O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) enquanto formação na docência em geografia na Universidade Estadual de Londrina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13622 |
Resumo: | Resumo: O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) criado em 27 no estado Paraná, durante a gestão do Governador Roberto Requião, é um modelo inovador de formação continuada que visa a qualificação dos professores da rede básica de ensino a partir da interação com instituições de ensino superior mediante curso realizado de forma presencial e atividades à distância através de plataformas digitais Participam do programa professores das mais diversas disciplinas escolares As atividades do PDE são realizadas em oito universidades do estado, sendo a Universidade Estadual de Londrina (UEL) uma delas Durante a participação do programa, que é de dois anos, os professores ficam em afastamento do trabalho em período integral no primeiro ano e no segundo, o afastamento é de 25% de sua carga horária Uma das atividades do programa é a elaboração de um projeto a ser desenvolvido na escola em que o professor atua e deve posteriormente escrever um artigo científico como forma de divulgação do trabalho realizado Outra atividade é o Grupo de Trabalho em Rede, no qual os professores PDE tornam-se tutores de um curso em que participam os professores da rede estadual que não estão no programa Seguindo os objetivos do trabalho, aqui será feita a apresentação do Programa de Desenvolvimento Educacional e de alguns programas de formação continuada já desenvolvidos anteriormente no Paraná, a caracterização do PDE de Geografia realizado na UEL, analisando as mudanças teórico-metodológicas dos professores após participar do programa, além de conhecer as temáticas abordadas pelos professores ao longo dessas edições ocorridas e as contribuições do PDE no ensino de Geografia |
id |
UEL_925b69f663810a1d7eca3096c5273b14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13622 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) enquanto formação na docência em geografia na Universidade Estadual de LondrinaGeografiaProfessores de geografiaFormaçãoGeografiaProgramas educacionaisGeography - Study and teaching - EnvironmentGeography teacherFormationGeographyEducational programs - EnvironmentGeographyStudy and teaching (Continuing educatioResumo: O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) criado em 27 no estado Paraná, durante a gestão do Governador Roberto Requião, é um modelo inovador de formação continuada que visa a qualificação dos professores da rede básica de ensino a partir da interação com instituições de ensino superior mediante curso realizado de forma presencial e atividades à distância através de plataformas digitais Participam do programa professores das mais diversas disciplinas escolares As atividades do PDE são realizadas em oito universidades do estado, sendo a Universidade Estadual de Londrina (UEL) uma delas Durante a participação do programa, que é de dois anos, os professores ficam em afastamento do trabalho em período integral no primeiro ano e no segundo, o afastamento é de 25% de sua carga horária Uma das atividades do programa é a elaboração de um projeto a ser desenvolvido na escola em que o professor atua e deve posteriormente escrever um artigo científico como forma de divulgação do trabalho realizado Outra atividade é o Grupo de Trabalho em Rede, no qual os professores PDE tornam-se tutores de um curso em que participam os professores da rede estadual que não estão no programa Seguindo os objetivos do trabalho, aqui será feita a apresentação do Programa de Desenvolvimento Educacional e de alguns programas de formação continuada já desenvolvidos anteriormente no Paraná, a caracterização do PDE de Geografia realizado na UEL, analisando as mudanças teórico-metodológicas dos professores após participar do programa, além de conhecer as temáticas abordadas pelos professores ao longo dessas edições ocorridas e as contribuições do PDE no ensino de GeografiaDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: The Educational Development Program (PDE) established in 27 in Paraná state, during the administration of Governor Roberto Requião, is an innovative model of continuing education aimed at training of basic school teachers teaching from the interaction with higher education institutions by course conducted in person and activities remotely via digital platforms Participating teachers from different school subjects program The activities of the PDE are held in eight state universities, and the State University of Londrina (UEL) is one such During program participation, which is two years, teachers are on leave from work full time in the first year and the second, removal is 25% of their workload One of the program's activities is the development of a project to be developed in the school where the teacher works and must subsequently write a scientific article as a means of dissemination of the work Another activity is the Working Group on Network, in which the PDE teachers become guardians of a course involving teachers of the state that are not in the program Following the objectives of the work here will be the presentation of the Educational Development Program and some continuing education programs already developed earlier in Paraná, the characterization of PDE Geography held at UEL, analyzing the theoretical and methodological changes of teachers after participating in the program, in addition to knowing the issues addressed by teachers over these issues occurred and the contributions of PDE in teaching geographyPereira, Adriana Castreghini de Freitas [Orientador]Torres, Eloiza CristianeGomes, Marquiana de Freitas Vilas BoasBezerra, Heloisa Gomes2024-05-01T14:16:41Z2024-05-01T14:16:41Z2016.0015.04.