Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Lorene
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida Júnior, Admir Soares de, Gariglio, José Ângelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975
Resumo: Resumo: Este artigo relata os achados de uma pesquisa que buscou identificar e compreender quais experiências formativas vividas por estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) atua de forma a potencializar os processos de socialização profissional que ratificam a escolha inicial pela docência. O estudo é de caráter qualitativo e valeu-se do grupo focal como técnica de produção de dados. A pesquisa foi realizada em 16 cursos de licenciatura, de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais, e revelou que a metodologia de trabalho proporcionada pelo Pibid atua de forma decisiva no processo de descoberta da profissão, em especial as experiências de ensino na sala de aula e o trabalho coletivo em comunidades de práticas. Palavras-chave: Formação de professores; Formação inicial; Licenciatura; Pibid Even so, teaching... Training experiences and reaffirmation of choice for teaching Abstract: His article reports the findings of a research that sought to identify and understand which training experiences undergone by scholarship students from the Institutional Scholarship Program (Pibid) works in a way that enhances professional socialization processes that ratify the initial choice of teaching. The study is qualitative in nature and used the focal group as a technique for producing data. The research was carried out in 16 undergraduate courses, from five Higher Education Institutions (IES) of Minas Gerais, and revealed that the work methodology provided by Pibid plays a decisive role in the process of discovering the profession, especially teaching experiences in the classroom and collective work in communities of practice. Keywords: Teacher training; Initial formation; Graduation; Pibid Todavía, enseñando... Experiencias formativas y reafirmación de elección por el magisterium Resumen: Este artículo reporta los hallazgos de una investigación que buscó identificar y comprender qué experiencias formativas vividas por los becarios del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (Pibid) actúan para potenciar los procesos de socialización profesional que ratifican la elección inicial de enseñando. El estudio es cualitativo y utilizó el grupo focal como técnica para la producción de datos. La investigación se realizó en 16 cursos de pregrado, de cinco Instituciones de Educación Superior (IES) en Minas Gerais, y reveló que la metodología de trabajo brindada por Pibid actúa de manera decisiva en el proceso de descubrimiento de la profesión, especialmente en las experiencias docentes. en el aula y trabajo colectivo en comunidades de práctica. Palabras clave: Formación docente; Formación inicial; Graduación; Pibid Data de registro: 29/10/2020 Data de aceite: 22/09/2021
id UFU-2_3bde249c764de50515353ac1a6957674
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/57975
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistérioFormação de ProfessoresFormação InicialLicenciaturaPIBIDResumo: Este artigo relata os achados de uma pesquisa que buscou identificar e compreender quais experiências formativas vividas por estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) atua de forma a potencializar os processos de socialização profissional que ratificam a escolha inicial pela docência. O estudo é de caráter qualitativo e valeu-se do grupo focal como técnica de produção de dados. A pesquisa foi realizada em 16 cursos de licenciatura, de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais, e revelou que a metodologia de trabalho proporcionada pelo Pibid atua de forma decisiva no processo de descoberta da profissão, em especial as experiências de ensino na sala de aula e o trabalho coletivo em comunidades de práticas. Palavras-chave: Formação de professores; Formação inicial; Licenciatura; Pibid Even so, teaching... Training experiences and reaffirmation of choice for teaching Abstract: His article reports the findings of a research that sought to identify and understand which training experiences undergone by scholarship students from the Institutional Scholarship Program (Pibid) works in a way that enhances professional socialization processes that ratify the initial choice of teaching. The study is qualitative in nature and used the focal group as a technique for producing data. The research was carried out in 16 undergraduate courses, from five Higher Education Institutions (IES) of Minas Gerais, and revealed that the work methodology provided by Pibid plays a decisive role in the process of discovering the profession, especially teaching experiences in the classroom and collective work in communities of practice. Keywords: Teacher training; Initial formation; Graduation; Pibid Todavía, enseñando... Experiencias formativas y reafirmación de elección por el magisterium Resumen: Este artículo reporta los hallazgos de una investigación que buscó identificar y comprender qué experiencias formativas vividas por los becarios del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (Pibid) actúan para potenciar los procesos de socialización profesional que ratifican la elección inicial de enseñando. El estudio es cualitativo y utilizó el grupo focal como técnica para la producción de datos. La investigación se realizó en 16 cursos de pregrado, de cinco Instituciones de Educación Superior (IES) en Minas Gerais, y reveló que la metodología de trabajo brindada por Pibid actúa de manera decisiva en el proceso de descubrimiento de la profesión, especialmente en las experiencias docentes. en el aula y trabajo colectivo en comunidades de práctica. Palabras clave: Formación docente; Formación inicial; Graduación; Pibid Data de registro: 29/10/2020 Data de aceite: 22/09/2021EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5797510.