Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975 |
Resumo: | Resumo: Este artigo relata os achados de uma pesquisa que buscou identificar e compreender quais experiências formativas vividas por estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) atua de forma a potencializar os processos de socialização profissional que ratificam a escolha inicial pela docência. O estudo é de caráter qualitativo e valeu-se do grupo focal como técnica de produção de dados. A pesquisa foi realizada em 16 cursos de licenciatura, de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais, e revelou que a metodologia de trabalho proporcionada pelo Pibid atua de forma decisiva no processo de descoberta da profissão, em especial as experiências de ensino na sala de aula e o trabalho coletivo em comunidades de práticas. Palavras-chave: Formação de professores; Formação inicial; Licenciatura; Pibid Even so, teaching... Training experiences and reaffirmation of choice for teaching Abstract: His article reports the findings of a research that sought to identify and understand which training experiences undergone by scholarship students from the Institutional Scholarship Program (Pibid) works in a way that enhances professional socialization processes that ratify the initial choice of teaching. The study is qualitative in nature and used the focal group as a technique for producing data. The research was carried out in 16 undergraduate courses, from five Higher Education Institutions (IES) of Minas Gerais, and revealed that the work methodology provided by Pibid plays a decisive role in the process of discovering the profession, especially teaching experiences in the classroom and collective work in communities of practice. Keywords: Teacher training; Initial formation; Graduation; Pibid Todavía, enseñando... Experiencias formativas y reafirmación de elección por el magisterium Resumen: Este artículo reporta los hallazgos de una investigación que buscó identificar y comprender qué experiencias formativas vividas por los becarios del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (Pibid) actúan para potenciar los procesos de socialización profesional que ratifican la elección inicial de enseñando. El estudio es cualitativo y utilizó el grupo focal como técnica para la producción de datos. La investigación se realizó en 16 cursos de pregrado, de cinco Instituciones de Educación Superior (IES) en Minas Gerais, y reveló que la metodología de trabajo brindada por Pibid actúa de manera decisiva en el proceso de descubrimiento de la profesión, especialmente en las experiencias docentes. en el aula y trabajo colectivo en comunidades de práctica. Palabras clave: Formación docente; Formación inicial; Graduación; Pibid Data de registro: 29/10/2020 Data de aceite: 22/09/2021 |
id |
UFU-2_3bde249c764de50515353ac1a6957674 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/57975 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistérioFormação de ProfessoresFormação InicialLicenciaturaPIBIDResumo: Este artigo relata os achados de uma pesquisa que buscou identificar e compreender quais experiências formativas vividas por estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) atua de forma a potencializar os processos de socialização profissional que ratificam a escolha inicial pela docência. O estudo é de caráter qualitativo e valeu-se do grupo focal como técnica de produção de dados. A pesquisa foi realizada em 16 cursos de licenciatura, de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais, e revelou que a metodologia de trabalho proporcionada pelo Pibid atua de forma decisiva no processo de descoberta da profissão, em especial as experiências de ensino na sala de aula e o trabalho coletivo em comunidades de práticas. Palavras-chave: Formação de professores; Formação inicial; Licenciatura; Pibid Even so, teaching... Training experiences and reaffirmation of choice for teaching Abstract: His article reports the findings of a research that sought to identify and understand which training experiences undergone by scholarship students from the Institutional Scholarship Program (Pibid) works in a way that enhances professional socialization processes that ratify the initial choice of teaching. The study is qualitative in nature and used the focal group as a technique for producing data. The research was carried out in 16 undergraduate courses, from five Higher Education Institutions (IES) of Minas Gerais, and revealed that the work methodology provided by Pibid plays a decisive role in the process of discovering the profession, especially teaching experiences in the classroom and collective work in communities of practice. Keywords: Teacher training; Initial formation; Graduation; Pibid Todavía, enseñando... Experiencias formativas y reafirmación de elección por el magisterium Resumen: Este artículo reporta los hallazgos de una investigación que buscó identificar y comprender qué experiencias formativas vividas por los becarios del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (Pibid) actúan para potenciar los procesos de socialización profesional que ratifican la elección inicial de enseñando. El estudio es cualitativo y utilizó el grupo focal como técnica para la producción de datos. La investigación se realizó en 16 cursos de pregrado, de cinco Instituciones de Educación Superior (IES) en Minas Gerais, y reveló que la metodología de trabajo brindada por Pibid actúa de manera decisiva en el proceso de descubrimiento de la profesión, especialmente en las experiencias docentes. en el aula y trabajo colectivo en comunidades de práctica. Palabras clave: Formación docente; Formación inicial; Graduación; Pibid Data de registro: 29/10/2020 Data de aceite: 22/09/2021EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5797510.