INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/553 |
Resumo: | Este artigo busca refletir sobre as mudanças que ocorreram no cotidiano escolar, a partir da inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC, por meio da implementação do ensino remoto emergencial – ERE, no período de pandemia, ocasionada pelo COVID-19, nas salas de recursos multifuncionais – SRM. Em especial, este trabalho tenta vislumbrar sobre a formação continuada dos professores para o atendimento dessa nova demanda, no que tange o uso das TDIC para um público específico. A questão norteadora deste trabalho foi: os professores receberam formação continuada suficiente para inserir as TDIC nas SRM durante a pandemia? A pesquisa assentou-se teoricamente em autores que discutem sobre as TDIC no ensino, desses destacam-se: Moran (2005), Masetto (2000), Valente (2005) entre outros e autores que discutem sobre a Educação Inclusiva e a inserção das TDIC como: Cortelazzo (2012), Loureiro et al (2020), Viana et al. (2019) e Silva Neto et al (2018). Foi elaborado como instrumento de coleta de dados, um questionário do Google Forms, o qual foi respondido por 17 educadores, atuantes nas salas de recursos multifuncionais da rede pública do Estado do Paraná. Como resultado, percebeu-se que os docentes se esforçaram para dar conta do ensino no período de pandemia, que novas dificuldades surgiram, principalmente em relação à sua formação continuada e ao manuseio das TDIC de forma efetiva. Por isso, o estudo apontou que o trabalho pós-pandemia carece de maior atenção tanto no atendimento dos alunos das SRM como da formação continuada do professor. |
id |
UEMA-1_c56f1b566af27778d0588022784705d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/553 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAISPandemia de COVID-19. Formação Continuada. Salas de Recursos Multifuncionais.Este artigo busca refletir sobre as mudanças que ocorreram no cotidiano escolar, a partir da inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC, por meio da implementação do ensino remoto emergencial – ERE, no período de pandemia, ocasionada pelo COVID-19, nas salas de recursos multifuncionais – SRM. Em especial, este trabalho tenta vislumbrar sobre a formação continuada dos professores para o atendimento dessa nova demanda, no que tange o uso das TDIC para um público específico. A questão norteadora deste trabalho foi: os professores receberam formação continuada suficiente para inserir as TDIC nas SRM durante a pandemia? A pesquisa assentou-se teoricamente em autores que discutem sobre as TDIC no ensino, desses destacam-se: Moran (2005), Masetto (2000), Valente (2005) entre outros e autores que discutem sobre a Educação Inclusiva e a inserção das TDIC como: Cortelazzo (2012), Loureiro et al (2020), Viana et al. (2019) e Silva Neto et al (2018). Foi elaborado como instrumento de coleta de dados, um questionário do Google Forms, o qual foi respondido por 17 educadores, atuantes nas salas de recursos multifuncionais da rede pública do Estado do Paraná. Como resultado, percebeu-se que os docentes se esforçaram para dar conta do ensino no período de pandemia, que novas dificuldades surgiram, principalmente em relação à sua formação continuada e ao manuseio das TDIC de forma efetiva. Por isso, o estudo apontou que o trabalho pós-pandemia carece de maior atenção tanto no atendimento dos alunos das SRM como da formação continuada do professor. Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2021-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/55310.18817/ticsead.v7i2.553TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 12-29TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 12-29TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 12-292447-572610.18817/ticsead.v7i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/553/383Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos Bernardi, VanessaFoltran, Elenice Parise Oliveira, Rita de Cássia da Silva 2021-12-23T03:29:51Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/553Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:54.158276TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS |
title |
INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS |
spellingShingle |
INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS Passos, Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos Pandemia de COVID-19. Formação Continuada. Salas de Recursos Multifuncionais. |
title_short |
INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS |
title_full |
INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS |
title_fullStr |
INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS |
title_sort |
INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS |
author |
Passos, Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos |
author_facet |
Passos, Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos Bernardi, Vanessa Foltran, Elenice Parise Oliveira, Rita de Cássia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Bernardi, Vanessa Foltran, Elenice Parise Oliveira, Rita de Cássia da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos Bernardi, Vanessa Foltran, Elenice Parise Oliveira, Rita de Cássia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia de COVID-19. Formação Continuada. Salas de Recursos Multifuncionais. |
topic |
Pandemia de COVID-19. Formação Continuada. Salas de Recursos Multifuncionais. |
description |
Este artigo busca refletir sobre as mudanças que ocorreram no cotidiano escolar, a partir da inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC, por meio da implementação do ensino remoto emergencial – ERE, no período de pandemia, ocasionada pelo COVID-19, nas salas de recursos multifuncionais – SRM. Em especial, este trabalho tenta vislumbrar sobre a formação continuada dos professores para o atendimento dessa nova demanda, no que tange o uso das TDIC para um público específico. A questão norteadora deste trabalho foi: os professores receberam formação continuada suficiente para inserir as TDIC nas SRM durante a pandemia? A pesquisa assentou-se teoricamente em autores que discutem sobre as TDIC no ensino, desses destacam-se: Moran (2005), Masetto (2000), Valente (2005) entre outros e autores que discutem sobre a Educação Inclusiva e a inserção das TDIC como: Cortelazzo (2012), Loureiro et al (2020), Viana et al. (2019) e Silva Neto et al (2018). Foi elaborado como instrumento de coleta de dados, um questionário do Google Forms, o qual foi respondido por 17 educadores, atuantes nas salas de recursos multifuncionais da rede pública do Estado do Paraná. Como resultado, percebeu-se que os docentes se esforçaram para dar conta do ensino no período de pandemia, que novas dificuldades surgiram, principalmente em relação à sua formação continuada e ao manuseio das TDIC de forma efetiva. Por isso, o estudo apontou que o trabalho pós-pandemia carece de maior atenção tanto no atendimento dos alunos das SRM como da formação continuada do professor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/553 10.18817/ticsead.v7i2.553 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/553 |
identifier_str_mv |
10.18817/ticsead.v7i2.553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/553/383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 12-29 TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 12-29 TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 12-29 2447-5726 10.18817/ticsead.v7i2 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056277176320 |