“O que eu transformaria? Muita coisa!”: os saberes e os não saberes docentes presentes no estágio supervisionado em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martiny,Luis Eugênio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gomes-da-Silva,Pierre Normando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832011000400008
Resumo: A finalidade desta investigação foi identificar os saberes e os não saberes docentes mobilizados e/ou adquiridos nas práticas pedagógicas dos futuros professores quando estes se encontram no estágio supervisionado. Com base em pesquisa documental, foram analisados 48 documentos, contidos nos Relatórios Finais, que continham as reflexões escritas de oito futuros professores que realizaram suas intervenções docentes no primeiro semestre de 2010, em escolas públicas do município de João Pessoa - PB. Para realizar a coleta destes dados foram utilizados os procedimentos metodológicos da pesquisa colaborativa no estágio supervisionado de Gomes-da-Silva (2009). Para análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2008). A teoria que fundamentou esta análise foi de Tardif (2008). Foram identificadas três categorias de saberes docentes, quais sejam: i) saberes da experiência; ii) saberes escolares; e iii) os não saberes. O mapeamento destas categorias sinaliza que uma prática pedagógica é feita de saberes, reforça a provisoriedade destes saberes e acentua a complexidade da docência na área.
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