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-57975Educação e Filosofia; v. 35 n. 74 (2021); 679-7171982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975/36828https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975/37662Copyright (c) 2021 Lorene dos Santos, Admir Soares de Almeida Júnior, José Ângelo Garigliohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, LoreneAlmeida Júnior, Admir Soares deGariglio, José Ângelo2024-01-17T12:44:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/57975Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-01-17T12:44:54Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério |
title |
Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério |
spellingShingle |
Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério dos Santos, Lorene Formação de Professores Formação Inicial Licenciatura PIBID |
title_short |
Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério |
title_full |
Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério |
title_fullStr |
Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério |
title_full_unstemmed |
Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério |
title_sort |
Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério |
author |
dos Santos, Lorene |
author_facet |
dos Santos, Lorene Almeida Júnior, Admir Soares de Gariglio, José Ângelo |
author_role |
author |
author2 |
Almeida Júnior, Admir Soares de Gariglio, José Ângelo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Lorene Almeida Júnior, Admir Soares de Gariglio, José Ângelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Formação Inicial Licenciatura PIBID |
topic |
Formação de Professores Formação Inicial Licenciatura PIBID |
description |
Resumo: Este artigo relata os achados de uma pesquisa que buscou identificar e compreender quais experiências formativas vividas por estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) atua de forma a potencializar os processos de socialização profissional que ratificam a escolha inicial pela docência. O estudo é de caráter qualitativo e valeu-se do grupo focal como técnica de produção de dados. A pesquisa foi realizada em 16 cursos de licenciatura, de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais, e revelou que a metodologia de trabalho proporcionada pelo Pibid atua de forma decisiva no processo de descoberta da profissão, em especial as experiências de ensino na sala de aula e o trabalho coletivo em comunidades de práticas. Palavras-chave: Formação de professores; Formação inicial; Licenciatura; Pibid Even so, teaching... Training experiences and reaffirmation of choice for teaching Abstract: His article reports the findings of a research that sought to identify and understand which training experiences undergone by scholarship students from the Institutional Scholarship Program (Pibid) works in a way that enhances professional socialization processes that ratify the initial choice of teaching. The study is qualitative in nature and used the focal group as a technique for producing data. The research was carried out in 16 undergraduate courses, from five Higher Education Institutions (IES) of Minas Gerais, and revealed that the work methodology provided by Pibid plays a decisive role in the process of discovering the profession, especially teaching experiences in the classroom and collective work in communities of practice. Keywords: Teacher training; Initial formation; Graduation; Pibid Todavía, enseñando... Experiencias formativas y reafirmación de elección por el magisterium Resumen: Este artículo reporta los hallazgos de una investigación que buscó identificar y comprender qué experiencias formativas vividas por los becarios del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (Pibid) actúan para potenciar los procesos de socialización profesional que ratifican la elección inicial de enseñando. El estudio es cualitativo y utilizó el grupo focal como técnica para la producción de datos. La investigación se realizó en 16 cursos de pregrado, de cinco Instituciones de Educación Superior (IES) en Minas Gerais, y reveló que la metodología de trabajo brindada por Pibid actúa de manera decisiva en el proceso de descubrimiento de la profesión, especialmente en las experiencias docentes. en el aula y trabajo colectivo en comunidades de práctica. Palabras clave: Formación docente; Formación inicial; Graduación; Pibid Data de registro: 29/10/2020 Data de aceite: 22/09/2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975 10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-57975 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-57975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975/36828 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975/37662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lorene dos Santos, Admir Soares de Almeida Júnior, José Ângelo Gariglio http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lorene dos Santos, Admir Soares de Almeida Júnior, José Ângelo Gariglio http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 35 n. 74 (2021); 679-717 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1800211166781243392 |