Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fátima
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Freires, Thiago, Santos, Carolina da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5047
Resumo: O presente artigo trata dos efeitos da escolaridade no percurso de vida de alunos dealgumas escolas de Portugal que, em parceria com o Centro de Investigação e IntervençãoEducativas – CIIE – da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidadedo Porto (FPCEUP), fazem parte do Observatório da Vida nas Escolas – OBVIE. O projeto depesquisa objetiva compreender os impactos da instituição na qual o aluno tem sua experiênciaescolar em sua vida, sendo este artigo centrado nas entrelinhas que entrevistas de tipobiográfico permitiram-nos ler. As entrevistas, cujo guião foi pensado entre escolas euniversidade, foram tecidas com alunos de idades e escolas diversas e apresentam-se comométodo de investigação que permite dar relevo à voz dos alunos. Esta pesquisa fundamenta-sea partir de um referencial teórico que privilegia a epistemologia da escuta discente. Arelevância do artigo encontra-se, principalmente, em permitir que se entenda a importância davoz dos alunos dentro da polifonia escolar para se compreender os significados que os alunosa ela atribuem, em suas diferentes dimensões. Como resultados iniciais, apontamos que o“grito” dos alunos revela necessidade de se promover união e trabalho humanizado em todosos âmbitos escolares, indicando que, antes de estrutura, currículo e metodologias, a escola éconstituída por pessoas.
id UERJ-13_ba296385ab1ddf57f276bd9c75b60c5e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5047
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativaEscola. Voz dos alunos. Experiências escolares.O presente artigo trata dos efeitos da escolaridade no percurso de vida de alunos dealgumas escolas de Portugal que, em parceria com o Centro de Investigação e IntervençãoEducativas – CIIE – da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidadedo Porto (FPCEUP), fazem parte do Observatório da Vida nas Escolas – OBVIE. O projeto depesquisa objetiva compreender os impactos da instituição na qual o aluno tem sua experiênciaescolar em sua vida, sendo este artigo centrado nas entrelinhas que entrevistas de tipobiográfico permitiram-nos ler. As entrevistas, cujo guião foi pensado entre escolas euniversidade, foram tecidas com alunos de idades e escolas diversas e apresentam-se comométodo de investigação que permite dar relevo à voz dos alunos. Esta pesquisa fundamenta-sea partir de um referencial teórico que privilegia a epistemologia da escuta discente. Arelevância do artigo encontra-se, principalmente, em permitir que se entenda a importância davoz dos alunos dentro da polifonia escolar para se compreender os significados que os alunosa ela atribuem, em suas diferentes dimensões. Como resultados iniciais, apontamos que o“grito” dos alunos revela necessidade de se promover união e trabalho humanizado em todosos âmbitos escolares, indicando que, antes de estrutura, currículo e metodologias, a escola éconstituída por pessoas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/504710.12957/soletras.2012.5047SOLETRAS; No. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356SOLETRAS; N. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356SOLETRAS; n. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356Revista Soletras; Núm. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356SOLETRAS; No. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-3562316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5047/3718Pereira, FátimaFreires, ThiagoSantos, Carolina da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:17:39Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5047Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:17:39Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa
title Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa
spellingShingle Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa
Pereira, Fátima
Escola. Voz dos alunos. Experiências escolares.
title_short Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa
title_full Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa
title_fullStr Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa
title_full_unstemmed Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa
title_sort Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa
author Pereira, Fátima
author_facet Pereira, Fátima
Freires, Thiago
Santos, Carolina da Costa
author_role author
author2 Freires, Thiago
Santos, Carolina da Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fátima
Freires, Thiago
Santos, Carolina da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Voz dos alunos. Experiências escolares.
topic Escola. Voz dos alunos. Experiências escolares.
description O presente artigo trata dos efeitos da escolaridade no percurso de vida de alunos dealgumas escolas de Portugal que, em parceria com o Centro de Investigação e IntervençãoEducativas – CIIE – da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidadedo Porto (FPCEUP), fazem parte do Observatório da Vida nas Escolas – OBVIE. O projeto depesquisa objetiva compreender os impactos da instituição na qual o aluno tem sua experiênciaescolar em sua vida, sendo este artigo centrado nas entrelinhas que entrevistas de tipobiográfico permitiram-nos ler. As entrevistas, cujo guião foi pensado entre escolas euniversidade, foram tecidas com alunos de idades e escolas diversas e apresentam-se comométodo de investigação que permite dar relevo à voz dos alunos. Esta pesquisa fundamenta-sea partir de um referencial teórico que privilegia a epistemologia da escuta discente. Arelevância do artigo encontra-se, principalmente, em permitir que se entenda a importância davoz dos alunos dentro da polifonia escolar para se compreender os significados que os alunosa ela atribuem, em suas diferentes dimensões. Como resultados iniciais, apontamos que o“grito” dos alunos revela necessidade de se promover união e trabalho humanizado em todosos âmbitos escolares, indicando que, antes de estrutura, currículo e metodologias, a escola éconstituída por pessoas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5047
10.12957/soletras.2012.5047
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5047
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2012.5047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5047/3718
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356
SOLETRAS; N. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356
SOLETRAS; n. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356
Revista Soletras; Núm. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356
SOLETRAS; No. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318599118094336