CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2203 |
Resumo: | O objetivo geral desta investigação-formação-ação (IFA) centra-se na análise das concepções de currículo dos licenciandos em Ciências Biológicas em formação inicial, considerando-se a questão: "Que indícios de constituição do conceito de currículo, pelos licenciandos em Ciências Biológicas, evidenciam-se no processo IFA?". Trata-se de uma pesquisa em educação de abordagem qualitativa, sobre concepções de currículo, bem como suas implicações na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Foi desenvolvida através da investigação-ação, buscando a análise do modelo e dos processos de formação de professores, visando a transformação das concepções de currículo. Utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD), como princípio metodológico para analisar e interpretar os dados e foi possível a proposição de 4 ciclos reflexivos. Concluímos que a utilização da IFA é de extremo valor no processo de formação, pois influencia os licenciandos a tornarem-se professores pesquisadores e principalmente questionadores. |
id |
UERN-5_1ad84eec62b49aca0d53b0806403472f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2203 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICASressignificaçãocurrículoformação de professoresO objetivo geral desta investigação-formação-ação (IFA) centra-se na análise das concepções de currículo dos licenciandos em Ciências Biológicas em formação inicial, considerando-se a questão: "Que indícios de constituição do conceito de currículo, pelos licenciandos em Ciências Biológicas, evidenciam-se no processo IFA?". Trata-se de uma pesquisa em educação de abordagem qualitativa, sobre concepções de currículo, bem como suas implicações na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Foi desenvolvida através da investigação-ação, buscando a análise do modelo e dos processos de formação de professores, visando a transformação das concepções de currículo. Utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD), como princípio metodológico para analisar e interpretar os dados e foi possível a proposição de 4 ciclos reflexivos. Concluímos que a utilização da IFA é de extremo valor no processo de formação, pois influencia os licenciandos a tornarem-se professores pesquisadores e principalmente questionadores.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2203Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2203/2097Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessLais Borgartz, TaciaraEmmel, Rubia2020-08-28T12:40:18Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2203Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-08-28T12:40:18Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title |
CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
spellingShingle |
CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Lais Borgartz, Taciara ressignificação currículo formação de professores |
title_short |
CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_full |
CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_fullStr |
CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_full_unstemmed |
CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_sort |
CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
author |
Lais Borgartz, Taciara |
author_facet |
Lais Borgartz, Taciara Emmel, Rubia |
author_role |
author |
author2 |
Emmel, Rubia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lais Borgartz, Taciara Emmel, Rubia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ressignificação currículo formação de professores |
topic |
ressignificação currículo formação de professores |
description |
O objetivo geral desta investigação-formação-ação (IFA) centra-se na análise das concepções de currículo dos licenciandos em Ciências Biológicas em formação inicial, considerando-se a questão: "Que indícios de constituição do conceito de currículo, pelos licenciandos em Ciências Biológicas, evidenciam-se no processo IFA?". Trata-se de uma pesquisa em educação de abordagem qualitativa, sobre concepções de currículo, bem como suas implicações na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Foi desenvolvida através da investigação-ação, buscando a análise do modelo e dos processos de formação de professores, visando a transformação das concepções de currículo. Utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD), como princípio metodológico para analisar e interpretar os dados e foi possível a proposição de 4 ciclos reflexivos. Concluímos que a utilização da IFA é de extremo valor no processo de formação, pois influencia os licenciandos a tornarem-se professores pesquisadores e principalmente questionadores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2203 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2203/2097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125848915968 |