Conhecimentos profissionais mobilizados/desenvolvidos por participantes do PIBID em práticas de ensino exploratório de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marins, Alessandra Senes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16833
Resumo: Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar conhecimentos profissionais que são mobilizados/desenvolvidos por participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) quando inseridos em um processo formativo apoiado na perspectiva de ensino exploratório, e de responder a seguinte questão norteadora: que práticas letivas realizadas no processo formativo apoiadas na abordagem de ensino exploratório de matemática podem contribuir para a mobilização/desenvolvimento de conhecimentos profissionais? Para isso, realizaram-se dois processos formativos desenvolvidos com base na perspectiva de desenvolvimento profissional docente e apoiados na abordagem de ensino exploratório de matemática O primeiro aconteceu no contexto do PIBID, em seis encontros desenvolvidos com base em momentos relativos ao ciclo de trabalho do professor, especificamente, de planejamento, de ensino e de reflexão, realizados com licenciandos e professores da Educação Básica da rede pública de ensino do estado do Ceará, entre os meses de setembro a dezembro de 217 O segundo não se deu mais no contexto desse programa devido ao fim de seu primeiro ciclo (de 29 a fevereiro de 218), no entanto foi realizado em continuidade com a primeira ação formativa, a pedido dos participantes, e desenvolvido a partir de suas necessidades e interesses, o qual também ocorreu em seis encontros acerca de momentos de planejamento, de ensino e de reflexão, entre os meses de abril a julho de 218, e contou com a participação de sete licenciandos e dois professores da Educação Básica do primeiro processo formativo Para atingir o objetivo proposto foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, em que foram analisadas as informações referentes a duas entrevistas semiestruturadas, ao diário de bordo da pesquisadora, às gravações em áudio e vídeo utilizadas nos encontros e aos registros dos participantes Como parâmetros de análises buscamos investigar aspectos relacionados ao desenvolvimento profissional docente, especificamente, aos subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino (BALL; THAMES; PHELPS, 28) Assim, conclui-se que foram mobilizados/desenvolvidos pelos participantes da pesquisa conhecimentos profissionais relativos ao: Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK); Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes (KCS); e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT) Além disso, em resposta à pergunta norteadora, verificou-se que algumas práticas letivas apoiadas na abordagem de ensino exploratório contribuíram para a mobilização/desenvolvimento desses conhecimentos, a saber: ao escolher uma tarefa desafiante e interessante aos alunos; ao antecipar suas possíveis resoluções; ao explicar a dinâmica da aula; ao usar um material manipulável; ao monitorar a realização da tarefa; ao selecionar as resoluções a serem discutidas na aula; ao sequenciá-las a fim de propiciar um encadeamento lógico das ideias; em manter um clima harmonioso para a discussão das ideias matemáticas; e ao conectar as respostas dos alunos
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Para isso, realizaram-se dois processos formativos desenvolvidos com base na perspectiva de desenvolvimento profissional docente e apoiados na abordagem de ensino exploratório de matemática O primeiro aconteceu no contexto do PIBID, em seis encontros desenvolvidos com base em momentos relativos ao ciclo de trabalho do professor, especificamente, de planejamento, de ensino e de reflexão, realizados com licenciandos e professores da Educação Básica da rede pública de ensino do estado do Ceará, entre os meses de setembro a dezembro de 217 O segundo não se deu mais no contexto desse programa devido ao fim de seu primeiro ciclo (de 29 a fevereiro de 218), no entanto foi realizado em continuidade com a primeira ação formativa, a pedido dos participantes, e desenvolvido a partir de suas necessidades e interesses, o qual também ocorreu em seis encontros acerca de momentos de planejamento, de ensino e de reflexão, entre os meses de abril a julho de 218, e contou com a participação de sete licenciandos e dois professores da Educação Básica do primeiro processo formativo Para atingir o objetivo proposto foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, em que foram analisadas as informações referentes a duas entrevistas semiestruturadas, ao diário de bordo da pesquisadora, às gravações em áudio e vídeo utilizadas nos encontros e aos registros dos participantes Como parâmetros de análises buscamos investigar aspectos relacionados ao desenvolvimento profissional docente, especificamente, aos subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino (BALL; THAMES; PHELPS, 28) Assim, conclui-se que foram mobilizados/desenvolvidos pelos participantes da pesquisa conhecimentos profissionais relativos ao: Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK); Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes (KCS); e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT) Além disso, em resposta à pergunta norteadora, verificou-se que algumas práticas letivas apoiadas na abordagem de ensino exploratório contribuíram para a mobilização/desenvolvimento desses conhecimentos, a saber: ao escolher uma tarefa desafiante e interessante aos alunos; ao antecipar suas possíveis resoluções; ao explicar a dinâmica da aula; ao usar um material manipulável; ao monitorar a realização da tarefa; ao selecionar as resoluções a serem discutidas na aula; ao sequenciá-las a fim de propiciar um encadeamento lógico das ideias; em manter um clima harmonioso para a discussão das ideias matemáticas; e ao conectar as respostas dos alunosTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work aimed to investigate professional knowledge that is mobilized/developed by Institutional Program of the Initiation to Teaching Scholarship (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID) participants when inserted in a formative process supported by the perspective of inquiry-based teaching, and answer the following guiding question: which learner practices carried out in the formative process supported in the inquiry-based teaching of mathematics approach can contribute to the mobilization/development of professional knowledge? For this, two formative processes were developed based on the perspective of teacher professional development and supported in the inquiry-based teaching of mathematics approach The first took place in the context of the PIBID in six meetings developed based on moments related to the teacher's work cycle, specifically, planning, teaching and reflection, carried out with undergraduate Math students and teachers of Basic Education of Ceará between September and December 217 The second was no longer in the context of this program due to the end of its first cycle (from 29 to February 218), but was carried out in continuity with the first training action, at the request of the participants, and developed from their needs and interests, which also occurred in six meetings about planning, teaching and reflection moments, between April and July 218, and was attended by of seven undergraduate Math students and two teachers of Basic Education of the first formative process In order to reach the proposed objective, a qualitative research of an interpretative nature was developed, in which the information related to two semi-structured interviews, the researcher's logbook, the audio and video recordings used in the meetings and the participants' records were analyzed As analysis parameters, we seek to investigate aspects related to the professional development of teachers, specifically to the subdomains of theMathematical Knowledge for Teaching (BALL; THAMES; PHELPS, 28) Thus, we conclude that the professional knowledge related to: Specialized Content Knowledge (SCK) was mobilized/developed by the research participants; Knowledge of Content and Students (KCS); and the Knowledge of Content and Teaching (KCT) In addition, in response to the guiding question, it was found that some learner practices supported by the inquiry-based teaching in mathematics approach contributed to the mobilization/development of this knowledge, namely: in choosing a challenging and interesting task for the students; by anticipating their possible resolutions; explaining the dynamics of the lesson; when using a manipulative material; monitoring the task; by selecting the resolutions to be discussed in class; by sequencing them in order to provide a logical link of ideas; in maintaining a harmonious climate for the discussion of mathematical ideas; and connecting student responsesSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Teixeira, Bruno RodrigoElias, Henrique RizekGereti, Laís Cristina VielBaldini, Loreni Aparecida FerreiraSousa, Maria do Carmo deTeixeira, Bruno Rodrigo [Coorientador]Marins, Alessandra Senes2024-05-01T15:15:26Z2024-05-01T15:15:26Z2019.0026.04.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16833porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16833Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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