O que se valoriza na matemática escolar: refletindo sobre as mudanças necessárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandt, Celia Finck
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1337
Resumo: trabalho com a matemática, onde tem se dado minha existência, atuando há quinze anos como professora de matemática, compreendi que a escola não tem dado conta de consolidar a educação matemática de qualidade que se faz necessária. Compreendendo que o fracasso do aluno em matemática é acima de tudo o fracasso da escola em dar conta do processo de ensino-aprendizagem da matemática, Aponto como caminho a investigação da natureza das respostas erradas apresentadas pelos alunos às diversas questões-problemas a eles propostos em diversas situações no ambiente de sala de aula. Assim, as respostas apresentadas pelos alunos em testes, provas, atividades ou situações de sala de aula podem ser analisadas, buscando através da descrição/interpretação, a compreensão das causas dos erros identificados. A interpretação/compreensão fez emergir elementos relacionados aos procedimentos metodológicos adotados e ao domínio do conteúdo pelo professor, como possíveis causas dos erros dos alunos. As análises das observações possíveis em relação ao fenômeno situado, busca aproximar-se de respostas, a respeito da importância de uma prática de avaliação centrada na negociação das respostas apresentadas pelos alunos como possibilitadora de construções de significados em relação à matemática.
id UEPG-31_8d33a873190898008028a90c66740574
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1337
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O que se valoriza na matemática escolar: refletindo sobre as mudanças necessáriasmatemáticaeducação matemáticaerro matemático trabalho com a matemática, onde tem se dado minha existência, atuando há quinze anos como professora de matemática, compreendi que a escola não tem dado conta de consolidar a educação matemática de qualidade que se faz necessária. Compreendendo que o fracasso do aluno em matemática é acima de tudo o fracasso da escola em dar conta do processo de ensino-aprendizagem da matemática, Aponto como caminho a investigação da natureza das respostas erradas apresentadas pelos alunos às diversas questões-problemas a eles propostos em diversas situações no ambiente de sala de aula. Assim, as respostas apresentadas pelos alunos em testes, provas, atividades ou situações de sala de aula podem ser analisadas, buscando através da descrição/interpretação, a compreensão das causas dos erros identificados. A interpretação/compreensão fez emergir elementos relacionados aos procedimentos metodológicos adotados e ao domínio do conteúdo pelo professor, como possíveis causas dos erros dos alunos. As análises das observações possíveis em relação ao fenômeno situado, busca aproximar-se de respostas, a respeito da importância de uma prática de avaliação centrada na negociação das respostas apresentadas pelos alunos como possibilitadora de construções de significados em relação à matemática.Editora UEPG2009-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1337Olhar de Professor; Bd. 1 Nr. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 Núm. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998)Olhar de Professor; v. 1 n. 1 (1998)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1337/981Brandt, Celia Finckinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T16:44:35Zoai:uepg.br:article/1337Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-15T16:44:35Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O que se valoriza na matemática escolar: refletindo sobre as mudanças necessárias
title O que se valoriza na matemática escolar: refletindo sobre as mudanças necessárias
spellingShingle O que se valoriza na matemática escolar: refletindo sobre as mudanças necessárias
Brandt, Celia Finck
matemática
educação matemática
erro matemático
title_short O que se valoriza na matemática escolar: refletindo sobre as mudanças necessárias
title_full O que se valoriza na matemática escolar: refletindo sobre as mudanças necessárias
title_fullStr O que se valoriza na matemática escolar: refletindo sobre as mudanças necessárias
title_full_unstemmed O que se valoriza na matemática escolar: refletindo sobre as mudanças necessárias
title_sort O que se valoriza na matemática escolar: refletindo sobre as mudanças necessárias
author Brandt, Celia Finck
author_facet Brandt, Celia Finck
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandt, Celia Finck
dc.subject.por.fl_str_mv matemática
educação matemática
erro matemático
topic matemática
educação matemática
erro matemático
description trabalho com a matemática, onde tem se dado minha existência, atuando há quinze anos como professora de matemática, compreendi que a escola não tem dado conta de consolidar a educação matemática de qualidade que se faz necessária. Compreendendo que o fracasso do aluno em matemática é acima de tudo o fracasso da escola em dar conta do processo de ensino-aprendizagem da matemática, Aponto como caminho a investigação da natureza das respostas erradas apresentadas pelos alunos às diversas questões-problemas a eles propostos em diversas situações no ambiente de sala de aula. Assim, as respostas apresentadas pelos alunos em testes, provas, atividades ou situações de sala de aula podem ser analisadas, buscando através da descrição/interpretação, a compreensão das causas dos erros identificados. A interpretação/compreensão fez emergir elementos relacionados aos procedimentos metodológicos adotados e ao domínio do conteúdo pelo professor, como possíveis causas dos erros dos alunos. As análises das observações possíveis em relação ao fenômeno situado, busca aproximar-se de respostas, a respeito da importância de uma prática de avaliação centrada na negociação das respostas apresentadas pelos alunos como possibilitadora de construções de significados em relação à matemática.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1337
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1337/981
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 1 Nr. 1 (1998)
Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998)
Olhar de Professor; Vol. 1 Núm. 1 (1998)
Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998)
Olhar de Professor; v. 1 n. 1 (1998)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494603022336