Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabrício Oliveira da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Núñez, Joana Maria Leôncio, Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Emancipação (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9929
Resumo: Resumo: O artigo tem como objeto as experiências formativas relacionadas à diversidade no desenvolvimento da identidade docente de discentes bolsistas e supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O objetivo é analisar as compreensões de bolsistas ID e dos supervisores na formação inicial e continuada, considerando suas vivências no subprojeto interdisciplinar “Diversidade e Docência e Pesquisa na Educação Básica”. O estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa, tendo como dispositivos entrevistas narrativas e memoriais de formação. Utilizamos a abordagem metodológica da (auto)biografia relacionada à diversidade no contexto escolar, particularmente, as ligadas às relações étnico/raciais, diversidade de gênero e sexualidades sob o ponto de vista da afirmação dos direitos humanos. Como resultado, percebemos que o foco de análise dos colaboradores da pesquisa ancorou-se numa perspectiva de entendimento intercultural sobre a diversidade, fato que favoreceu o desenvolvimento de análise que considera a realidade dos estudantes da escola básica. Abstract: The article aims at the formative experiences related to diversity in the development of the teaching identity of scholars and supervisors of the Institutional Program of Initiation to Teaching - PIBID of the State University of Bahia - UNEB. The objective is to analyze the understandings of ID scholars and supervisors in initial and continuing education, considering their experiences in the interdisciplinary subproject “diversity and teaching and Research in basic education”. The study was anchored in qualitative research, having as devices interviews narratives and training memorials. We use the methodological approach of (auto) biography related to diversity in the school context, particularly those related to ethnic / racial relations, gender diversity and sexualities from the point of view of the affirmation of human rights. As a result, we noticed that the focus of analysis of the research collaborators was anchored in a perspective of intercultural understanding about diversity, a fact that favored the development of an analysis that considers the reality of the students of the basic school.Keywords: Formative experiences. PIBID. Diversity
id UEPG-30_406886d375865f76cb4d24885ec64565
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/9929
network_acronym_str UEPG-30
network_name_str Emancipação (Online)
repository_id_str
spelling Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development)Experiências Formativas. PIBID. Diversidade.Resumo: O artigo tem como objeto as experiências formativas relacionadas à diversidade no desenvolvimento da identidade docente de discentes bolsistas e supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O objetivo é analisar as compreensões de bolsistas ID e dos supervisores na formação inicial e continuada, considerando suas vivências no subprojeto interdisciplinar “Diversidade e Docência e Pesquisa na Educação Básica”. O estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa, tendo como dispositivos entrevistas narrativas e memoriais de formação. Utilizamos a abordagem metodológica da (auto)biografia relacionada à diversidade no contexto escolar, particularmente, as ligadas às relações étnico/raciais, diversidade de gênero e sexualidades sob o ponto de vista da afirmação dos direitos humanos. Como resultado, percebemos que o foco de análise dos colaboradores da pesquisa ancorou-se numa perspectiva de entendimento intercultural sobre a diversidade, fato que favoreceu o desenvolvimento de análise que considera a realidade dos estudantes da escola básica. Abstract: The article aims at the formative experiences related to diversity in the development of the teaching identity of scholars and supervisors of the Institutional Program of Initiation to Teaching - PIBID of the State University of Bahia - UNEB. The objective is to analyze the understandings of ID scholars and supervisors in initial and continuing education, considering their experiences in the interdisciplinary subproject “diversity and teaching and Research in basic education”. The study was anchored in qualitative research, having as devices interviews narratives and training memorials. We use the methodological approach of (auto) biography related to diversity in the school context, particularly those related to ethnic / racial relations, gender diversity and sexualities from the point of view of the affirmation of human rights. As a result, we noticed that the focus of analysis of the research collaborators was anchored in a perspective of intercultural understanding about diversity, a fact that favored the development of an analysis that considers the reality of the students of the basic school.Keywords: Formative experiences. PIBID. DiversityUniversidade Estadual de Ponta Grossa2019-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/992910.5212/Emancipacao.v.19.0014Emancipação; v. 19 n. 1 (2019); 1-141982-7814reponame:Emancipação (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9929/209209210978Silva, Fabrício Oliveira daNúñez, Joana Maria LeôncioRios, Jane Adriana Vasconcelos Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T21:10:21Zoai:uepg.br:article/9929Revistahttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacaoPUBhttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/oaiemancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br1982-78141519-7611opendoar:2020-07-29T21:10:21Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development)
title Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development)
spellingShingle Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development)
Silva, Fabrício Oliveira da
Experiências Formativas. PIBID. Diversidade.
title_short Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development)
title_full Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development)
title_fullStr Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development)
title_full_unstemmed Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development)
title_sort Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development)
author Silva, Fabrício Oliveira da
author_facet Silva, Fabrício Oliveira da
Núñez, Joana Maria Leôncio
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
author_role author
author2 Núñez, Joana Maria Leôncio
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabrício Oliveira da
Núñez, Joana Maria Leôncio
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências Formativas. PIBID. Diversidade.
topic Experiências Formativas. PIBID. Diversidade.
description Resumo: O artigo tem como objeto as experiências formativas relacionadas à diversidade no desenvolvimento da identidade docente de discentes bolsistas e supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O objetivo é analisar as compreensões de bolsistas ID e dos supervisores na formação inicial e continuada, considerando suas vivências no subprojeto interdisciplinar “Diversidade e Docência e Pesquisa na Educação Básica”. O estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa, tendo como dispositivos entrevistas narrativas e memoriais de formação. Utilizamos a abordagem metodológica da (auto)biografia relacionada à diversidade no contexto escolar, particularmente, as ligadas às relações étnico/raciais, diversidade de gênero e sexualidades sob o ponto de vista da afirmação dos direitos humanos. Como resultado, percebemos que o foco de análise dos colaboradores da pesquisa ancorou-se numa perspectiva de entendimento intercultural sobre a diversidade, fato que favoreceu o desenvolvimento de análise que considera a realidade dos estudantes da escola básica. Abstract: The article aims at the formative experiences related to diversity in the development of the teaching identity of scholars and supervisors of the Institutional Program of Initiation to Teaching - PIBID of the State University of Bahia - UNEB. The objective is to analyze the understandings of ID scholars and supervisors in initial and continuing education, considering their experiences in the interdisciplinary subproject “diversity and teaching and Research in basic education”. The study was anchored in qualitative research, having as devices interviews narratives and training memorials. We use the methodological approach of (auto) biography related to diversity in the school context, particularly those related to ethnic / racial relations, gender diversity and sexualities from the point of view of the affirmation of human rights. As a result, we noticed that the focus of analysis of the research collaborators was anchored in a perspective of intercultural understanding about diversity, a fact that favored the development of an analysis that considers the reality of the students of the basic school.Keywords: Formative experiences. PIBID. Diversity
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9929
10.5212/Emancipacao.v.19.0014
url https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9929
identifier_str_mv 10.5212/Emancipacao.v.19.0014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9929/209209210978
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Emancipação; v. 19 n. 1 (2019); 1-14
1982-7814
reponame:Emancipação (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Emancipação (Online)
collection Emancipação (Online)
repository.name.fl_str_mv Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv emancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br
_version_ 1797220439199580160