Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/338 |
Resumo: | No presente artigo, almejou-se discutir e identificar se as concepções de uma professora, seis alunos e seus respectivos familiares sobre os desempenhos escolares destes eram aproximadas. Para isso, foi organizada uma pesquisa empírica em um segundo ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do Estado de São Paulo localizada em um bairro periférico, em que foram realizadas entrevistas com a professora e alunos (em dois momentos de um ano letivo) e com os familiares (em um momento do ano letivo). Para entrevistar os alunos, alguns recursos lúdicos foram utilizados. Foi possível concluir que existiu concordâncias entre os sujeitos quanto aos casos de alto desempenho escolar, já entre os alunos indicados como desempenhos mediano e baixo fez-se presente variações entre as concepções de professores, familiares e alunos. Logo, os grupos de alunos indicados como desempenhos médio e baixo não se colocaram necessariamente na posição indicada pela escola. ABSTRACTThis article aims to discuss and identify the conceptions of a teacher, six students and their families about the school performance of it was approximate. For this, it was organized an empirical survey of a second year of primary education in a municipal school of the State of São Paulo located in a suburb, where interviews were conducted with the teacher and students (in two moments of a school year ) and family (at a time of the school year). To interview the students some recreational resources were used. It was concluded that there was concordance between the subjects as to cases of loud school performance, already among the students indicated as median and low performance became present variations between the conceptions of teachers, family and students. Therefore, students groups indicated as medium and low performance is not necessarily placed in the position indicated by the school. |
id |
UEMG-2_eb330b6dfc30b0548944580ddfd78f1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/338 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and studentsDesempenhos escolaresConcepçõesEnsino Fundamental I.No presente artigo, almejou-se discutir e identificar se as concepções de uma professora, seis alunos e seus respectivos familiares sobre os desempenhos escolares destes eram aproximadas. Para isso, foi organizada uma pesquisa empírica em um segundo ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do Estado de São Paulo localizada em um bairro periférico, em que foram realizadas entrevistas com a professora e alunos (em dois momentos de um ano letivo) e com os familiares (em um momento do ano letivo). Para entrevistar os alunos, alguns recursos lúdicos foram utilizados. Foi possível concluir que existiu concordâncias entre os sujeitos quanto aos casos de alto desempenho escolar, já entre os alunos indicados como desempenhos mediano e baixo fez-se presente variações entre as concepções de professores, familiares e alunos. Logo, os grupos de alunos indicados como desempenhos médio e baixo não se colocaram necessariamente na posição indicada pela escola. ABSTRACTThis article aims to discuss and identify the conceptions of a teacher, six students and their families about the school performance of it was approximate. For this, it was organized an empirical survey of a second year of primary education in a municipal school of the State of São Paulo located in a suburb, where interviews were conducted with the teacher and students (in two moments of a school year ) and family (at a time of the school year). To interview the students some recreational resources were used. It was concluded that there was concordance between the subjects as to cases of loud school performance, already among the students indicated as median and low performance became present variations between the conceptions of teachers, family and students. Therefore, students groups indicated as medium and low performance is not necessarily placed in the position indicated by the school.EDUEMG2016-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/33810.24934/eef.v18i26.338Educação em Foco; Vol. 18 No. 26 (2015): Educação em Foco; 155-177Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 26 (2015): Educação em Foco; 155-177Educação em Foco; v. 18 n. 26 (2015): Educação em Foco; 155-1772317-00931519-332210.24934/eef.v18i26reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/338/793Ponce Bellido Giraldi, LucianaRicco Lucato Sigolo, Silvia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/338Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students |
title |
Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students |
spellingShingle |
Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students Ponce Bellido Giraldi, Luciana Desempenhos escolares Concepções Ensino Fundamental I. |
title_short |
Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students |
title_full |
Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students |
title_fullStr |
Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students |
title_full_unstemmed |
Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students |
title_sort |
Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students |
author |
Ponce Bellido Giraldi, Luciana |
author_facet |
Ponce Bellido Giraldi, Luciana Ricco Lucato Sigolo, Silvia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Ricco Lucato Sigolo, Silvia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponce Bellido Giraldi, Luciana Ricco Lucato Sigolo, Silvia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenhos escolares Concepções Ensino Fundamental I. |
topic |
Desempenhos escolares Concepções Ensino Fundamental I. |
description |
No presente artigo, almejou-se discutir e identificar se as concepções de uma professora, seis alunos e seus respectivos familiares sobre os desempenhos escolares destes eram aproximadas. Para isso, foi organizada uma pesquisa empírica em um segundo ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do Estado de São Paulo localizada em um bairro periférico, em que foram realizadas entrevistas com a professora e alunos (em dois momentos de um ano letivo) e com os familiares (em um momento do ano letivo). Para entrevistar os alunos, alguns recursos lúdicos foram utilizados. Foi possível concluir que existiu concordâncias entre os sujeitos quanto aos casos de alto desempenho escolar, já entre os alunos indicados como desempenhos mediano e baixo fez-se presente variações entre as concepções de professores, familiares e alunos. Logo, os grupos de alunos indicados como desempenhos médio e baixo não se colocaram necessariamente na posição indicada pela escola. ABSTRACTThis article aims to discuss and identify the conceptions of a teacher, six students and their families about the school performance of it was approximate. For this, it was organized an empirical survey of a second year of primary education in a municipal school of the State of São Paulo located in a suburb, where interviews were conducted with the teacher and students (in two moments of a school year ) and family (at a time of the school year). To interview the students some recreational resources were used. It was concluded that there was concordance between the subjects as to cases of loud school performance, already among the students indicated as median and low performance became present variations between the conceptions of teachers, family and students. Therefore, students groups indicated as medium and low performance is not necessarily placed in the position indicated by the school. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/338 10.24934/eef.v18i26.338 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/338 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v18i26.338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/338/793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 18 No. 26 (2015): Educação em Foco; 155-177 Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 26 (2015): Educação em Foco; 155-177 Educação em Foco; v. 18 n. 26 (2015): Educação em Foco; 155-177 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v18i26 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468868804608 |