Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5047 |
Resumo: | O presente artigo trata dos efeitos da escolaridade no percurso de vida de alunos dealgumas escolas de Portugal que, em parceria com o Centro de Investigação e IntervençãoEducativas – CIIE – da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidadedo Porto (FPCEUP), fazem parte do Observatório da Vida nas Escolas – OBVIE. O projeto depesquisa objetiva compreender os impactos da instituição na qual o aluno tem sua experiênciaescolar em sua vida, sendo este artigo centrado nas entrelinhas que entrevistas de tipobiográfico permitiram-nos ler. As entrevistas, cujo guião foi pensado entre escolas euniversidade, foram tecidas com alunos de idades e escolas diversas e apresentam-se comométodo de investigação que permite dar relevo à voz dos alunos. Esta pesquisa fundamenta-sea partir de um referencial teórico que privilegia a epistemologia da escuta discente. Arelevância do artigo encontra-se, principalmente, em permitir que se entenda a importância davoz dos alunos dentro da polifonia escolar para se compreender os significados que os alunosa ela atribuem, em suas diferentes dimensões. Como resultados iniciais, apontamos que o“grito” dos alunos revela necessidade de se promover união e trabalho humanizado em todosos âmbitos escolares, indicando que, antes de estrutura, currículo e metodologias, a escola éconstituída por pessoas. |
id |
UERJ-13_ba296385ab1ddf57f276bd9c75b60c5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5047 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativaEscola. Voz dos alunos. Experiências escolares.O presente artigo trata dos efeitos da escolaridade no percurso de vida de alunos dealgumas escolas de Portugal que, em parceria com o Centro de Investigação e IntervençãoEducativas – CIIE – da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidadedo Porto (FPCEUP), fazem parte do Observatório da Vida nas Escolas – OBVIE. O projeto depesquisa objetiva compreender os impactos da instituição na qual o aluno tem sua experiênciaescolar em sua vida, sendo este artigo centrado nas entrelinhas que entrevistas de tipobiográfico permitiram-nos ler. As entrevistas, cujo guião foi pensado entre escolas euniversidade, foram tecidas com alunos de idades e escolas diversas e apresentam-se comométodo de investigação que permite dar relevo à voz dos alunos. Esta pesquisa fundamenta-sea partir de um referencial teórico que privilegia a epistemologia da escuta discente. Arelevância do artigo encontra-se, principalmente, em permitir que se entenda a importância davoz dos alunos dentro da polifonia escolar para se compreender os significados que os alunosa ela atribuem, em suas diferentes dimensões. Como resultados iniciais, apontamos que o“grito” dos alunos revela necessidade de se promover união e trabalho humanizado em todosos âmbitos escolares, indicando que, antes de estrutura, currículo e metodologias, a escola éconstituída por pessoas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/504710.12957/soletras.2012.5047SOLETRAS; No. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356SOLETRAS; N. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356SOLETRAS; n. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356Revista Soletras; Núm. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356SOLETRAS; No. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-3562316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5047/3718Pereira, FátimaFreires, ThiagoSantos, Carolina da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:17:39Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5047Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:17:39Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa |
title |
Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa |
spellingShingle |
Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa Pereira, Fátima Escola. Voz dos alunos. Experiências escolares. |
title_short |
Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa |
title_full |
Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa |
title_fullStr |
Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa |
title_full_unstemmed |
Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa |
title_sort |
Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa |
author |
Pereira, Fátima |
author_facet |
Pereira, Fátima Freires, Thiago Santos, Carolina da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Freires, Thiago Santos, Carolina da Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fátima Freires, Thiago Santos, Carolina da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola. Voz dos alunos. Experiências escolares. |
topic |
Escola. Voz dos alunos. Experiências escolares. |
description |
O presente artigo trata dos efeitos da escolaridade no percurso de vida de alunos dealgumas escolas de Portugal que, em parceria com o Centro de Investigação e IntervençãoEducativas – CIIE – da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidadedo Porto (FPCEUP), fazem parte do Observatório da Vida nas Escolas – OBVIE. O projeto depesquisa objetiva compreender os impactos da instituição na qual o aluno tem sua experiênciaescolar em sua vida, sendo este artigo centrado nas entrelinhas que entrevistas de tipobiográfico permitiram-nos ler. As entrevistas, cujo guião foi pensado entre escolas euniversidade, foram tecidas com alunos de idades e escolas diversas e apresentam-se comométodo de investigação que permite dar relevo à voz dos alunos. Esta pesquisa fundamenta-sea partir de um referencial teórico que privilegia a epistemologia da escuta discente. Arelevância do artigo encontra-se, principalmente, em permitir que se entenda a importância davoz dos alunos dentro da polifonia escolar para se compreender os significados que os alunosa ela atribuem, em suas diferentes dimensões. Como resultados iniciais, apontamos que o“grito” dos alunos revela necessidade de se promover união e trabalho humanizado em todosos âmbitos escolares, indicando que, antes de estrutura, currículo e metodologias, a escola éconstituída por pessoas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5047 10.12957/soletras.2012.5047 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5047 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2012.5047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5047/3718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356 SOLETRAS; N. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356 SOLETRAS; n. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356 Revista Soletras; Núm. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356 SOLETRAS; No. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 341-356 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318599118094336 |