Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Littyanni Marcela Brito Vilar de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4367
Resumo: A finalidade do presente trabalho é apresentar resultados de uma pesquisa desenvolvida sobre levantamento e análise de Produtos Educacionais envolvendo o uso do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Para isso, com objetivo de analisar o que estamos deixando de contribuição com relação ao uso do LEM em Produtos Educacionais, desenvolvemos nossa pesquisa em torno de Produtos Educacionais publicados no quadriênio 2017-2020 que envolvem o uso do LEM. Logo, para o desenvolvimento do nosso trabalho de pesquisa e obtenção de dados, efetuamos o levantamento de Produtos Educacionais nas plataformas digitais: Plataforma Sucupira, Portal eduCapes e o Google. Nosso trabalho é de cunho qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa documental e fundamentado em trabalhos já publicados, os quais enfatizam e incentivam a utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), tendo como influência argumentos baseados em Lorenzato, Turrioni, Mendes, entre outros. Apresentamos também características e diferenças entre o Mestrado Profissional e o Mestrado Acadêmico, focando no que diz respeito aos Produtos Educacionais como trabalhos fundamentais na conclusão do Mestrado Profissional. Para isso, tivemos como base o documento de Área e autores como Moreira e Nardi, Quelhas; José Filho; França, Moreira e Ostermann. Dentre os resultados obtidos, observamos que os Produtos Educacionais proporcionam aos professores relevantes discussões e reflexões, além de contribuir com atividades propostas envolvendo o LEM. Como se trata de uma pesquisa de Mestrado Profissional, foi desenvolvido um Produto Educacional, elaborado por meio de um site, no qual estão disponíveis todos os Produtos Educacionais encontrados, além de algumas reflexões sobre LEM, formação de professor, Mestrado Profissional e Produto Educacional. Este Produto Educacional encontra-se no Capítulo 4.
id UEPB_dbd2826674acbd8eef2b202364ba6c1c
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4367
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensinoEducational ProductProfessional Master'sEnsino de MatemáticaProduto EducacionalMestrado ProfissionalCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA finalidade do presente trabalho é apresentar resultados de uma pesquisa desenvolvida sobre levantamento e análise de Produtos Educacionais envolvendo o uso do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Para isso, com objetivo de analisar o que estamos deixando de contribuição com relação ao uso do LEM em Produtos Educacionais, desenvolvemos nossa pesquisa em torno de Produtos Educacionais publicados no quadriênio 2017-2020 que envolvem o uso do LEM. Logo, para o desenvolvimento do nosso trabalho de pesquisa e obtenção de dados, efetuamos o levantamento de Produtos Educacionais nas plataformas digitais: Plataforma Sucupira, Portal eduCapes e o Google. Nosso trabalho é de cunho qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa documental e fundamentado em trabalhos já publicados, os quais enfatizam e incentivam a utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), tendo como influência argumentos baseados em Lorenzato, Turrioni, Mendes, entre outros. Apresentamos também características e diferenças entre o Mestrado Profissional e o Mestrado Acadêmico, focando no que diz respeito aos Produtos Educacionais como trabalhos fundamentais na conclusão do Mestrado Profissional. Para isso, tivemos como base o documento de Área e autores como Moreira e Nardi, Quelhas; José Filho; França, Moreira e Ostermann. Dentre os resultados obtidos, observamos que os Produtos Educacionais proporcionam aos professores relevantes discussões e reflexões, além de contribuir com atividades propostas envolvendo o LEM. Como se trata de uma pesquisa de Mestrado Profissional, foi desenvolvido um Produto Educacional, elaborado por meio de um site, no qual estão disponíveis todos os Produtos Educacionais encontrados, além de algumas reflexões sobre LEM, formação de professor, Mestrado Profissional e Produto Educacional. Este Produto Educacional encontra-se no Capítulo 4.The purpose of the present work is to present the results of a research developed on the survey and analysis of Educational Products involving the use of the Mathematics Teaching Laboratory (MTL). For this, in order to analyze what we are leaving in terms of the use of MTL in Educational Products, we developed our research around Educational Products published in the 2017-2020 quadrennium that involve the use of MTL. Therefore, for the development of our research work and data collection, we carried out a survey of Educational Products on digital platforms: Platform Sucupira, Portal eduCapes and Google. Our work is of a qualitative nature, developed through documentary research and based on previously published works, which emphasize and encourage the use of the Mathematics Teaching Laboratory (MTL), having as influence arguments based on Lorenzato, Turrioni, Mendes, among others. We also present characteristics and differences between the Professional Master's and the Academic Master's, focusing on Educational Products as fundamental works in the conclusion of the Professional Master's. For this, we used the Area document and authors such as Moreira and Nardi, Quelhas; Jose Filho; França, Moreira and Ostermann. Among the results obtained, we observed that the Educational Products provide teachers with relevant discussions and reflections, in addition to contributing to proposed activities involving MTL. As this is a Professional Master's research, an Educational Product was developed, prepared through a website, where all the Educational Products found are available, in addition to some reflections on MTL, teacher training, Professional Master's and Educational Product. This Educational Product can be found in Chapter 4.