A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Daniela Karine
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lopes Ribeiro, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/287
Resumo: A Educação a Distância, ao flexibilizar os espaços e tempos de aprendizagem, atende um público alvo que se caracteriza por serem adultos que precisam conciliar a necessidade de atualização profissional com os compromissos sociais, laborais e familiares. Diante disso, este estudo tem como objetivo identificar as contribuições do curso de extensão à distância – Formação Continuada em Conselhos Escolares (FCCE) para a atuação profissional de seus egressos, procurando identificar os aspectos do curso que contribuíram para que os cursistas tivessem percepções mais positivas sobre sua aprendizagem e atuação profissional. A pesquisa caracterizada como exploratória de abordagem mista teve como principal procedimento de coleta a aplicação de um questionário de avaliação no final do curso, envolvendo a participação de quatro turmas, contabilizando 325 participantes. A partir das respostas obtidas, foram analisados aspectos relacionados às percepções dos cursistas sobre as contribuições do curso de FCCE para sua atuação profissional. Os resultados revelaram que os cursistas reconhecem que o curso contribuiu para apropriação de conhecimentos sobre a temática abordada e para aprimorar a atuação profissional. Além disso, a maioria dos cursistas concorda que as atividades contextualizadas e relacionadas ao cotidiano de atuação favoreceram a reflexão sobre a realidade e contribuíram com a construção de conhecimentos. Diante disso, ressalta-se a relevância de ações de formação à distância como alterativa à atualização profissional e conclui-se que conteúdos e atividades contextualizadas, relacionadas à atuação profissional, favorecem o estabelecimento de relações entre teoria e prática, bem como uma aprendizagem mais significativa. Palavras-chave: Educação a Distância. Formação Continuada. Conselhos Escolares.
id UEMA-1_723e0ad17f0058559581b31e711be868
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/287
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos EscolaresA Educação a Distância, ao flexibilizar os espaços e tempos de aprendizagem, atende um público alvo que se caracteriza por serem adultos que precisam conciliar a necessidade de atualização profissional com os compromissos sociais, laborais e familiares. Diante disso, este estudo tem como objetivo identificar as contribuições do curso de extensão à distância – Formação Continuada em Conselhos Escolares (FCCE) para a atuação profissional de seus egressos, procurando identificar os aspectos do curso que contribuíram para que os cursistas tivessem percepções mais positivas sobre sua aprendizagem e atuação profissional. A pesquisa caracterizada como exploratória de abordagem mista teve como principal procedimento de coleta a aplicação de um questionário de avaliação no final do curso, envolvendo a participação de quatro turmas, contabilizando 325 participantes. A partir das respostas obtidas, foram analisados aspectos relacionados às percepções dos cursistas sobre as contribuições do curso de FCCE para sua atuação profissional. Os resultados revelaram que os cursistas reconhecem que o curso contribuiu para apropriação de conhecimentos sobre a temática abordada e para aprimorar a atuação profissional. Além disso, a maioria dos cursistas concorda que as atividades contextualizadas e relacionadas ao cotidiano de atuação favoreceram a reflexão sobre a realidade e contribuíram com a construção de conhecimentos. Diante disso, ressalta-se a relevância de ações de formação à distância como alterativa à atualização profissional e conclui-se que conteúdos e atividades contextualizadas, relacionadas à atuação profissional, favorecem o estabelecimento de relações entre teoria e prática, bem como uma aprendizagem mais significativa. Palavras-chave: Educação a Distância. Formação Continuada. Conselhos Escolares.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/287TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/287/256Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Daniela KarineLopes Ribeiro, Fabiana2022-11-17T14:07:00Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/287Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.405787TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares
title A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares
spellingShingle A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares
Ramos, Daniela Karine
title_short A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares
title_full A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares
title_fullStr A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares
title_sort A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo com os cursistas do curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares
author Ramos, Daniela Karine
author_facet Ramos, Daniela Karine
Lopes Ribeiro, Fabiana
author_role author
author2 Lopes Ribeiro, Fabiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Daniela Karine
Lopes Ribeiro, Fabiana
description A Educação a Distância, ao flexibilizar os espaços e tempos de aprendizagem, atende um público alvo que se caracteriza por serem adultos que precisam conciliar a necessidade de atualização profissional com os compromissos sociais, laborais e familiares. Diante disso, este estudo tem como objetivo identificar as contribuições do curso de extensão à distância – Formação Continuada em Conselhos Escolares (FCCE) para a atuação profissional de seus egressos, procurando identificar os aspectos do curso que contribuíram para que os cursistas tivessem percepções mais positivas sobre sua aprendizagem e atuação profissional. A pesquisa caracterizada como exploratória de abordagem mista teve como principal procedimento de coleta a aplicação de um questionário de avaliação no final do curso, envolvendo a participação de quatro turmas, contabilizando 325 participantes. A partir das respostas obtidas, foram analisados aspectos relacionados às percepções dos cursistas sobre as contribuições do curso de FCCE para sua atuação profissional. Os resultados revelaram que os cursistas reconhecem que o curso contribuiu para apropriação de conhecimentos sobre a temática abordada e para aprimorar a atuação profissional. Além disso, a maioria dos cursistas concorda que as atividades contextualizadas e relacionadas ao cotidiano de atuação favoreceram a reflexão sobre a realidade e contribuíram com a construção de conhecimentos. Diante disso, ressalta-se a relevância de ações de formação à distância como alterativa à atualização profissional e conclui-se que conteúdos e atividades contextualizadas, relacionadas à atuação profissional, favorecem o estabelecimento de relações entre teoria e prática, bem como uma aprendizagem mais significativa. Palavras-chave: Educação a Distância. Formação Continuada. Conselhos Escolares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/287
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/287/256
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055809511424