O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Ilha, Franciele Roos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hypolito, Álvaro Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781
Resumo: O debate acerca da fase de iniciação à carreira docente tem se intensificado nos últimos anos, diante das peculiaridades que envolvem esse período profissionalna constituição do ser professor. Este artigo tem como objetivo discutir o trabalho docente no início da carreira e a contribuição para o desenvolvimento profissional docente. Percebe-se que mesmo com as evidências de pesquisa de que o professor iniciante enfrenta muitos desafios, que podem desestimulá-lo em relação aos enfrentamentos da docência e reforçar o discurso de que este profissional iniciante é inseguro e inexperiente. A entrada na carreira carrega a possibilidade de uma identificação ou não com o trabalho docente e podedesencadear processos de desenvolvimento profissional.
id UESB-7_361d581f06d983c426e75839ce20da7e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/781
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professorO debate acerca da fase de iniciação à carreira docente tem se intensificado nos últimos anos, diante das peculiaridades que envolvem esse período profissionalna constituição do ser professor. Este artigo tem como objetivo discutir o trabalho docente no início da carreira e a contribuição para o desenvolvimento profissional docente. Percebe-se que mesmo com as evidências de pesquisa de que o professor iniciante enfrenta muitos desafios, que podem desestimulá-lo em relação aos enfrentamentos da docência e reforçar o discurso de que este profissional iniciante é inseguro e inexperiente. A entrada na carreira carrega a possibilidade de uma identificação ou não com o trabalho docente e podedesencadear processos de desenvolvimento profissional.Edições UESB2020-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781Práxis Educacional; v. 10 n. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 99-114Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 99-114Práxis Educacional; Vol. 10 No. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 99-1142178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781/661http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Ilha, Franciele RoosHypolito, Álvaro Moreira2021-03-22T23:04:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/781Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:11Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor
title O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor
spellingShingle O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor
da Silva Ilha, Franciele Roos
title_short O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor
title_full O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor
title_fullStr O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor
title_full_unstemmed O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor
title_sort O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor
author da Silva Ilha, Franciele Roos
author_facet da Silva Ilha, Franciele Roos
Hypolito, Álvaro Moreira
author_role author
author2 Hypolito, Álvaro Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Ilha, Franciele Roos
Hypolito, Álvaro Moreira
description O debate acerca da fase de iniciação à carreira docente tem se intensificado nos últimos anos, diante das peculiaridades que envolvem esse período profissionalna constituição do ser professor. Este artigo tem como objetivo discutir o trabalho docente no início da carreira e a contribuição para o desenvolvimento profissional docente. Percebe-se que mesmo com as evidências de pesquisa de que o professor iniciante enfrenta muitos desafios, que podem desestimulá-lo em relação aos enfrentamentos da docência e reforçar o discurso de que este profissional iniciante é inseguro e inexperiente. A entrada na carreira carrega a possibilidade de uma identificação ou não com o trabalho docente e podedesencadear processos de desenvolvimento profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781/661
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 10 n. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 99-114
Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 99-114
Práxis Educacional; Vol. 10 No. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 99-114
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815908995072