COMPLEXOS DE ESTUDO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE DE PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Frazão , Gabriel Ângelo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha Lopes , Wanderson, Sachs, Línlya
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54969
Resumo: This paper aims to carry out a bibliographic survey about research conducted in Brazil that addresses the theme of complex method. We conducted a search for dissertations and theses published from 2013 to 2018, which was an analysis of not mutually exclusive themes for understanding the issues involved in such research. In addition, from this selected research, we conducted a survey of the main references of the complex method. The corpus of analysis consisted of 31 dissertations and theses, and 40 references. We saw a concentration of research in the state of Paraná, and most of the publications related to Rural Education. With the references, we noticed an increase in production from 2013 and with dissertations and theses from 2016.
id UEM-11_7c6c6d220e518f4f4e0bdcd51c628bd0
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/54969
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling COMPLEXOS DE ESTUDO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE DE PESQUISAS REALIZADAS NO BRASILComplexos de EstudoLevantamento bibliográficoEducação do CampoThis paper aims to carry out a bibliographic survey about research conducted in Brazil that addresses the theme of complex method. We conducted a search for dissertations and theses published from 2013 to 2018, which was an analysis of not mutually exclusive themes for understanding the issues involved in such research. In addition, from this selected research, we conducted a survey of the main references of the complex method. The corpus of analysis consisted of 31 dissertations and theses, and 40 references. We saw a concentration of research in the state of Paraná, and most of the publications related to Rural Education. With the references, we noticed an increase in production from 2013 and with dissertations and theses from 2016.Este artículo tiene como objetivo llevar a cabo una revisión bibliográfica de investigación realizada en Brasil que aborde el tema de los complejos de estudio. Se realizó una búsqueda de disertaciones y tesis publicadas entre 2013 y 2018, en la que se realizó un análisis con categorías temáticas no exclusivas para comprender los temas involucrados en estas investigaciones. Además, a partir de estos trabajos seleccionados, se realizó una encuesta de las principales referencias sobre los complejos de estudio. El corpus de análisis consistió en 31 disertaciones y tesis y 40 referencias. Notamos un aumento en la producción de 2013 y disertaciones y tesis de 2016, una concentración de investigación en el estado de Paraná y la mayoría de las publicaciones relacionadas con la educación rural.Este artigo tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico de pesquisas realizadas no Brasil que abordam o tema dos complexos de estudo. Realizou-se uma busca por dissertações e teses publicadas de 2013 a 2018, sobre as quais foi empreendida uma análise com categorias temáticas não excludentes para compreensão das temáticas envolvidas nessas pesquisas. Adicionalmente, a partir desses trabalhos selecionados, foi feito um levantamento das principais referências sobre os complexos de estudo. O corpus de análise foi constituído por 31 dissertações e teses e 40 referências. Verificamos um aumento da produção a partir do ano de 2013 e de dissertações e teses a partir de 2016, uma concentração das pesquisas no estado do Paraná e grande parte das publicações relacionada à Educação do Campo.Universidade Estadual de Maringá2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartículo artigoinfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5496910.4025/tpe.v23i3.54969Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 3 (2020); 171-1872237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54969/751375151439Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Frazão , Gabriel Ângelo Rocha Lopes , WandersonSachs, Línlya2021-12-18T03:08:32Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/54969Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:42.003371Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv COMPLEXOS DE ESTUDO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE DE PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL
title COMPLEXOS DE ESTUDO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE DE PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL
spellingShingle COMPLEXOS DE ESTUDO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE DE PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL
Ferreira Frazão , Gabriel Ângelo
Complexos de Estudo
Levantamento bibliográfico
Educação do Campo
title_short COMPLEXOS DE ESTUDO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE DE PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL
title_full COMPLEXOS DE ESTUDO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE DE PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL
title_fullStr COMPLEXOS DE ESTUDO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE DE PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL
title_full_unstemmed COMPLEXOS DE ESTUDO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE DE PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL
title_sort COMPLEXOS DE ESTUDO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE DE PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL
author Ferreira Frazão , Gabriel Ângelo
author_facet Ferreira Frazão , Gabriel Ângelo
Rocha Lopes , Wanderson
Sachs, Línlya
author_role author
author2 Rocha Lopes , Wanderson
Sachs, Línlya
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Frazão , Gabriel Ângelo
Rocha Lopes , Wanderson
Sachs, Línlya
dc.subject.por.fl_str_mv Complexos de Estudo
Levantamento bibliográfico
Educação do Campo
topic Complexos de Estudo
Levantamento bibliográfico
Educação do Campo
description This paper aims to carry out a bibliographic survey about research conducted in Brazil that addresses the theme of complex method. We conducted a search for dissertations and theses published from 2013 to 2018, which was an analysis of not mutually exclusive themes for understanding the issues involved in such research. In addition, from this selected research, we conducted a survey of the main references of the complex method. The corpus of analysis consisted of 31 dissertations and theses, and 40 references. We saw a concentration of research in the state of Paraná, and most of the publications related to Rural Education. With the references, we noticed an increase in production from 2013 and with dissertations and theses from 2016.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artículo
artigo
info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54969
10.4025/tpe.v23i3.54969
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54969
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v23i3.54969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54969/751375151439
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 3 (2020); 171-187
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207158242181120