Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12600 |
Resumo: | Resumo: No presente estudo, investigamos como um grupo de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental lidam com a análise crítica, com a proposição e a implementação de tarefas Para tanto, formamos um grupo de estudos com quatorze professoras, as quais atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Apucarana, no Paraná Os encontros do grupo tiveram início no mês de maio de 21 e desenvolveram-se até novembro desse mesmo ano, totalizando dezenove encontros Esta investigação constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e tem como pressupostos teóricos os níveis de demanda cognitiva de tarefas matemáticas Utilizamos como instrumentos para coleta de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo, produções escritas elaboradas pelas docentes, observações de aulas e entrevista semiestruturada Nossa pesquisa mostra que realizar a análise crítica das tarefas e conhecer os níveis de demanda cognitiva auxilia as professoras a repensar suas razões de escolhas, sua prática pedagógica, a iniciarem um trabalho mais centrado em tarefas de elevado nível de demanda cognitiva e a tornarem-se mais conscientes da influência que suas ações têm sobre os processos de ensino e de aprendizagem Ao final do desenvolvimento dos encontros, algumas professoras mostraram indícios de mudança quanto às razões de escolha de tarefas e desenvolveram um outro olhar a respeito do trabalho do aluno Consideramos que o compromisso e o engajamento foram aspectos fundamentais para a participação dessas docentes no grupo de estudos e para o seu desenvolvimento profissional |
id |
UEL_b36116ccd1c13c62478d1968bd303382 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12600 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaFormação de professoresMathematics educationStudy and teachingTeacher trainingTask analysisMathematicsResumo: No presente estudo, investigamos como um grupo de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental lidam com a análise crítica, com a proposição e a implementação de tarefas Para tanto, formamos um grupo de estudos com quatorze professoras, as quais atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Apucarana, no Paraná Os encontros do grupo tiveram início no mês de maio de 21 e desenvolveram-se até novembro desse mesmo ano, totalizando dezenove encontros Esta investigação constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e tem como pressupostos teóricos os níveis de demanda cognitiva de tarefas matemáticas Utilizamos como instrumentos para coleta de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo, produções escritas elaboradas pelas docentes, observações de aulas e entrevista semiestruturada Nossa pesquisa mostra que realizar a análise crítica das tarefas e conhecer os níveis de demanda cognitiva auxilia as professoras a repensar suas razões de escolhas, sua prática pedagógica, a iniciarem um trabalho mais centrado em tarefas de elevado nível de demanda cognitiva e a tornarem-se mais conscientes da influência que suas ações têm sobre os processos de ensino e de aprendizagem Ao final do desenvolvimento dos encontros, algumas professoras mostraram indícios de mudança quanto às razões de escolha de tarefas e desenvolveram um outro olhar a respeito do trabalho do aluno Consideramos que o compromisso e o engajamento foram aspectos fundamentais para a participação dessas docentes no grupo de estudos e para o seu desenvolvimento profissionalDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In this present study, we investigated how a group of mathematics teachers in the early years of elementary school deal with critical analysis of mathematical tasks and the proposition and implementation of mathematical tasks To this end we conducted a qualitative research of interpretative nature in seeking to describe and analyze the interactions of a study group, that focused on the choice of the mathematical tasks, formed by Mathematics teachers in a public school in the city of Apucarana – Pr This research taking as theorical approach the proposal of QUASAR project, on levels of cognitive demand and the stages of the tasks The investigation showed for the research participants, the critical analysis about the tasks that taking as a starting point the levels of cognitive demand of the tasks, can help in the choice or preparation of tasks, as it provides the concientization about the impact that their choices have over the teaching process and the learning process; reflections about the choices of the tasks, the pedagogical practice, about the student’s work and how they deal with the tasks in the classroom; this encourages the use of high level tasks of cognitive demand and contribute with the professional development of the teachers once in the study group they were the mainly responsible for the constructions of their own knowledgeCyrino, Cristina Cirino de Jesus [Orientador]Buriasco, Regina Luzia Corio deFerreira, Ana CristinaJesus, Cristina Cirino de2024-05-01T14:00:37Z2024-05-01T14:00:37Z2011.0028.03.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12600porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12600Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental Jesus, Cristina Cirino de Educação matemática Matemática Estudo e ensino Matemática Formação de professores Mathematics education Study and teaching Teacher training Task analysis Mathematics |
title_short |
Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Jesus, Cristina Cirino de |
author_facet |
Jesus, Cristina Cirino de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cyrino, Cristina Cirino de Jesus [Orientador] Buriasco, Regina Luzia Corio de Ferreira, Ana Cristina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Cristina Cirino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Matemática Estudo e ensino Matemática Formação de professores Mathematics education Study and teaching Teacher training Task analysis Mathematics |
topic |
Educação matemática Matemática Estudo e ensino Matemática Formação de professores Mathematics education Study and teaching Teacher training Task analysis Mathematics |
description |
Resumo: No presente estudo, investigamos como um grupo de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental lidam com a análise crítica, com a proposição e a implementação de tarefas Para tanto, formamos um grupo de estudos com quatorze professoras, as quais atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Apucarana, no Paraná Os encontros do grupo tiveram início no mês de maio de 21 e desenvolveram-se até novembro desse mesmo ano, totalizando dezenove encontros Esta investigação constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e tem como pressupostos teóricos os níveis de demanda cognitiva de tarefas matemáticas Utilizamos como instrumentos para coleta de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo, produções escritas elaboradas pelas docentes, observações de aulas e entrevista semiestruturada Nossa pesquisa mostra que realizar a análise crítica das tarefas e conhecer os níveis de demanda cognitiva auxilia as professoras a repensar suas razões de escolhas, sua prática pedagógica, a iniciarem um trabalho mais centrado em tarefas de elevado nível de demanda cognitiva e a tornarem-se mais conscientes da influência que suas ações têm sobre os processos de ensino e de aprendizagem Ao final do desenvolvimento dos encontros, algumas professoras mostraram indícios de mudança quanto às razões de escolha de tarefas e desenvolveram um outro olhar a respeito do trabalho do aluno Consideramos que o compromisso e o engajamento foram aspectos fundamentais para a participação dessas docentes no grupo de estudos e para o seu desenvolvimento profissional |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011.00 2024-05-01T14:00:37Z 2024-05-01T14:00:37Z 28.03.2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12600 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823248855072768 |