A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kravtsov, Lev Guennadievitch
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47428
Resumo: O objetivo do presente artigo é examinar o significado da ideia de L. S. Vigotski de que o conhecimento é um meio cultural de desenvolvimento e as repercussões dessa ideia para a organização do ensino de matemática. Admitindo-se que se ensina não matemática, mas com a matemática, são examinadas criticamente algumas possibilidades de resposta à pergunta sobre o que se ensina ao aluno quando a matemática é entendida como um meio e não uma finalidade do ensino. Em seguida, são destacadas algumas conclusões psicológicas e pedagógicas ligadas à organização do processo de ensino de matemática, quando este campo do saber é compreendido como meio cultural de que o professor lança mão para ensinar.Palavras-chave: Teoria histórico-cultural. Pedagogia. Ensino da matemática.
id UEM-11_5621554cd150a14b341ed558b8bc6ecd
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/47428
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de MatemáticaO objetivo do presente artigo é examinar o significado da ideia de L. S. Vigotski de que o conhecimento é um meio cultural de desenvolvimento e as repercussões dessa ideia para a organização do ensino de matemática. Admitindo-se que se ensina não matemática, mas com a matemática, são examinadas criticamente algumas possibilidades de resposta à pergunta sobre o que se ensina ao aluno quando a matemática é entendida como um meio e não uma finalidade do ensino. Em seguida, são destacadas algumas conclusões psicológicas e pedagógicas ligadas à organização do processo de ensino de matemática, quando este campo do saber é compreendido como meio cultural de que o professor lança mão para ensinar.Palavras-chave: Teoria histórico-cultural. Pedagogia. Ensino da matemática.Universidade Estadual de Maringá2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4742810.4025/tpe.v22i1.47428Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 44-492237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47428/pdf_1Kravtsov, Lev Guennadievitchinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:39:11Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/47428Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:39.632462Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática
title A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática
spellingShingle A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática
Kravtsov, Lev Guennadievitch
title_short A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática
title_full A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática
title_fullStr A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática
title_full_unstemmed A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática
title_sort A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática
author Kravtsov, Lev Guennadievitch
author_facet Kravtsov, Lev Guennadievitch
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kravtsov, Lev Guennadievitch
description O objetivo do presente artigo é examinar o significado da ideia de L. S. Vigotski de que o conhecimento é um meio cultural de desenvolvimento e as repercussões dessa ideia para a organização do ensino de matemática. Admitindo-se que se ensina não matemática, mas com a matemática, são examinadas criticamente algumas possibilidades de resposta à pergunta sobre o que se ensina ao aluno quando a matemática é entendida como um meio e não uma finalidade do ensino. Em seguida, são destacadas algumas conclusões psicológicas e pedagógicas ligadas à organização do processo de ensino de matemática, quando este campo do saber é compreendido como meio cultural de que o professor lança mão para ensinar.Palavras-chave: Teoria histórico-cultural. Pedagogia. Ensino da matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47428
10.4025/tpe.v22i1.47428
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47428
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v22i1.47428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47428/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 44-49
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157820653568