de lidar indicaram contextos a partir dos quais foi possível indicar caminhos, na perspectiva da reinvenção guiada, para oportunidades de Matematização Esta investigação, predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, foi realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação, com a utilização de orientações presentes na Análise de Conteúdo, tomada a Educação Matemática Realística (EMR) como aporte teórico norteador A construção das duas propostas de intervenção gerou indícios de que, por meio da análise da produção escrita, sustentada teoricamente pela EMR, pode-se praticar a avaliação da aprendizagem em sala de aula como oportunidade de aprendizagem
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.03.2012
2012.00
2024-05-01T14:12:41Z
2024-05-01T14:12:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13335
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823315773095936