Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8666 |
Resumo: | Resumo: Tendo em vista a dificuldade dos alunos nas aulas de Matemática, propõe-se neste trabalho uma ferramenta diferenciada para o ensino da Geometria: a utilização do Origami, que consideramos um instrumento para atrair a atenção dos alunos e facilitar a aprendizagem Este trabalho apresentará a história do Origami, os axiomas relacionados às dobraduras, o ensino por meio da Trajetória Hipotética de Aprendizagem – THA e tarefas que combinam o Origami e a THA para abordar conceitos e figuras geométricas A THA possibilita propor tarefas que serão hipoteticamente conduzidas por meio de diálogos que auxiliarão o professor na aplicação das mesmas Acredita-se que a resolução das tarefas por meio do Origami trará para o aluno algo tangível e a forma como será orientada contribuirá para o desempenho do professor em sua sala de aula |
id |
UEL_a6bc12a45509481897b734f1f6ad27e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8666 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagemMatemáticaAprendizagemGeometriaOrigamiAtividades pedagógicasMathematics - Study and teachingMathematics educationGeometryResumo: Tendo em vista a dificuldade dos alunos nas aulas de Matemática, propõe-se neste trabalho uma ferramenta diferenciada para o ensino da Geometria: a utilização do Origami, que consideramos um instrumento para atrair a atenção dos alunos e facilitar a aprendizagem Este trabalho apresentará a história do Origami, os axiomas relacionados às dobraduras, o ensino por meio da Trajetória Hipotética de Aprendizagem – THA e tarefas que combinam o Origami e a THA para abordar conceitos e figuras geométricas A THA possibilita propor tarefas que serão hipoteticamente conduzidas por meio de diálogos que auxiliarão o professor na aplicação das mesmas Acredita-se que a resolução das tarefas por meio do Origami trará para o aluno algo tangível e a forma como será orientada contribuirá para o desempenho do professor em sua sala de aulaDissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática - Mestrado ProfissionalAbstract: Having in mind the difficulty of the pupils in the Mathematics classrooms, there is proposed in this work a tool differentiated for the teaching of the Geometry: the use of the Origami, which we find an instrument to attract the attention of the pupils and to make easy the apprenticeship This work will present the history of the Origami, the axioms made a list to the folds, the teaching through the Hypothetical Trajectory of Apprenticeship – THA, and tasks that combine the Origami and the THA to board concepts and geometrical figures The THA makes it possible to propose tasks that will be hypothetically driven through dialogs that will help the teacher in the application of the same It is believed that the resolution of the tasks through the Origami will bring to the pupil something tangible and the form as it will be orientated will contribute to the performance of the teacher in the classroomTeramon, Neuza [Orientador]Pires, Magna Natalia MarinSilva, Gabriel dos Santos eCaciolato, Brunna Leonardi2024-05-01T11:39:38Z2024-05-01T11:39:38Z2020.0019.03.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8666porMestradoMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática - Mestrado ProfissionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8666Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem |
title |
Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem |
spellingShingle |
Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem Caciolato, Brunna Leonardi Matemática Aprendizagem Geometria Origami Atividades pedagógicas Mathematics - Study and teaching Mathematics education Geometry |
title_short |
Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem |
title_full |
Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem |
title_fullStr |
Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem |
title_sort |
Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagem |
author |
Caciolato, Brunna Leonardi |
author_facet |
Caciolato, Brunna Leonardi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teramon, Neuza [Orientador] Pires, Magna Natalia Marin Silva, Gabriel dos Santos e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caciolato, Brunna Leonardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Aprendizagem Geometria Origami Atividades pedagógicas Mathematics - Study and teaching Mathematics education Geometry |
topic |
Matemática Aprendizagem Geometria Origami Atividades pedagógicas Mathematics - Study and teaching Mathematics education Geometry |
description |
Resumo: Tendo em vista a dificuldade dos alunos nas aulas de Matemática, propõe-se neste trabalho uma ferramenta diferenciada para o ensino da Geometria: a utilização do Origami, que consideramos um instrumento para atrair a atenção dos alunos e facilitar a aprendizagem Este trabalho apresentará a história do Origami, os axiomas relacionados às dobraduras, o ensino por meio da Trajetória Hipotética de Aprendizagem – THA e tarefas que combinam o Origami e a THA para abordar conceitos e figuras geométricas A THA possibilita propor tarefas que serão hipoteticamente conduzidas por meio de diálogos que auxiliarão o professor na aplicação das mesmas Acredita-se que a resolução das tarefas por meio do Origami trará para o aluno algo tangível e a forma como será orientada contribuirá para o desempenho do professor em sua sala de aula |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
19.03.2020 2020.00 2024-05-01T11:39:38Z 2024-05-01T11:39:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8666 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática - Mestrado Profissional |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823313572134912 |