DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/600 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo perceber como a dimensão subjetiva e cultural contribui no processo de ensino e aprendizagem no ensino de sociologia da Escola Abel Coelho em Mossoró e perceber a sua contribuição na construção do conhecimento e da imaginação sociológica. A partir da pesquisa desenvolvida e pelas visitas que fizemos nas salas de aula e sala dos professores, através das quais pudemos estabelecer conversas informais, registrá-las e fazer anotações em caderno de campo, percebemos que a dimensão subjetiva contribui no processo de ensino e aprendizagem. Essa contribuição torna-se perceptível, sobretudo, quando a vida do aluno e os seus gostos são revividos na sala de aula junto com os demais alunos e com o professor dialogando, com os conteúdos e desenvolvendo a imaginação sociológica dos alunos e do professor. |
id |
UERN-5_29b395c91fe3623b081dfdbeac6a9973 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/600 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMEnsino de sociologiaSubjetividadeAprendizagemO presente trabalho tem como objetivo perceber como a dimensão subjetiva e cultural contribui no processo de ensino e aprendizagem no ensino de sociologia da Escola Abel Coelho em Mossoró e perceber a sua contribuição na construção do conhecimento e da imaginação sociológica. A partir da pesquisa desenvolvida e pelas visitas que fizemos nas salas de aula e sala dos professores, através das quais pudemos estabelecer conversas informais, registrá-las e fazer anotações em caderno de campo, percebemos que a dimensão subjetiva contribui no processo de ensino e aprendizagem. Essa contribuição torna-se perceptível, sobretudo, quando a vida do aluno e os seus gostos são revividos na sala de aula junto com os demais alunos e com o professor dialogando, com os conteúdos e desenvolvendo a imaginação sociológica dos alunos e do professor.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/600Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/600/508Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCleylton Rodrigues da CostaKarlla Christine Araújo Souza2020-10-29T12:51:52Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/600Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:52Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title |
DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Cleylton Rodrigues da Costa Ensino de sociologia Subjetividade Aprendizagem |
title_short |
DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full |
DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_sort |
DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
author |
Cleylton Rodrigues da Costa |
author_facet |
Cleylton Rodrigues da Costa Karlla Christine Araújo Souza |
author_role |
author |
author2 |
Karlla Christine Araújo Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cleylton Rodrigues da Costa Karlla Christine Araújo Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia Subjetividade Aprendizagem |
topic |
Ensino de sociologia Subjetividade Aprendizagem |
description |
O presente trabalho tem como objetivo perceber como a dimensão subjetiva e cultural contribui no processo de ensino e aprendizagem no ensino de sociologia da Escola Abel Coelho em Mossoró e perceber a sua contribuição na construção do conhecimento e da imaginação sociológica. A partir da pesquisa desenvolvida e pelas visitas que fizemos nas salas de aula e sala dos professores, através das quais pudemos estabelecer conversas informais, registrá-las e fazer anotações em caderno de campo, percebemos que a dimensão subjetiva contribui no processo de ensino e aprendizagem. Essa contribuição torna-se perceptível, sobretudo, quando a vida do aluno e os seus gostos são revividos na sala de aula junto com os demais alunos e com o professor dialogando, com os conteúdos e desenvolvendo a imaginação sociológica dos alunos e do professor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/600 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/600/508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124530855936 |