A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/287 |
Resumo: | A Educação a Distância, ao flexibilizar os espaços e tempos de aprendizagem, atende um público alvo que se caracteriza por serem adultos que precisam conciliar a necessidade de atualização profissional com os compromissos sociais, laborais e familiares. Diante disso, este estudo tem como objetivo identificar as contribuições do curso de extensão à distância – Formação Continuada em Conselhos Escolares (FCCE) para a atuação profissional de seus egressos, procurando identificar os aspectos do curso que contribuíram para que os cursistas tivessem percepções mais positivas sobre sua aprendizagem e atuação profissional. A pesquisa caracterizada como exploratória de abordagem mista teve como principal procedimento de coleta a aplicação de um questionário de avaliação no final do curso, envolvendo a participação de quatro turmas, contabilizando 325 participantes. A partir das respostas obtidas, foram analisados aspectos relacionados às percepções dos cursistas sobre as contribuições do curso de FCCE para sua atuação profissional. Os resultados revelaram que os cursistas reconhecem que o curso contribuiu para apropriação de conhecimentos sobre a temática abordada e para aprimorar a atuação profissional. Além disso, a maioria dos cursistas concorda que as atividades contextualizadas e relacionadas ao cotidiano de atuação favoreceram a reflexão sobre a realidade e contribuíram com a construção de conhecimentos. Diante disso, ressalta-se a relevância de ações de formação à distância como alterativa à atualização profissional e conclui-se que conteúdos e atividades contextualizadas, relacionadas à atuação profissional, favorecem o estabelecimento de relações entre teoria e prática, bem como uma aprendizagem mais significativa. Palavras-chave: Educação a Distância. Formação Continuada. Conselhos Escolares. |
id |
UEMA-1_723e0ad17f0058559581b31e711be868 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/287 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos EscolaresA Educação a Distância, ao flexibilizar os espaços e tempos de aprendizagem, atende um público alvo que se caracteriza por serem adultos que precisam conciliar a necessidade de atualização profissional com os compromissos sociais, laborais e familiares. Diante disso, este estudo tem como objetivo identificar as contribuições do curso de extensão à distância – Formação Continuada em Conselhos Escolares (FCCE) para a atuação profissional de seus egressos, procurando identificar os aspectos do curso que contribuíram para que os cursistas tivessem percepções mais positivas sobre sua aprendizagem e atuação profissional. A pesquisa caracterizada como exploratória de abordagem mista teve como principal procedimento de coleta a aplicação de um questionário de avaliação no final do curso, envolvendo a participação de quatro turmas, contabilizando 325 participantes. A partir das respostas obtidas, foram analisados aspectos relacionados às percepções dos cursistas sobre as contribuições do curso de FCCE para sua atuação profissional. Os resultados revelaram que os cursistas reconhecem que o curso contribuiu para apropriação de conhecimentos sobre a temática abordada e para aprimorar a atuação profissional. Além disso, a maioria dos cursistas concorda que as atividades contextualizadas e relacionadas ao cotidiano de atuação favoreceram a reflexão sobre a realidade e contribuíram com a construção de conhecimentos. Diante disso, ressalta-se a relevância de ações de formação à distância como alterativa à atualização profissional e conclui-se que conteúdos e atividades contextualizadas, relacionadas à atuação profissional, favorecem o estabelecimento de relações entre teoria e prática, bem como uma aprendizagem mais significativa. Palavras-chave: Educação a Distância. Formação Continuada. Conselhos Escolares.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/287TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/287/256Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Daniela KarineLopes Ribeiro, Fabiana2022-11-17T14:07:00Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/287Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.405787TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares |
title |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares Ramos, Daniela Karine |
title_short |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares |
title_full |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares |
title_sort |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares |
author |
Ramos, Daniela Karine |
author_facet |
Ramos, Daniela Karine Lopes Ribeiro, Fabiana |
author_role |
author |
author2 |
Lopes Ribeiro, Fabiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Daniela Karine Lopes Ribeiro, Fabiana |
description |
A Educação a Distância, ao flexibilizar os espaços e tempos de aprendizagem, atende um público alvo que se caracteriza por serem adultos que precisam conciliar a necessidade de atualização profissional com os compromissos sociais, laborais e familiares. Diante disso, este estudo tem como objetivo identificar as contribuições do curso de extensão à distância – Formação Continuada em Conselhos Escolares (FCCE) para a atuação profissional de seus egressos, procurando identificar os aspectos do curso que contribuíram para que os cursistas tivessem percepções mais positivas sobre sua aprendizagem e atuação profissional. A pesquisa caracterizada como exploratória de abordagem mista teve como principal procedimento de coleta a aplicação de um questionário de avaliação no final do curso, envolvendo a participação de quatro turmas, contabilizando 325 participantes. A partir das respostas obtidas, foram analisados aspectos relacionados às percepções dos cursistas sobre as contribuições do curso de FCCE para sua atuação profissional. Os resultados revelaram que os cursistas reconhecem que o curso contribuiu para apropriação de conhecimentos sobre a temática abordada e para aprimorar a atuação profissional. Além disso, a maioria dos cursistas concorda que as atividades contextualizadas e relacionadas ao cotidiano de atuação favoreceram a reflexão sobre a realidade e contribuíram com a construção de conhecimentos. Diante disso, ressalta-se a relevância de ações de formação à distância como alterativa à atualização profissional e conclui-se que conteúdos e atividades contextualizadas, relacionadas à atuação profissional, favorecem o estabelecimento de relações entre teoria e prática, bem como uma aprendizagem mais significativa. Palavras-chave: Educação a Distância. Formação Continuada. Conselhos Escolares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/287 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/287/256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055809511424 |