A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cleanto Fernandes de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ribeiro, Jesiel Everson Alves, Alves, Larissa da Silva Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geotemas
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/610
Resumo: A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade do conhecimento formal conciliar conceitos pertencentes í s diversas áreas dos saberes. No processo de ensino-aprendizagem em Geografia, juntamente aos saberes geográfico podem-se trabalhar conteúdos de história, literatura e demais áreas, devido à amplitude de conhecimentos necessários ao entendimento do espaço geográfico. Destarte, a interdisciplinaridade é competência importante dentro da metodologia para o desempenho da construção de conhecimentos para a ampliação da visão de mundo do alunado. Pensando assim, o presente artigo busca abordar as contribuições e experiências do PIBID Interdisciplinar (UERN/CAPES) para a construção do discente de geografia e demais cursos superiores que estão inseridos nessa proposta, que tem como caracterí­stica a união de conhecimentos a partir das experiências e construtos acadêmicos de cada discente em seu campo de ação. Para tanto, faz-se a relação Interdisciplinaridade e a Ciência Geográfica, abordando seu conceito e aspecto histórico, bem como mostrando a experiência na participação do subprojeto PIBID interdisciplinar.
id UERN-4_d2fca1a34126ba389e93998cb436a5b2
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/610
network_acronym_str UERN-4
network_name_str Revista Geotemas
repository_id_str
spelling A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIAInterdisciplinaridadeEnsino de GeografiaPIBIDA interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade do conhecimento formal conciliar conceitos pertencentes í s diversas áreas dos saberes. No processo de ensino-aprendizagem em Geografia, juntamente aos saberes geográfico podem-se trabalhar conteúdos de história, literatura e demais áreas, devido à amplitude de conhecimentos necessários ao entendimento do espaço geográfico. Destarte, a interdisciplinaridade é competência importante dentro da metodologia para o desempenho da construção de conhecimentos para a ampliação da visão de mundo do alunado. Pensando assim, o presente artigo busca abordar as contribuições e experiências do PIBID Interdisciplinar (UERN/CAPES) para a construção do discente de geografia e demais cursos superiores que estão inseridos nessa proposta, que tem como caracterí­stica a união de conhecimentos a partir das experiências e construtos acadêmicos de cada discente em seu campo de ação. Para tanto, faz-se a relação Interdisciplinaridade e a Ciência Geográfica, abordando seu conceito e aspecto histórico, bem como mostrando a experiência na participação do subprojeto PIBID interdisciplinar.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/610Journal Geotemas; Vol. 4 No. 1 (2014): Revista Geotemas Edição Comemorativa; 63-69Revista Geotemas; Vol. 4 Núm. 1 (2014): Revista Geotemas Edição Comemorativa; 63-69Revista Geotemas; v. 4 n. 1 (2014): Revista Geotemas Edição Comemorativa; 63-692236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/610/518Copyright (c) 2014 REVISTA GEOTEMASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Cleanto Fernandes de Ribeiro, Jesiel Everson Alves Alves, Larissa da Silva Ferreira 2020-06-24T16:41:19Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/610Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2020-06-24T16:41:19Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
spellingShingle A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Souza, Cleanto Fernandes de
Interdisciplinaridade
Ensino de Geografia
PIBID
title_short A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_fullStr A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_sort A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
author Souza, Cleanto Fernandes de
author_facet Souza, Cleanto Fernandes de
Ribeiro, Jesiel Everson Alves
Alves, Larissa da Silva Ferreira
author_role author
author2 Ribeiro, Jesiel Everson Alves
Alves, Larissa da Silva Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cleanto Fernandes de
Ribeiro, Jesiel Everson Alves
Alves, Larissa da Silva Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Ensino de Geografia
PIBID
topic Interdisciplinaridade
Ensino de Geografia
PIBID
description A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade do conhecimento formal conciliar conceitos pertencentes í s diversas áreas dos saberes. No processo de ensino-aprendizagem em Geografia, juntamente aos saberes geográfico podem-se trabalhar conteúdos de história, literatura e demais áreas, devido à amplitude de conhecimentos necessários ao entendimento do espaço geográfico. Destarte, a interdisciplinaridade é competência importante dentro da metodologia para o desempenho da construção de conhecimentos para a ampliação da visão de mundo do alunado. Pensando assim, o presente artigo busca abordar as contribuições e experiências do PIBID Interdisciplinar (UERN/CAPES) para a construção do discente de geografia e demais cursos superiores que estão inseridos nessa proposta, que tem como caracterí­stica a união de conhecimentos a partir das experiências e construtos acadêmicos de cada discente em seu campo de ação. Para tanto, faz-se a relação Interdisciplinaridade e a Ciência Geográfica, abordando seu conceito e aspecto histórico, bem como mostrando a experiência na participação do subprojeto PIBID interdisciplinar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/610
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/610/518
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REVISTA GEOTEMAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REVISTA GEOTEMAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Geotemas; Vol. 4 No. 1 (2014): Revista Geotemas Edição Comemorativa; 63-69
Revista Geotemas; Vol. 4 Núm. 1 (2014): Revista Geotemas Edição Comemorativa; 63-69
Revista Geotemas; v. 4 n. 1 (2014): Revista Geotemas Edição Comemorativa; 63-69
2236-255X
reponame:Revista Geotemas
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Geotemas
collection Revista Geotemas
repository.name.fl_str_mv Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br
_version_ 1805033580509790208