Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Cristina Cirino de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12600
Resumo: Resumo: No presente estudo, investigamos como um grupo de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental lidam com a análise crítica, com a proposição e a implementação de tarefas Para tanto, formamos um grupo de estudos com quatorze professoras, as quais atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Apucarana, no Paraná Os encontros do grupo tiveram início no mês de maio de 21 e desenvolveram-se até novembro desse mesmo ano, totalizando dezenove encontros Esta investigação constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e tem como pressupostos teóricos os níveis de demanda cognitiva de tarefas matemáticas Utilizamos como instrumentos para coleta de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo, produções escritas elaboradas pelas docentes, observações de aulas e entrevista semiestruturada Nossa pesquisa mostra que realizar a análise crítica das tarefas e conhecer os níveis de demanda cognitiva auxilia as professoras a repensar suas razões de escolhas, sua prática pedagógica, a iniciarem um trabalho mais centrado em tarefas de elevado nível de demanda cognitiva e a tornarem-se mais conscientes da influência que suas ações têm sobre os processos de ensino e de aprendizagem Ao final do desenvolvimento dos encontros, algumas professoras mostraram indícios de mudança quanto às razões de escolha de tarefas e desenvolveram um outro olhar a respeito do trabalho do aluno Consideramos que o compromisso e o engajamento foram aspectos fundamentais para a participação dessas docentes no grupo de estudos e para o seu desenvolvimento profissional
id UEL_b36116ccd1c13c62478d1968bd303382
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12600
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaFormação de professoresMathematics educationStudy and teachingTeacher trainingTask analysisMathematicsResumo: No presente estudo, investigamos como um grupo de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental lidam com a análise crítica, com a proposição e a implementação de tarefas Para tanto, formamos um grupo de estudos com quatorze professoras, as quais atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Apucarana, no Paraná Os encontros do grupo tiveram início no mês de maio de 21 e desenvolveram-se até novembro desse mesmo ano, totalizando dezenove encontros Esta investigação constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e tem como pressupostos teóricos os níveis de demanda cognitiva de tarefas matemáticas Utilizamos como instrumentos para coleta de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo, produções escritas elaboradas pelas docentes, observações de aulas e entrevista semiestruturada Nossa pesquisa mostra que realizar a análise crítica das tarefas e conhecer os níveis de demanda cognitiva auxilia as professoras a repensar suas razões de escolhas, sua prática pedagógica, a iniciarem um trabalho mais centrado em tarefas de elevado nível de demanda cognitiva e a tornarem-se mais conscientes da influência que suas ações têm sobre os processos de ensino e de aprendizagem Ao final do desenvolvimento dos encontros, algumas professoras mostraram indícios de mudança quanto às razões de escolha de tarefas e desenvolveram um outro olhar a respeito do trabalho do aluno Consideramos que o compromisso e o engajamento foram aspectos fundamentais para a participação dessas docentes no grupo de estudos e para o seu desenvolvimento profissionalDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In this present study, we investigated how a group of mathematics teachers in the early years of elementary school deal with critical analysis of mathematical tasks and the proposition and implementation of mathematical tasks To this end we conducted a qualitative research of interpretative nature in seeking to describe and analyze the interactions of a study group, that focused on the choice of the mathematical tasks, formed by Mathematics teachers in a public school in the city of Apucarana – Pr This research taking as theorical approach the proposal of QUASAR project, on levels of cognitive demand and the stages of the tasks The investigation showed for the research participants, the critical analysis about the tasks that taking as a starting point the levels of cognitive demand of the tasks, can help in the choice or preparation of tasks, as it provides the concientization about the impact that their choices have over the teaching process and the learning process; reflections about the choices of the tasks, the pedagogical practice, about the student’s work and how they deal with the tasks in the classroom; this encourages the use of high level tasks of cognitive demand and contribute with the professional development of the teachers once in the study group they were the mainly responsible for the constructions of their own knowledgeCyrino, Cristina Cirino de Jesus [Orientador]Buriasco, Regina Luzia Corio deFerreira, Ana CristinaJesus, Cristina Cirino de2024-05-01T14:00:37Z2024-05-01T14:00:37Z2011.0028.03.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12600porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12600Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Jesus, Cristina Cirino de
Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Formação de professores
Mathematics education
Study and teaching
Teacher training
Task analysis
Mathematics
title_short Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
author Jesus, Cristina Cirino de
author_facet Jesus, Cristina Cirino de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cyrino, Cristina Cirino de Jesus [Orientador]
Buriasco, Regina Luzia Corio de
Ferreira, Ana Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Cristina Cirino de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Formação de professores
Mathematics education
Study and teaching
Teacher training
Task analysis
Mathematics
topic Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Formação de professores
Mathematics education
Study and teaching
Teacher training
Task analysis
Mathematics
description Resumo: No presente estudo, investigamos como um grupo de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental lidam com a análise crítica, com a proposição e a implementação de tarefas Para tanto, formamos um grupo de estudos com quatorze professoras, as quais atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Apucarana, no Paraná Os encontros do grupo tiveram início no mês de maio de 21 e desenvolveram-se até novembro desse mesmo ano, totalizando dezenove encontros Esta investigação constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e tem como pressupostos teóricos os níveis de demanda cognitiva de tarefas matemáticas Utilizamos como instrumentos para coleta de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo, produções escritas elaboradas pelas docentes, observações de aulas e entrevista semiestruturada Nossa pesquisa mostra que realizar a análise crítica das tarefas e conhecer os níveis de demanda cognitiva auxilia as professoras a repensar suas razões de escolhas, sua prática pedagógica, a iniciarem um trabalho mais centrado em tarefas de elevado nível de demanda cognitiva e a tornarem-se mais conscientes da influência que suas ações têm sobre os processos de ensino e de aprendizagem Ao final do desenvolvimento dos encontros, algumas professoras mostraram indícios de mudança quanto às razões de escolha de tarefas e desenvolveram um outro olhar a respeito do trabalho do aluno Consideramos que o compromisso e o engajamento foram aspectos fundamentais para a participação dessas docentes no grupo de estudos e para o seu desenvolvimento profissional
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2011.00
2024-05-01T14:00:37Z
2024-05-01T14:00:37Z
28.03.2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12600
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823248855072768