Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caciolato, Brunna Leonardi
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8666
Resumo: Resumo: Tendo em vista a dificuldade dos alunos nas aulas de Matemática, propõe-se neste trabalho uma ferramenta diferenciada para o ensino da Geometria: a utilização do Origami, que consideramos um instrumento para atrair a atenção dos alunos e facilitar a aprendizagem Este trabalho apresentará a história do Origami, os axiomas relacionados às dobraduras, o ensino por meio da Trajetória Hipotética de Aprendizagem – THA e tarefas que combinam o Origami e a THA para abordar conceitos e figuras geométricas A THA possibilita propor tarefas que serão hipoteticamente conduzidas por meio de diálogos que auxiliarão o professor na aplicação das mesmas Acredita-se que a resolução das tarefas por meio do Origami trará para o aluno algo tangível e a forma como será orientada contribuirá para o desempenho do professor em sua sala de aula
id UEL_a6bc12a45509481897b734f1f6ad27e6
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8666
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagemMatemáticaAprendizagemGeometriaOrigamiAtividades pedagógicasMathematics - Study and teachingMathematics educationGeometryResumo: Tendo em vista a dificuldade dos alunos nas aulas de Matemática, propõe-se neste trabalho uma ferramenta diferenciada para o ensino da Geometria: a utilização do Origami, que consideramos um instrumento para atrair a atenção dos alunos e facilitar a aprendizagem Este trabalho apresentará a história do Origami, os axiomas relacionados às dobraduras, o ensino por meio da Trajetória Hipotética de Aprendizagem – THA e tarefas que combinam o Origami e a THA para abordar conceitos e figuras geométricas A THA possibilita propor tarefas que serão hipoteticamente conduzidas por meio de diálogos que auxiliarão o professor na aplicação das mesmas Acredita-se que a resolução das tarefas por meio do Origami trará para o aluno algo tangível e a forma como será orientada contribuirá para o desempenho do professor em sua sala de aulaDissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática - Mestrado ProfissionalAbstract: Having in mind the difficulty of the pupils in the Mathematics classrooms, there is proposed in this work a tool differentiated for the teaching of the Geometry: the use of the Origami, which we find an instrument to attract the attention of the pupils and to make easy the apprenticeship This work will present the history of the Origami, the axioms made a list to the folds, the teaching through the Hypothetical Trajectory of Apprenticeship – THA, and tasks that combine the Origami and the THA to board concepts and geometrical figures The THA makes it possible to propose tasks that will be hypothetically driven through dialogs that will help the teacher in the application of the same It is believed that the resolution of the tasks through the Origami will bring to the pupil something tangible and the form as it will be orientated will contribute to the performance of the teacher in the classroomTeramon, Neuza [Orientador]Pires, Magna Natalia MarinSilva, Gabriel dos Santos eCaciolato, Brunna Leonardi2024-05-01T11:39:38Z2024-05-01T11:39:38Z2020.0019.03.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8666porMestradoMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática - Mestrado ProfissionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8666Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem
title Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem
spellingShingle Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem
Caciolato, Brunna Leonardi
Matemática
Aprendizagem
Geometria
Origami
Atividades pedagógicas
Mathematics - Study and teaching
Mathematics education
Geometry
title_short Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem
title_full Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem
title_fullStr Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem
title_full_unstemmed Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem
title_sort Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem
author Caciolato, Brunna Leonardi
author_facet Caciolato, Brunna Leonardi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teramon, Neuza [Orientador]
Pires, Magna Natalia Marin
Silva, Gabriel dos Santos e
dc.contributor.author.fl_str_mv Caciolato, Brunna Leonardi
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Aprendizagem
Geometria
Origami
Atividades pedagógicas
Mathematics - Study and teaching
Mathematics education
Geometry
topic Matemática
Aprendizagem
Geometria
Origami
Atividades pedagógicas
Mathematics - Study and teaching
Mathematics education
Geometry
description Resumo: Tendo em vista a dificuldade dos alunos nas aulas de Matemática, propõe-se neste trabalho uma ferramenta diferenciada para o ensino da Geometria: a utilização do Origami, que consideramos um instrumento para atrair a atenção dos alunos e facilitar a aprendizagem Este trabalho apresentará a história do Origami, os axiomas relacionados às dobraduras, o ensino por meio da Trajetória Hipotética de Aprendizagem – THA e tarefas que combinam o Origami e a THA para abordar conceitos e figuras geométricas A THA possibilita propor tarefas que serão hipoteticamente conduzidas por meio de diálogos que auxiliarão o professor na aplicação das mesmas Acredita-se que a resolução das tarefas por meio do Origami trará para o aluno algo tangível e a forma como será orientada contribuirá para o desempenho do professor em sua sala de aula
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.03.2020
2020.00
2024-05-01T11:39:38Z
2024-05-01T11:39:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8666
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática - Mestrado Profissional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823313572134912