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAlmeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Sá, Pedro Franco de14551284220http://lattes.cnpq.br/4323922632919962Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de02455240452http://lattes.cnpq.br/6267763090014832Andrade, Littyanni Marcela Brito Vilar de2022-05-30T10:50:17Z2999-12-312022-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de. Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensino. 2022. 88f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022 .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4367porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-05-30T10:51:01Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4367Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-05-30T10:51:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensino
title Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensino
spellingShingle Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensino
Andrade, Littyanni Marcela Brito Vilar de
Educational Product
Professional Master's
Ensino de Matemática
Produto Educacional
Mestrado Profissional
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensino
title_full Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensino
title_fullStr Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensino
title_full_unstemmed Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensino
title_sort Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensino
author Andrade, Littyanni Marcela Brito Vilar de
author_facet Andrade, Littyanni Marcela Brito Vilar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Joelson Pimentel de
63284626468
http://lattes.cnpq.br/8166150091846962
Sá, Pedro Franco de
14551284220
http://lattes.cnpq.br/4323922632919962
Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de
02455240452
http://lattes.cnpq.br/6267763090014832
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Littyanni Marcela Brito Vilar de
dc.subject.por.fl_str_mv Educational Product
Professional Master's
Ensino de Matemática
Produto Educacional
Mestrado Profissional
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Educational Product
Professional Master's
Ensino de Matemática
Produto Educacional
Mestrado Profissional
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description A finalidade do presente trabalho é apresentar resultados de uma pesquisa desenvolvida sobre levantamento e análise de Produtos Educacionais envolvendo o uso do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Para isso, com objetivo de analisar o que estamos deixando de contribuição com relação ao uso do LEM em Produtos Educacionais, desenvolvemos nossa pesquisa em torno de Produtos Educacionais publicados no quadriênio 2017-2020 que envolvem o uso do LEM. Logo, para o desenvolvimento do nosso trabalho de pesquisa e obtenção de dados, efetuamos o levantamento de Produtos Educacionais nas plataformas digitais: Plataforma Sucupira, Portal eduCapes e o Google. Nosso trabalho é de cunho qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa documental e fundamentado em trabalhos já publicados, os quais enfatizam e incentivam a utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), tendo como influência argumentos baseados em Lorenzato, Turrioni, Mendes, entre outros. Apresentamos também características e diferenças entre o Mestrado Profissional e o Mestrado Acadêmico, focando no que diz respeito aos Produtos Educacionais como trabalhos fundamentais na conclusão do Mestrado Profissional. Para isso, tivemos como base o documento de Área e autores como Moreira e Nardi, Quelhas; José Filho; França, Moreira e Ostermann. Dentre os resultados obtidos, observamos que os Produtos Educacionais proporcionam aos professores relevantes discussões e reflexões, além de contribuir com atividades propostas envolvendo o LEM. Como se trata de uma pesquisa de Mestrado Profissional, foi desenvolvido um Produto Educacional, elaborado por meio de um site, no qual estão disponíveis todos os Produtos Educacionais encontrados, além de algumas reflexões sobre LEM, formação de professor, Mestrado Profissional e Produto Educacional. Este Produto Educacional encontra-se no Capítulo 4.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30T10:50:17Z
2022-02-23
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de. Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensino. 2022. 88f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022 .
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4367
identifier_str_mv ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de. Produtos educacionais envolvendo laboratório de ensino de Matemática: Uma análise da área ensino. 2022. 88f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022 .
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813189815369728