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13622porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) enquanto formação na docência em geografia na Universidade Estadual de Londrina |
title |
O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) enquanto formação na docência em geografia na Universidade Estadual de Londrina |
spellingShingle |
O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) enquanto formação na docência em geografia na Universidade Estadual de Londrina Bezerra, Heloisa Gomes Geografia Professores de geografia Formação Geografia Programas educacionais Geography - Study and teaching - Environment Geography teacher Formation Geography Educational programs - Environment Geography Study and teaching (Continuing educatio |
title_short |
O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) enquanto formação na docência em geografia na Universidade Estadual de Londrina |
title_full |
O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) enquanto formação na docência em geografia na Universidade Estadual de Londrina |
title_fullStr |
O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) enquanto formação na docência em geografia na Universidade Estadual de Londrina |
title_full_unstemmed |
O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) enquanto formação na docência em geografia na Universidade Estadual de Londrina |
title_sort |
O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) enquanto formação na docência em geografia na Universidade Estadual de Londrina |
author |
Bezerra, Heloisa Gomes |
author_facet |
Bezerra, Heloisa Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Adriana Castreghini de Freitas [Orientador] Torres, Eloiza Cristiane Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Heloisa Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Professores de geografia Formação Geografia Programas educacionais Geography - Study and teaching - Environment Geography teacher Formation Geography Educational programs - Environment Geography Study and teaching (Continuing educatio |
topic |
Geografia Professores de geografia Formação Geografia Programas educacionais Geography - Study and teaching - Environment Geography teacher Formation Geography Educational programs - Environment Geography Study and teaching (Continuing educatio |
description |
Resumo: O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) criado em 27 no estado Paraná, durante a gestão do Governador Roberto Requião, é um modelo inovador de formação continuada que visa a qualificação dos professores da rede básica de ensino a partir da interação com instituições de ensino superior mediante curso realizado de forma presencial e atividades à distância através de plataformas digitais Participam do programa professores das mais diversas disciplinas escolares As atividades do PDE são realizadas em oito universidades do estado, sendo a Universidade Estadual de Londrina (UEL) uma delas Durante a participação do programa, que é de dois anos, os professores ficam em afastamento do trabalho em período integral no primeiro ano e no segundo, o afastamento é de 25% de sua carga horária Uma das atividades do programa é a elaboração de um projeto a ser desenvolvido na escola em que o professor atua e deve posteriormente escrever um artigo científico como forma de divulgação do trabalho realizado Outra atividade é o Grupo de Trabalho em Rede, no qual os professores PDE tornam-se tutores de um curso em que participam os professores da rede estadual que não estão no programa Seguindo os objetivos do trabalho, aqui será feita a apresentação do Programa de Desenvolvimento Educacional e de alguns programas de formação continuada já desenvolvidos anteriormente no Paraná, a caracterização do PDE de Geografia realizado na UEL, analisando as mudanças teórico-metodológicas dos professores após participar do programa, além de conhecer as temáticas abordadas pelos professores ao longo dessas edições ocorridas e as contribuições do PDE no ensino de Geografia |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
15.04.2016 2016.00 2024-05-01T14:16:41Z 2024-05-01T14:16:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13622 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Geografia Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-graduação em Geografia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823275472125952 |