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-57975Educação e Filosofia; v. 35 n. 74 (2021); 679-7171982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975/36828https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975/37662Copyright (c) 2021 Lorene dos Santos, Admir Soares de Almeida Júnior, José Ângelo Garigliohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, LoreneAlmeida Júnior, Admir Soares deGariglio, José Ângelo2024-01-17T12:44:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/57975Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-01-17T12:44:54Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério
title Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério
spellingShingle Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério
dos Santos, Lorene
Formação de Professores
Formação Inicial
Licenciatura
PIBID
title_short Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério
title_full Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério
title_fullStr Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério
title_full_unstemmed Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério
title_sort Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério
author dos Santos, Lorene
author_facet dos Santos, Lorene
Almeida Júnior, Admir Soares de
Gariglio, José Ângelo
author_role author
author2 Almeida Júnior, Admir Soares de
Gariglio, José Ângelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Lorene
Almeida Júnior, Admir Soares de
Gariglio, José Ângelo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Formação Inicial
Licenciatura
PIBID
topic Formação de Professores
Formação Inicial
Licenciatura
PIBID
description Resumo: Este artigo relata os achados de uma pesquisa que buscou identificar e compreender quais experiências formativas vividas por estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) atua de forma a potencializar os processos de socialização profissional que ratificam a escolha inicial pela docência. O estudo é de caráter qualitativo e valeu-se do grupo focal como técnica de produção de dados. A pesquisa foi realizada em 16 cursos de licenciatura, de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais, e revelou que a metodologia de trabalho proporcionada pelo Pibid atua de forma decisiva no processo de descoberta da profissão, em especial as experiências de ensino na sala de aula e o trabalho coletivo em comunidades de práticas. Palavras-chave: Formação de professores; Formação inicial; Licenciatura; Pibid Even so, teaching... Training experiences and reaffirmation of choice for teaching Abstract: His article reports the findings of a research that sought to identify and understand which training experiences undergone by scholarship students from the Institutional Scholarship Program (Pibid) works in a way that enhances professional socialization processes that ratify the initial choice of teaching. The study is qualitative in nature and used the focal group as a technique for producing data. The research was carried out in 16 undergraduate courses, from five Higher Education Institutions (IES) of Minas Gerais, and revealed that the work methodology provided by Pibid plays a decisive role in the process of discovering the profession, especially teaching experiences in the classroom and collective work in communities of practice. Keywords: Teacher training; Initial formation; Graduation; Pibid Todavía, enseñando... Experiencias formativas y reafirmación de elección por el magisterium Resumen: Este artículo reporta los hallazgos de una investigación que buscó identificar y comprender qué experiencias formativas vividas por los becarios del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (Pibid) actúan para potenciar los procesos de socialización profesional que ratifican la elección inicial de enseñando. El estudio es cualitativo y utilizó el grupo focal como técnica para la producción de datos. La investigación se realizó en 16 cursos de pregrado, de cinco Instituciones de Educación Superior (IES) en Minas Gerais, y reveló que la metodología de trabajo brindada por Pibid actúa de manera decisiva en el proceso de descubrimiento de la profesión, especialmente en las experiencias docentes. en el aula y trabajo colectivo en comunidades de práctica. Palabras clave: Formación docente; Formación inicial; Graduación; Pibid Data de registro: 29/10/2020 Data de aceite: 22/09/2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975
10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-57975
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-57975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975/36828
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975/37662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Lorene dos Santos, Admir Soares de Almeida Júnior, José Ângelo Gariglio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Lorene dos Santos, Admir Soares de Almeida Júnior, José Ângelo Gariglio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 35 n. 74 (2021); 679-717
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166781243392