FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1177 |
Resumo: | O presente texto tematiza a importância da experiência leitora e mediadora, bem como as especificidades da textualidade e da ação leitora implicadas na realização de uma experiência de mediar a aproximação do leitor ao texto literário. Para balizar essa discussão parte-se da pergunta: quais conhecimentos servem de base para o desenvolvimento de mediadores de leitura literária? Elabora-se a resposta a partir da análise das ações e conhecimentos entendidos como necessários para o fazer da mediação da leitura literária e que foram base para a organização de um curso de extensão. Dentre os conhecimentos elencados nas análises deste texto, sobressaem-se os seguintes elementos: 1) a especificidade do texto literário; 2) o ensino da compreensão de leitura literária; 3) a problematização sobre os temas que permeiam os livros literários, mas que não podem ser critério principal de escolha; e 4) a complexidade da ação do mediador para aproximar livro e leitor promovendo a produção de sentidos a partir desse encontro. |
id |
UENP-2_c7d72989ba6c7d2bb17b3ce66f4227fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1177 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASELeituraLiteratura infantilFormação de mediadoresO presente texto tematiza a importância da experiência leitora e mediadora, bem como as especificidades da textualidade e da ação leitora implicadas na realização de uma experiência de mediar a aproximação do leitor ao texto literário. Para balizar essa discussão parte-se da pergunta: quais conhecimentos servem de base para o desenvolvimento de mediadores de leitura literária? Elabora-se a resposta a partir da análise das ações e conhecimentos entendidos como necessários para o fazer da mediação da leitura literária e que foram base para a organização de um curso de extensão. Dentre os conhecimentos elencados nas análises deste texto, sobressaem-se os seguintes elementos: 1) a especificidade do texto literário; 2) o ensino da compreensão de leitura literária; 3) a problematização sobre os temas que permeiam os livros literários, mas que não podem ser critério principal de escolha; e 4) a complexidade da ação do mediador para aproximar livro e leitor promovendo a produção de sentidos a partir desse encontro.Claraboia2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1177Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1177/pdfCopyright (c) 2023 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMadureira Vieira da Silva, Lílian CarineForgearini Nunes, MaríliaAlves de Melo, CamilaSperrhake, RenataSoares Martini, JúliaWurth Geller, JoanaRocha Quadros, Giovanna2023-10-06T16:10:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1177Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2023-10-06T16:10:39Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE |
title |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE Madureira Vieira da Silva, Lílian Carine Leitura Literatura infantil Formação de mediadores |
title_short |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE |
title_full |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE |
title_sort |
FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE |
author |
Madureira Vieira da Silva, Lílian Carine |
author_facet |
Madureira Vieira da Silva, Lílian Carine Forgearini Nunes, Marília Alves de Melo, Camila Sperrhake, Renata Soares Martini, Júlia Wurth Geller, Joana Rocha Quadros, Giovanna |
author_role |
author |
author2 |
Forgearini Nunes, Marília Alves de Melo, Camila Sperrhake, Renata Soares Martini, Júlia Wurth Geller, Joana Rocha Quadros, Giovanna |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madureira Vieira da Silva, Lílian Carine Forgearini Nunes, Marília Alves de Melo, Camila Sperrhake, Renata Soares Martini, Júlia Wurth Geller, Joana Rocha Quadros, Giovanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Literatura infantil Formação de mediadores |
topic |
Leitura Literatura infantil Formação de mediadores |
description |
O presente texto tematiza a importância da experiência leitora e mediadora, bem como as especificidades da textualidade e da ação leitora implicadas na realização de uma experiência de mediar a aproximação do leitor ao texto literário. Para balizar essa discussão parte-se da pergunta: quais conhecimentos servem de base para o desenvolvimento de mediadores de leitura literária? Elabora-se a resposta a partir da análise das ações e conhecimentos entendidos como necessários para o fazer da mediação da leitura literária e que foram base para a organização de um curso de extensão. Dentre os conhecimentos elencados nas análises deste texto, sobressaem-se os seguintes elementos: 1) a especificidade do texto literário; 2) o ensino da compreensão de leitura literária; 3) a problematização sobre os temas que permeiam os livros literários, mas que não podem ser critério principal de escolha; e 4) a complexidade da ação do mediador para aproximar livro e leitor promovendo a produção de sentidos a partir desse encontro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1177 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1177/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422778351616 |