OS CÍRCULOS DE CULTURA ANGICANOS: DA FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES AO CURRÍCULO DA EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvânia Lúcia de Araújo Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Luiz Gonzaga Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/590
Resumo: A experiência de alfabetização de adultos desenvolvida em Angicos em 1963 temalavancado pesquisas e estudos no âmbito da educação popular, corroborando paraque continue sendo possí­vel o fomento de outras ou de novas reflexões acerca detemáticas relevantes para a educação de jovens e adultos na atualidade. A formaçãodos alfabetizadores, ou seja, dos coordenadores de CC, bem como o próprioCurrí­culo proposto para o desenvolvimento da experiência, constituem alguns dospontos indicadores da necessidade de continuarmos promovendo discussões acercade tais temáticas e sua repercussão para a educação contemporânea. Como resultado,consideramos o quão ainda é possí­vel abstrair do evento em Angicos, situações deanálise pedagógica que proporcionem amplas discussões sobre a formação docente ea inserção de um currí­culo que traduza as percepções e os anseios de jovens e adultosque têm uma inteligência popular alicerçada na prática, na métis.
id UERN-5_d0dad4bcc75e71f5521c660040e2aac1
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/590
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling OS CÍRCULOS DE CULTURA ANGICANOS: DA FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES AO CURRÍCULO DA EXPERIÊNCIACí­rculos de culturaFormação dos Coordenadores de CCCurrí­culoA experiência de alfabetização de adultos desenvolvida em Angicos em 1963 temalavancado pesquisas e estudos no âmbito da educação popular, corroborando paraque continue sendo possí­vel o fomento de outras ou de novas reflexões acerca detemáticas relevantes para a educação de jovens e adultos na atualidade. A formaçãodos alfabetizadores, ou seja, dos coordenadores de CC, bem como o próprioCurrí­culo proposto para o desenvolvimento da experiência, constituem alguns dospontos indicadores da necessidade de continuarmos promovendo discussões acercade tais temáticas e sua repercussão para a educação contemporânea. Como resultado,consideramos o quão ainda é possí­vel abstrair do evento em Angicos, situações deanálise pedagógica que proporcionem amplas discussões sobre a formação docente ea inserção de um currí­culo que traduza as percepções e os anseios de jovens e adultosque têm uma inteligência popular alicerçada na prática, na métis.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/590Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/590/499Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessSilvânia Lúcia de Araújo SilvaLuiz Gonzaga Gonçalves2020-10-29T12:51:52Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/590Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:52Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv OS CÍRCULOS DE CULTURA ANGICANOS: DA FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES AO CURRÍCULO DA EXPERIÊNCIA
title OS CÍRCULOS DE CULTURA ANGICANOS: DA FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES AO CURRÍCULO DA EXPERIÊNCIA
spellingShingle OS CÍRCULOS DE CULTURA ANGICANOS: DA FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES AO CURRÍCULO DA EXPERIÊNCIA
Silvânia Lúcia de Araújo Silva
Cí­rculos de cultura
Formação dos Coordenadores de CC
Currí­culo
title_short OS CÍRCULOS DE CULTURA ANGICANOS: DA FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES AO CURRÍCULO DA EXPERIÊNCIA
title_full OS CÍRCULOS DE CULTURA ANGICANOS: DA FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES AO CURRÍCULO DA EXPERIÊNCIA
title_fullStr OS CÍRCULOS DE CULTURA ANGICANOS: DA FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES AO CURRÍCULO DA EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed OS CÍRCULOS DE CULTURA ANGICANOS: DA FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES AO CURRÍCULO DA EXPERIÊNCIA
title_sort OS CÍRCULOS DE CULTURA ANGICANOS: DA FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES AO CURRÍCULO DA EXPERIÊNCIA
author Silvânia Lúcia de Araújo Silva
author_facet Silvânia Lúcia de Araújo Silva
Luiz Gonzaga Gonçalves
author_role author
author2 Luiz Gonzaga Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvânia Lúcia de Araújo Silva
Luiz Gonzaga Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Cí­rculos de cultura
Formação dos Coordenadores de CC
Currí­culo
topic Cí­rculos de cultura
Formação dos Coordenadores de CC
Currí­culo
description A experiência de alfabetização de adultos desenvolvida em Angicos em 1963 temalavancado pesquisas e estudos no âmbito da educação popular, corroborando paraque continue sendo possí­vel o fomento de outras ou de novas reflexões acerca detemáticas relevantes para a educação de jovens e adultos na atualidade. A formaçãodos alfabetizadores, ou seja, dos coordenadores de CC, bem como o próprioCurrí­culo proposto para o desenvolvimento da experiência, constituem alguns dospontos indicadores da necessidade de continuarmos promovendo discussões acercade tais temáticas e sua repercussão para a educação contemporânea. Como resultado,consideramos o quão ainda é possí­vel abstrair do evento em Angicos, situações deanálise pedagógica que proporcionem amplas discussões sobre a formação docente ea inserção de um currí­culo que traduza as percepções e os anseios de jovens e adultosque têm uma inteligência popular alicerçada na prática, na métis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/590
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/590/499
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124520370176